quarta-feira, 23 de agosto de 2017

TRABALHO DE INCLUSÃO NA REDE DE ENSINO ATENDE 1.768 CRIANÇAS E ADOLESCENTES

TRABALHO DE INCLUSÃO NA REDE DE ENSINO ATENDE 1.768 CRIANÇAS E ADOLESCENTES


Por (Rosane de Fátima Batista, RU402771
Polo Sítio Cercado –  Curitiba
Data  23/08/2017

http://multimidia.curitiba.pr.gov.br/2016/capa/00182548.jpg

 
 










Fonte: http://www.curitiba.pr.gov.br/fotos/album-trabalho
Promover a inclusão em todas as unidades da rede municipal de ensino de Curitiba é uma das estratégias da Secretaria Municipal da Educação para garantir o direito à educação de qualidade para todos os 141 mil estudantes e crianças atendidos na rede.  A multiplicidade de ações, projetos, programas e os investimentos contínuos feitos em acessibilidade, materiais adaptados e formação continuada dos profissionais da área têm sido fundamentais para promover a inclusão escolar em turmas do Ensino Fundamental, Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
As ações são realizadas por meio da Coordenadoria de Atendimento às Necessidades Especiais (CANE), responsável pelos serviços e programas que atendem crianças, estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação e com necessidades educacionais específicas e servem para diminuir as desigualdades no ambiente escolar, social e cultural.
Atualmente são 1.768 crianças e estudantes incluídos e que participam de atividades para auxiliar o desenvolvimento. Eles recebem atendimento em período regular e no contraturno participam de atividades especificas que são desenvolvidas nas 80 Salas de Recursos ou nas 27 Salas de Recursos Multifuncionais, além dos oito Centros Municipais de Atendimentos Especializados (CMAEs) que ofertam serviços especializados de pedagogos, professores especializados em reeducação visual, auditiva, psicólogos, fonoaudiólogos e atendimento aos estudantes com altas habilidades/superdotação.
Quando há indicação – seguindo os critérios da Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – um profissional de apoio auxilia a criança e estudante com necessidade educacional especial no período em que está na unidade. A liberação deste profissional ocorre a partir da observação quanto ao nível de comprometimento e características individuais em relação à locomoção, higiene e alimentação. “São diferentes ações que se aplicam a partir de cada necessidade específica, mas com um mesmo propósito que é o de garantir acesso e permanência   da criança e do estudante no processo de aprendizagem com qualidade. Segue o princípio de Equidade adotado nesta gestão que é o de oferecer oportunidades para o desenvolvimento de todos a partir das necessidades específicas de cada um”, diz a Secretária Municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.
Fabrício Cassiano dos Santos, de 7 anos, estudante Escola Municipal Miracy Rodrigues de Araújo, no Bairro Novo, é um exemplo de como a inclusão é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Filho da professora Vanessa Cassiano dos Santos o garoto foi diagnosticado com autismo aos dois anos de idade. “Desde bebê percebia que o Fabrício não interagia. As primeiras palavrinhas demoraram a acontecer, procurei vários médicos, mas o diagnóstico foi demorado. Procuramos a escola para que ele pudesse ter uma vida feliz, convivendo com outras crianças e fazendo amigos”, diz Vanessa.
O processo de inclusão do Fabrício na escola começou a partir de um trabalho integrado entre os professores e a família do estudante. “Fiquei confiante, pois me explicaram que no contraturno ele também é atendido em uma sala multifuncional por pessoas especializadas, que iriam ajudá-lo a romper barreiras e a se desenvolver da melhor maneira. A inclusão garantiu ao meu filho tivesse condições favoráveis para seu desenvolvimento, auxiliando-o a interagir com professores e colegas, o que também contribuiu para sua permanência e aprendizagem na escola. O resultado desse processo deu felicidade ao meu filho”, conta Vanessa.



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