PLAY TABLE MESA DIGITAL
A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO.
Por: LUCIANA DE S. A. SANTA BRÍGIDA
Polo – CURITIBA/ SÍTIO CERCADO
Data: 21/08/17
Fonte:
Jornal do almoço- RBS
. Site: playtable.com.br/blog/o-papel-da-tecnologia-para-inclusão-no-ambiente-escolar
A proposta de usar a
tecnologia é estimular o aprendizado e incluir os deficientes no ambiente
escolar. Por isso, é importante que as ferramentas escolhidas promovam a
interação entre as crianças e de forma lúdica contribuam para o seu
desenvolvimento. O uso da tecnologia para a educação pode, facilitar o
desenvolvimento motor, tanto para os movimentos amplos, como para a motricidade
fina.
A inclusão no ambiente
escolar ainda é um desafio para muitas entidades, já que envolve desde questões
estruturais até a formação profissional da equipe. Uma escola que pratica a
inclusão não só está cumprindo a lei, mas mostrando que se preocupa com a
formação de seus alunos, dando a eles a oportunidade de conscientização sobre o
respeito ás diferenças.
Na escola Municipal
Adelaide Star em Blumenau, os professores utilizam uma mesa digital para ajudar
na aprendizagem de alunos e na interação com alunos especiais.
Os demais estudantes
também irão levar para a vida lições fundamentais aprendidas no convívio com os
colegas. Tolerância, respeito, empatia e solidariedade são algumas das característica
que irão aparecer diariamente. As formas de comunicação também tendem a se
expandir, já que os colegas começam a identificar melhor meios de interagir com
os colegas deficientes.
Seja aprendendo as
libras, respeitando o tempo de uma criança autista, brincando de formas
diferentes. Desde cedo, os alunos perceberam que diferenças existem e é
possível conviver com eles, sem preconceito e com acolhimento. Ao desenvolverem
ações com base na ludopedagogia, percebem que as
brincadeiras e atividades reduzem as diferenças entre eles, criando aproximação
e maior interação.
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