quarta-feira, 30 de agosto de 2017

RU 1364308 Luiz Fernando Cauduro

TECNOLOGIA ASSISTIVA A SERVIÇO DA INCLUSÃO
Por (Luiz Fernando Cauduro, RU 1364308)
Polo Sítio Cercado – Cidade: Curitiba
Data (29/08/2017)

Fonte: http://www.minharotina.com.br/

Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover vida Independente e Inclusão.
É também definida como "uma ampla gama de equipamentos, serviços, estratégias e práticas concebidas e aplicadas para minorar os problemas encontrados pelos indivíduos com deficiências”.
No Brasil, o Comitê de Ajudas Técnicas - CAT, instituído pela portaria n° 142, de 16 de novembro de 2006 propõe o seguinte conceito para a tecnologia assistiva: "Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social”. Os Recursos são todo e qualquer item, equipamento ou parte dele, produto ou sistema fabricado em série ou sob medida utilizada para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência. Podem variar de uma simples bengala a um complexo sistema computadorizado. Estão incluídos brinquedos e roupas adaptadas, computadores, softwares e hardwares especiais, que contemplam questões de acessibilidade, dispositivos para adequação da postura sentada, recursos para mobilidade manual e elétrica, equipamentos de comunicação alternativa, chaves e acionadores especiais, aparelhos de escuta assistida, auxílios visuais, materiais protéticos e milhares de outros itens confeccionados ou disponíveis comercialmente.

Há pouco tempo, o acesso a softwares especializados para crianças com deficiência era restrito a pouquíssimas famílias e escolas. Com o avanço da tecnologia móvel, o cenário vem mudando e diversos recursos têm sido lançados para crianças e terapeutas. Nesse contexto e com essa proposta, o Terapeuta Ocupacional Régis Nepomuceno lançou o aplicativo Minha Rotina Especial, com o objetivo de organizar a rotina de crianças com dificuldades diversas, auxiliando no planejamento, etapa por etapa de diversas atividades, com opções de personalização, instruções em áudio e produção de relatórios para que profissionais de reabilitação, educação e familiares consigam acompanhar o desenvolvimento das tarefas diárias e propor novos desafios, de acordo com o desenvolvimento da criança. O aplicativo Minha Rotina Especial é um software desenvolvido para auxiliar crianças com deficiência, síndromes, autismo ou déficits diversos. Quanto mais a criança conhece sua rotina, mais ela ganha confiança e autonomia e melhor os terapeutas e educadores conseguem acompanhar sua evolução e propor novos desafios a partir da informação compartilhada sobre seu dia a dia em ambientes fora da clínica.

A professora Rosemary de língua portuguesa utiliza o aplicativo em suas aulas na escola onde trabalha em Curitiba. Estou conseguindo desenvolver melhor as aulas, pois não preciso ficar o tempo todo explicando e orientando os meus dois alunos que possuem déficit de atenção, disse a professora. Antes de a aula iniciar eu já deixo o tablet no aplicativo com a rotina daquela aula. O aluno então acompanha passo a passo o desenvolvimento da aula e praticamente não preciso intervir. Quando há a necessidade de alguma explicação, elas são praticamente as mesmas para todos os outros alunos. A Professora Rosemary salienta ainda que logo no começo de utilização do aplicativo Minha Rotina, os dois alunos com déficit de atenção passaram a ter um desempenho muito melhor durante as aulas. A Professora Rosemary leciona para o 5º ano, mas o aplicativo pode ser utilizado desde a Educação Infantil até o 9º ano.

O Brasil avançou muito nos últimos anos para ampliar os direitos das pessoas com deficiência. Em 6 de julho de 2015 foi promulgada a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), conhecida também como Estatuto da Pessoa com Deficiência. A inclusão se faz assim, com leis e principalmente com inovação tecnológica e a implementação destas na sociedade e no meio escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário