terça-feira, 15 de agosto de 2017

RU 1119356 Aline Beatriz Morais dos Santos




TRADUTOR PARA LIBRAS “HAND TALK”, AUXILIA NA COMUNICAÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES EM SALA DE AULA
Por Aline Beatriz Morais dos Santos RU 1119356
Pólo: Sitio Cercado- Curitiba/PR
Data: 16/08/2017



Fonte: site handtalk.me
De acordo com o site www.handtalk.me, a empresa HAND TALK, foi fundada em 2012 realiza tradução digital e automática para Língua de Sinais, utilizada pela comunidade surda. A solução oferece ferramentas complementares ao trabalho do intérprete para auxiliar a comunicação entre surdos e ouvintes. Premiado por: Projeto mais inovador do Brasil no Salão da Inovação. Rio Info (2012), Eleito pela ONU o Melhor app Social do Mundo. WSA-mobile Abu Dhabi (2013), Empreendedor Social de Futuro do Ano. Folha de São Paulo (2014).
Cerca de 70% de surdos tem dificuldade em ler e escrever, diz o site do aplicativo. Visto que na sociedade atual a inclusão de alunos com algum tipo de deficiência ainda é muito pequena, esta plataforma vem para auxiliar seja professores ou aluno na comunicação comum em sala de aula. O App é comandado por um simpático intérprete virtual, o Hugo, personagem 3D que torna a comunicação interativa e de fácil compreensão.
O aplicativo é recomendado para crianças e adultos em fase de alfabetização seja ela da língua Portuguesa ou a LIBRAS.
Em Curitiba/PR, uma professora chamada Marina (27), levou esta novidade para dentro de sua sala de aula e dividiu com seus alunos, “Tenho um aluno surdo em minha turma do segundo ano do ensino fundamental um, ele frequenta nossa escola em seu contra turno da escola especial, aonde também esta sendo alfabetizado pela LIBRAS. Eu e os outros alunos da sala obtivemos dificuldades em comunicação com Gabriel (7), aluno com deficiência auditiva. Na busca por novas atividades na matéria de português encontrei o HAND TALK, uma tecnologia incrível que trouxe grande qualidade e aprendizado nas aulas que estou ministrando”... Contou ela.
Em suas aulas a professora consegue interagir com o aluno Gabriel (7) e ao mesmo tempo ensinar a LIBRAS, para seus demais alunos. Uma verdadeira troca de experiência e inclusão digital. Visto que a Lei 13.146 de julho de 2015 diz “Art. 1o  É instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania”.
Vale lembrar que a compreensão do binômio Educação e Tecnologia significa ter clareza que nada adianta termos em nossas mãos a última geração de determinados artefatos tecnológicos, mas sim, ter um profissional da educação, que é o principal ator no processo ensino- aprendizagem .
Conheça você também o aplicativo de inclusão HAND TALK , disponível em android e ios, o ajudante virtual Hugo estará pronto para lhe auxiliar seja você um deficiente auditivo ou não!

Fonte: site handtalk.me

Nenhum comentário:

Postar um comentário