INCLUSÃO COM TECNOLOGIA ASSISTIVA
Aluna: Marli Rodrigues de Assis RU
1139821
Aluna: Inês Aparecida
Gonçalves RU 1130787
Polo: Sitio Cercado Curitiba Paraná
Data : 09/08/2017
Na escola Municipal Maria Luiza que fica na
cidade de Maringá, a professora Helena regente da sala de multirecurso estava
tendo dificuldade desenvolver o aprendizado nos alunos de inclusão. A
professora fez uma pesquisa sobre tecnologia assistiva e começou a usar
computador na disciplina de matemática, para ampliar os conhecimentos dos os
alunos do 4º ano com faixa etária de 10 anos. Como ferramenta Assistiva no
contexto da escola, visa, portanto, garantir uma melhora na autonomia,
comunicação, mobilidade, interação e aprendizagem do aluno com deficiência, TGD
ou limitações diversas.,
Com o
uso do computador são possíveis atingir os seguintes objetivos.
O computador
substituindo o lápis e o caderno, para alunos com mobilidade reduzida,
deficiência física ou múltipla, que têm limitada a sua capacidade de escrever
no papel. A utilização de softwares para comunicação alternativa e ampliada,
que auxiliam na promoção da comunicação presencial e em tempo real de alunos
com ausência ou prejuízo
Investigar quais as práticas pedagógicas, no
uso das mídias são desenvolvidas pelos responsáveis na busca de viabilizar uma
Educação Inclusiva.
Além disso, existem os recursos da Tecnologia
Assistiva (softwares, hardwares e outros dispositivos) que permitem o acesso
das pessoas com deficiência ao computador, promovendo o seu desenvolvimento
intelectual, cultural e social.
O computador não é um instrumento que ensina o
aluno, mas uma ferramenta que possibilita ao aluno o desenvolvimento de uma
atividade promovendo a aprendizagem. Para que a aprendizagem aconteça é preciso
se ter um ambiente rico e motivador. Ao usar as mídias como ferramenta de
aprendizagem estaremos promovendo uma parceria perfeita para esta motivação e
para a riqueza de informações.
O uso das mídias no processo educacional pode
fazer toda a diferença desde que os mesmos sejam utilizados como suporte para o
trabalho pedagógico de forma planejadas e condizente com as necessidades dos
alunos. Na Educação Inclusiva este recurso permitem a acessibilidade e
ampliação das possibilidades da aprendizagem dos alunos.
Em qualquer ser que possua um nível de
inteligência, a aprendizagem pode ocorrer por diversas formas: observação e
compreensão, construção do conhecimento, condicionamento, repetição e tentativa
e erro. Se unirmos algumas destas formas em uma só atuação, sem dúvida que
conseguiremos um resultado mais concreto e objetivo.
As
vantagens de aprender pelo computador é: observar, tentar e errar repetir,
iniciar a construção do conhecimento, repetir cada um dos passos anteriores
quantas vezes forem necessárias até chegar finalmente à compreensão e
assimilação do conhecimento.
As desvantagens de aprender pelo uso do
computador é, que nem todos os profissionais sabe fazer uso dessa ferramenta, e
quando usado de maneira errada não conseguimos alcançar os objetivos. Outras
desvantagens diminuição do contato social, valorização do individual,
desvalorização do trabalho em equipe, e o computador isola a criança.
Enfim, o objetivo geral é contribuir para o
pleno desenvolvimento de habilidades e potencialidades dos alunos atendidos no
AEE, utilizando para isso o computador como instrumento de ensino, como
ferramenta de investigação e como tecnologia assistiva. O interessante é que,
se bem compreendido, o que foi falado até aqui sobre o uso do computador na AEE
serve também à classe comum, serve a qualquer tipo de aluno.
REFERENCIAS
PORTAL NACIONAL DE TECNOLOGIA ASSISTIVA.
Disponível em: www.assistiva.org.br. Acessado em 15 jun. 2010.
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