quarta-feira, 23 de agosto de 2017

1292265 CAROLINE CARNEIRO TILLMANN e 1263756 NAAT DE OLIVEIRA RIOS

TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E SUAS IMPLICAÇÕES NAS ESCOLAS
OS SOFTWARES REVOLUCIONÁRIOS
Por ( 1292265 CAROLINE CARNEIRO TILLMANN e 1263756 NAAT DE OLIVEIRA RIOS )
Polo – Sítio Cercado- Curitiba
Data (ex. 21/08/2017)                     
   Fonte: google.com.br/tecnologias assistivas


Na década de 80, oficialmente em 1988, foi criada a chamada Tecnologia Assistiva, como importante elemento jurídico dentro da legislação norte-americana, conhecida como Public Law 100-407, que compõe, com outras leis, o ADA - American with Disabilities Act. Este conjunto de leis regula os direitos dos cidadãos com deficiência nos EUA, além de prover a base legal dos fundos públicos para compra dos recursos que estes necessitam. Houve a necessidade de regulamentação legal deste tipo de tecnologia, a TA, e, a partir desta definição e do suporte legal, a população norte-americana, de pessoas com deficiência, passa a ter garantido pelo seu governo o benefício de serviços especializados e o acesso a todo o arsenal de recursos que necessitam e que venham favorecer uma vida mais independente, produtiva e incluída no contexto social geral. (BERSCH, 2005) Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo no Brasil, utilizado para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiências e consequentemente promover vida independente e inclusão. Ela funciona como, uma certa ”Ajuda Técnica" e “Tecnologia de Apoio”, ou seja, é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que dão mais autonomia, independência e qualidade de vida a pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida. As Tecnologias Assistivas, devem ser inseridas e usadas a escolas porque aumentam ou restauram a função humana, proporcionando uma vida independente e produtiva à pessoa com deficiência.
Vemos a tecnologia Boardmaker, board significa "prancha" e maker significa "produtor". O Boardmaker é um programa de computador que foi desenvolvido especificamente para criação de pranchas de comunicação alternativa. Ele possui em si a biblioteca de símbolos PCS e várias ferramentas que permitem a construção de recursos de comunicação personalizados. Com o software Boardmaker são confeccionados recursos de comunicação ou materiais educacionais que utilizam os símbolos gráficos e que serão posteriormente impressos e disponibilizados aos alunos. O Boardmaker poderá ser associado a outro programa chamado de Speaking Dynamically Pró que significa "falar dinamicamente". Estes dois softwares em conjunto se tornaram uma importante ferramenta para construção pranchas de comunicação onde, a partir da seleção de um símbolo, acontece a emissão de voz pré-gravada ou sintetizada representativa da mensagem escolhida. Para comunicar-se com voz o usuário utilizará seu computador ou um vocalizador portátil. O Speaking Dynamically Pró possui uma série de ferramentas de programação fáceis de usar e que permitem a criação personalizada de atividades educacionais, recreativas e de comunicação. Outra importante característica deste software é a acessibilidade. Um exemplo disso é que a seleção de teclas de mensagens ou de teclas para escrita poderá acontecer por meio de varredura e acionadores. São recursos que promovem acessibilidade tanto no uso do computador quanto em outras atividades não informáticas. O acionador também possui uma eficácia bem significativa nas escolas que usam métodos por computadores, para a inclusão de alunos com alguma deficiência física, sua função é gerar um clique que o computador interpretará como um comando de seu usuário. É a forma mais simples de se interagir com um computador, daí a sua importância como interface para a comunicação alternativa. Do ponto de vista elétrico, um acionador é uma chave de contato momentâneo normalmente aberto (NA), como um botão de campainha. Existem acionadores de diversas formas, pois sua maior característica é o design apropriado para diferentes utilizações. Quanto ao plugue de conexão, todos acionadores são padronizados internacionalmente com o miniplugue tipo P2. As tecnologias assistivas, são usadas como aplicativos educacionais, utilizados em aparelhos e tecnologias nas escolas, por meio de computadores.
A escola, Dona Lulu na cidade de Curitiba, no bairro Sítio Cercado, aderiu no ano de 2007, a utilização das tecnologias assistivas por meio de softwares, utilizando as, pelos seus computadores. Esse método de inclusão é para alunos com algum tipo de deficiência como citamos acima, fora uma grande experiência e um grande passo para o desenvolvimento e crescimento para a escola, como Instituição, pois possibilitou o trabalho mais eficaz por parte dos professores para a comunicação com seus alunos, e a melhoria do ensino e do diálogo, por parte dos alunos, que antes tinham muitas dificuldades em se expressarem. Alunos esses que tinham problemas psicológicos, problemas de comunicação, problemas de audição e visão, e problemas com transtornos emocionais. Como exemplo o software Broodmaker, fora utilizado na disciplina de Português, que se trabalha bastante com a fala e comunicação, que funciona da seguinte forma: na tela do computador, aparecem símbolos gráficos, onde o aluno escolhe sua figura, e a partir disso, o computador fará uma emissão de voz pré-gravada, representando a imagem escolhida. Este aplicativo é utilizado para crianças com problemas na fala, na comunicação e na expressão. A faixa etária dos alunos desta escola, é basicamente de 6 á 11 anos. Os objetivos que são possíveis serem atingidos com tal aplicativo são diversos, tais como: melhor expressão por parte dos alunos, melhor eficácia no diálogo dos alunos com os professores, melhor dicção daqueles alunos com problemas na fala, melhoria da auto estima dos estudantes(por obterem bons resultados com o aplicativo), grande desenvolvimento na leitura e escrita, e crescimento da escola como corpo docente e desenvolvimento em larga escala, por trabalhar a inclusão dos alunos com alguma deficiência, de forma mais real, clara e objetiva. As vantagens de tal aplicativo, de forma sucinta, são: melhoria do ensino ofertado pela escola, melhor comunicação e desenvolvimento na escrita e leitura dos alunos. As desvantagens são as seguintes: falta de computadores para todos os alunos que necessitam utilizar o aplicativo, e ausência de mais professores para auxiliarem os mesmos durante as aulas.



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