TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E
SUAS IMPLICAÇÕES NAS ESCOLAS
OS SOFTWARES
REVOLUCIONÁRIOS
Por ( 1292265
CAROLINE CARNEIRO TILLMANN e 1263756 NAAT DE OLIVEIRA RIOS )
Polo – Sítio
Cercado- Curitiba
Data (ex. 21/08/2017)
Fonte: google.com.br/tecnologias assistivas
Na década de 80, oficialmente em 1988, foi
criada a chamada Tecnologia Assistiva, como importante elemento jurídico dentro
da legislação norte-americana, conhecida como Public Law 100-407,
que compõe, com outras leis, o ADA - American with Disabilities Act. Este
conjunto de leis regula os direitos dos cidadãos com deficiência nos EUA, além
de prover a base legal dos fundos públicos para compra dos recursos que estes
necessitam. Houve a necessidade de regulamentação legal deste tipo de
tecnologia, a TA, e, a partir desta definição e do suporte legal, a população
norte-americana, de pessoas com deficiência, passa a ter garantido pelo seu
governo o benefício de serviços especializados e o acesso a todo o arsenal de
recursos que necessitam e que venham favorecer uma vida mais independente,
produtiva e incluída no contexto social geral. (BERSCH, 2005) Tecnologia
Assistiva é um termo ainda novo no Brasil,
utilizado para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para
proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiências e
consequentemente promover vida
independente e inclusão. Ela funciona como, uma
certa ”Ajuda
Técnica" e “Tecnologia de Apoio”, ou seja, é uma área do
conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos,
recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que dão mais
autonomia, independência e qualidade de vida a pessoas com deficiência,
incapacidades ou mobilidade reduzida. As Tecnologias Assistivas, devem ser
inseridas e usadas a escolas porque aumentam ou restauram a função humana,
proporcionando uma vida independente e produtiva à pessoa com deficiência.
Vemos
a tecnologia Boardmaker, board significa
"prancha" e maker significa "produtor". O Boardmaker é um
programa de computador que foi desenvolvido especificamente para criação de
pranchas de comunicação alternativa. Ele possui em si a biblioteca de símbolos
PCS e várias ferramentas que permitem a construção de recursos de comunicação
personalizados. Com o software Boardmaker são confeccionados recursos de
comunicação ou materiais educacionais que utilizam os símbolos gráficos e que
serão posteriormente impressos e disponibilizados aos alunos. O Boardmaker
poderá ser associado a outro programa chamado de Speaking Dynamically Pró que
significa "falar dinamicamente". Estes dois softwares em conjunto se
tornaram uma importante ferramenta para construção pranchas de comunicação
onde, a partir da seleção de um símbolo, acontece a emissão de voz pré-gravada
ou sintetizada representativa da mensagem escolhida. Para comunicar-se com voz
o usuário utilizará seu computador ou um vocalizador portátil. O Speaking
Dynamically Pró possui uma série de ferramentas de programação fáceis de usar e
que permitem a criação personalizada de atividades educacionais, recreativas e
de comunicação. Outra importante característica deste software é a
acessibilidade. Um exemplo disso é que a seleção de teclas de mensagens ou de
teclas para escrita poderá acontecer por meio de varredura e acionadores. São
recursos que promovem acessibilidade tanto no uso do computador quanto em
outras atividades não informáticas. O acionador também possui uma eficácia bem
significativa nas escolas que usam métodos por computadores, para a inclusão de
alunos com alguma deficiência física, sua função é gerar um clique que o
computador interpretará como um comando de seu usuário. É a forma mais simples
de se interagir com um computador, daí a sua importância como interface para a
comunicação alternativa. Do ponto de vista elétrico, um acionador é uma chave
de contato momentâneo normalmente aberto (NA), como um botão de campainha.
Existem acionadores de diversas formas, pois sua maior característica é o
design apropriado para diferentes utilizações. Quanto ao plugue de conexão,
todos acionadores são padronizados internacionalmente com o miniplugue tipo P2.
As tecnologias assistivas, são usadas como aplicativos educacionais, utilizados
em aparelhos e tecnologias nas escolas, por meio de computadores.
A escola, Dona Lulu na
cidade de Curitiba, no bairro Sítio Cercado, aderiu no ano de 2007, a
utilização das tecnologias assistivas por meio de softwares, utilizando as, pelos
seus computadores. Esse método de inclusão é para alunos com algum tipo de
deficiência como citamos acima, fora uma grande experiência e um grande passo
para o desenvolvimento e crescimento para a escola, como Instituição, pois
possibilitou o trabalho mais eficaz por parte dos professores para a comunicação
com seus alunos, e a melhoria do ensino e do diálogo, por parte dos alunos, que
antes tinham muitas dificuldades em se expressarem. Alunos esses que tinham
problemas psicológicos, problemas de comunicação, problemas de audição e visão,
e problemas com transtornos emocionais. Como exemplo o software Broodmaker,
fora utilizado na disciplina de Português, que se trabalha bastante com a fala e
comunicação, que funciona da seguinte forma: na tela do computador, aparecem
símbolos gráficos, onde o aluno escolhe sua figura, e a partir disso, o computador
fará uma emissão de voz pré-gravada, representando a imagem escolhida. Este
aplicativo é utilizado para crianças com problemas na fala, na comunicação e na
expressão. A faixa etária dos alunos desta escola, é basicamente de 6 á 11
anos. Os objetivos que são possíveis serem atingidos com tal aplicativo são diversos,
tais como: melhor expressão por parte dos alunos, melhor eficácia no diálogo
dos alunos com os professores, melhor dicção daqueles alunos com problemas na
fala, melhoria da auto estima dos estudantes(por obterem bons resultados com o
aplicativo), grande desenvolvimento na leitura e escrita, e crescimento da
escola como corpo docente e desenvolvimento em larga escala, por trabalhar a
inclusão dos alunos com alguma deficiência, de forma mais real, clara e
objetiva. As vantagens de tal aplicativo, de forma sucinta, são: melhoria do
ensino ofertado pela escola, melhor comunicação e desenvolvimento na escrita e
leitura dos alunos. As desvantagens são as seguintes: falta de computadores
para todos os alunos que necessitam utilizar o aplicativo, e ausência de mais
professores para auxiliarem os mesmos durante as aulas.

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