quinta-feira, 17 de agosto de 2017

RU 1798414 RODRIGO RODRIGUES PEREIRA


                                   TECNOLOGIA A SERVIÇO DA INCLUSÃO
                Seescan Software que facilita o aprendizado de estudantes cegos

Nome -  Rodrigo Rodrigues Pereira
RU - 1798414

Polo – Sitio Cercado, Cidade – Curitiba - Pr
Data - 17/08/2017


Fonte:cmais.com.br


De acordo com o censo escolar do INEP, realizado em 2010, o universo de alunos matriculados em escolas no país equivale a 54 milhões de pessoas. Os dados do IBGE, por sua vez, em levantamentos feitos na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada em 2009, quanto as pessoas que apresentam algum tipo de deficiência (física ou mental), apresenta um contingente aproximado de 2 milhões e 500 mil pessoas entre os brasileiros que tem entre 4 e 17 anos (em idade escolar). Deste total até a data do estudo 55 mil destes alunos tem deficiência visual.

Para estudar, seja na escola regular ou na escola especial, eles contam com um grande aliado: a informática.

Hoje em dia são vários os aplicativos e programas que auxiliam os deficientes visuais em suas tarefas escolares e até mesmo fora do ambiente escolar um deles é o chamado SEESCAN.

O software Seescam, foi desenvolvido pela empresa americana IVISIT, promete aumentar mais ainda a qualidade de vida de deficientes visuais.
Segundo o site Register Hardware, o programa possui uma biblioteca de objetos que permite confrontar as imagens gravadas na memória com as obtidas com a câmera do celuar
 e, depois de um rápido processamento, identificar o objeto. Novas entradas podem ser adicionadas, contando-se com a ajuda de uma pessoa de visão inalterada.

O programa parece funcionar bem, diz o GSM Dome. Ao testar o SeeScan, até mesmo elementos parcialmente expostos, tais como um nota de dinheiro dobrada, foram facilmente identificados.


Este programa é bastante interativo e muito completo, o aluno com essa ferramenta com certeza vai conseguir desenvolver o seu aprendizado e consequentemente ter muito mais sucesso em toda sua vida.
Desenvolvido justamente para atender à realidade desse público, o que facilita e muito o aprendizado e a inclusão desses alunos.

Podendo ser usado de várias formas : os leitores de tela, os ampliadores de tela e os digitalizadores de texto. Os leitores, como o próprio nome sugere, leem tudo o que está na tela do computador, seja texto, Access, Power point, linguagem de programação, e-mail, etc. Por isso, são ideais para os cegos totais.

Os ampliadores são bons para os chamados baixa visão. Como o programa amplia os ícones, as imagens, as letras e cria contrastes, facilita a leitura de quem tem a patologia da baixa visão, ou seja, não é totalmente cego.
Já os digitalizadores transformam textos em sons,
Utilizando a camera dos telefones celulares mais modernos, o software é capaz de reconhecer objetos do dia-a-dia e descrevê-los em voz alta. Cada um atende a uma realidade específica, e um complementa o outro. Pode ser baixado gratuitamente pela internet.
Para a aluna Vanessa Rodrigues Bastias, 11 anos do colégio estadual Dr. Raimundo Nonato Chico Anísio de Carvalho 7ª serie B, o acessos a esses programas e aplicativos é fundamental para que as pessoas com deficiência possam interagir com o mundo.” Tenho 11 anos e meu pai também e deficiente visual na época que ele estudou não tínhamos esses recursos. Hoje as coisas estão mais fáceis mais não podemos nos acomodar. É preciso continuar indo além, testar nossos limites, nos superar.”  

O deficiente visual que está numa escola que não tenha a sala de recurso ele pode estar usufruindo também desse recurso se a escola fizer o download e sem gastar absolutamente nada, e o aluno pode estar interagindo totalmente com outros alunos.

O Governo tem algumas parcerias para a implantação dessas salas de Recursos Multifuncionais. Essas ações têm como objetivo a promoção da acessibilidade aos alunos da Educação Especial no ensino regular.
Dessa forma, o MEC disponibiliza materiais didáticos e pedagógicos, equipamentos, mobiliários e laptops com o objetivo de, complementar à escolarização nas escolas da rede pública e laptops aos alunos com cegueira matriculados no fim do ensino fundamental, no ensino médio, na EJA e na Educação Profissional.
Os laptops destinados aos alunos com cegueira são disponibilizados já com alguns programas instalados que auxiliam o aluno, podendo ele também baixar novos programas e aplicativos como o seescan estes equipamentos destinam ao uso individual em sala de aula e demais atividades educacionais, podendo ser utilizados em domicílio, mediante assinatura de termo de responsabilidade, conforme critério estabelecido pela direção da escola.

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário