PLAYDOWN | APLICATIVO
PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
Por :Magda Rabelo, 6978
Sitio Cercado – Curitiba
Data :21/08/2017
Fonte:salaaberta.com.br
Em fevereiro de 2017, na
escola Escola Municipal Vinicius de Moraes, localizada na cidade de Anahy - PR,
o professor do 2º ano Mizael da Silva recebeu em sua turma dois alunos com
Síndrome de Down, ambos com idade de 9 anos.
O
professor já sabia das limitações da Síndrome de Down, e durante as aulas pode
perceber algumas dificuldades de aprendizagem como as complicações para a
memorização e atraso no desenvolvimento motor.
Sabendo da deficiência
intelectual dos alunos e da necessidade de inclusão, o professor Mizael
resolveu investigar sobre novos métodos de ensino utilizando a tecnologia.Pesquisou
no mercado de games sobre "aplicativos educacionais, conversou com
especialistas da área médica e foi a campo em hospitais e instituições, como a
Associação de Pais Amigos dos Excepcionais (Apae), para encontrar a medida
certa entre brincadeira e aprendizado".
O aplicativo que melhor atendeu as necessidades dos alunos pra
inclusão foi o PlayDow. De acordo com
Débora Vicente a desenvolvedora do aplicativo,"O PlayDown é composto por
dez jogos com desafios de diferentes níveis, que auxiliam na memorização,
raciocínio lógico, coordenação motora e autodomínio por meio da utilização de
sons, formas, cores, números, animais e letras. As funcionalidades atendem as
principais necessidades das crianças com Síndrome de Down no mesmo aplicativo,
diferentemente dos jogos que existem no mercado, e, ainda assim, permitem que o
PlayDown atinja um público irrestrito.O usuário pode escolher entre jogos como
caça animais, em que é preciso encontrar diversas espécies escondidas pelo
cenário, um jogo da memória, games com números, letras e formas geométricas.
Todas as fases são instruídas por uma personagem que revela qual a missão do
jogador".
O PlayDown foi o aplicativo o qual o professor
Mizael adotou nas aulas de Português para ajudar no processo de alfabetização
dos alunos com Síndrome de Down e para os demais alunos do 2º ano.
Após solicitar a
autorização da direção da escola e dos pais dos alunos, bem como a
disponibilização dos tablets ou smartphones, o professor pode iniciar as suas
aulas com o uso do aplicativo PlayDown.
Ao iniciar as
atividades com o auxílio do professor, o aluno deve acessar o PlayDown no menu
inicial de "Desenho Livre", nesta fase o aluno irá desenvolver a
motricidade, para ter mais controle sobre os seus movimentos. Nas fases
seguintes eles aprenderão as letras, números, cores, formas e imagens
educativas. Sempre de forma lúdica e sonora.
Os resultados
atingidos com a implantação do aplicativo nas aulas foram positivos, o
professor concluiu que houve melhor socialização e comunicação entre os alunos
de inclusão com os demais alunos da turma do
2º ano. Os alunos com Síndrome de Down passaram a memorizar os conteúdos
da aulas com mais facilidade o que ajudou muito no processo de independência
destes alunos. Em pouco tempo os alunos de inclusão já sabiam identificar as
letras do alfabeto.
Diante das
evidências, o professor, a direção da escola e os pais, perceberam a importância da interação
social das crianças com Síndrome de Down para o seu desenvolvimento cognitivo.
O
diretor da escola, o Sr. Leôncio Joaquim, parabenizou o professor Mizael pela
iniciativa, porém salientou que o aplicativo deve ser um facilitador de
aprendizagem e não pode substituir o professor. Por
mais fácil que seja um aplicativo, ainda assim o aluno precisa de um mentor, e
essa pessoa é o professor.
