terça-feira, 22 de agosto de 2017

RU: 6978 Aluno: Magda Silva de Farias Rabelo

PLAYDOWN | APLICATIVO PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

Por :Magda Rabelo, 6978
Sitio Cercado – Curitiba
Data :21/08/2017


Fonte:salaaberta.com.br

Em fevereiro de 2017, na escola Escola Municipal Vinicius de Moraes, localizada na cidade de Anahy - PR, o professor do 2º ano Mizael da Silva recebeu em sua turma dois alunos com Síndrome de Down, ambos com idade de 9 anos.
O professor já sabia das limitações da Síndrome de Down, e durante as aulas pode perceber algumas dificuldades de aprendizagem como as complicações para a memorização e atraso no desenvolvimento motor.

Sabendo da deficiência intelectual dos alunos e da necessidade de inclusão, o professor Mizael resolveu investigar sobre novos métodos de ensino utilizando a tecnologia.Pesquisou no mercado de games sobre "aplicativos educacionais, conversou com especialistas da área médica e foi a campo em hospitais e instituições, como a Associação de Pais Amigos dos Excepcionais (Apae), para encontrar a medida certa entre brincadeira e aprendizado".
O aplicativo que melhor atendeu as necessidades dos alunos pra inclusão foi o PlayDow. De acordo com Débora Vicente a desenvolvedora do aplicativo,"O PlayDown é composto por dez jogos com desafios de diferentes níveis, que auxiliam na memorização, raciocínio lógico, coordenação motora e autodomínio por meio da utilização de sons, formas, cores, números, animais e letras. As funcionalidades atendem as principais necessidades das crianças com Síndrome de Down no mesmo aplicativo, diferentemente dos jogos que existem no mercado, e, ainda assim, permitem que o PlayDown atinja um público irrestrito.O usuário pode escolher entre jogos como caça animais, em que é preciso encontrar diversas espécies escondidas pelo cenário, um jogo da memória, games com números, letras e formas geométricas. Todas as fases são instruídas por uma personagem que revela qual a missão do jogador".
 O PlayDown foi o aplicativo o qual o professor Mizael adotou nas aulas de Português para ajudar no processo de alfabetização dos alunos com Síndrome de Down e para os demais alunos do 2º ano.
Após solicitar a autorização da direção da escola e dos pais dos alunos, bem como a disponibilização dos tablets ou smartphones, o professor pode iniciar as suas aulas com o uso do aplicativo PlayDown.

Ao iniciar as atividades com o auxílio do professor, o aluno deve acessar o PlayDown no menu inicial de "Desenho Livre", nesta fase o aluno irá desenvolver a motricidade, para ter mais controle sobre os seus movimentos. Nas fases seguintes eles aprenderão as letras, números, cores, formas e imagens educativas. Sempre de forma lúdica e sonora.

Os resultados atingidos com a implantação do aplicativo nas aulas foram positivos, o professor concluiu que houve melhor socialização e comunicação entre os alunos de inclusão com os demais alunos da turma do  2º ano. Os alunos com Síndrome de Down passaram a memorizar os conteúdos da aulas com mais facilidade o que ajudou muito no processo de independência destes alunos. Em pouco tempo os alunos de inclusão já sabiam identificar as letras do alfabeto.

Diante das evidências, o professor, a direção da escola e os pais, perceberam a importância da interação social das crianças com Síndrome de Down para o seu desenvolvimento cognitivo.

O diretor da escola, o Sr. Leôncio Joaquim, parabenizou o professor Mizael pela iniciativa, porém salientou que o aplicativo deve ser um facilitador de aprendizagem e não pode substituir o professor. Por mais fácil que seja um aplicativo, ainda assim o aluno precisa de um mentor, e essa pessoa é o professor.