CONHEÇA O TEO, APLICATIVO
PARA TRATAMENTO DE AUTISMO
Fonte:
Acervo Pessoal.
Uma professora de
matemática do 4º do ensino fundamental de escola municipal em Curitiba tem
notado uma melhora significativa no desenvolvimento dos alunos autistas em sua
classe, após incluir em suas aulas o uso do aplicativo TEO (Tratar, Estimular, Orientar).
Durante o primeiro semestre do ano de 2017,
a professora Marcia vinha tendo dificuldades com alunos autistas e começou a
pesquisar sobre formas inovadoras para auxiliar na aprendizagem e autonomia dos
alunos. Após muita pesquisa, a professora encontrou o aplicativo TEO e resolveu
levar o aplicativo para apresentar aos alunos.
Marcia relata que a experiência com o aplicativo foi excelente e os
alunos adoraram a nova forma de ensino, mas disse que não pretende usar em
todas as aulas, pois quer estar sempre inovando e não quer deixar de lado a
proposta original de ensino.
Segundo a aluna Gabrielly e o aluno
Victor, ambos com 9 anos, o aplicativo ajudou muito, porque ensina de forma
simples a contar e a fazer contas usando modelos de fácil entendimento.
O aplicativo TEO foi desenvolvido por um
grupo de estudantes do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de
Alagoas, Campus Arapiraca e vem sendo aprimorado desde 2011. TEO oferece um
conjunto de jogos interativos para dispositivos móveis, dá suporte ao
tratamento de crianças diagnosticadas com autismo e tem como objetivo estimular
a comunicação, a socialização e o comportamento da criança.
TEO conta com diversas funções: jogo de associação de
cores, Jogo da memoria, Jogo da matemática, quebra-cabeça, atividades diárias e onde está? (procurar olhos, boca, nariz, etc...). Todas as funções vêm com quatro
níveis de dificuldade, o aluno pode ir avançando conforme for acertando todas
as questões do nível anterior. Além disso, o aplicativo possui uma barra de
estatísticas que mostra quantas vezes a criança jogou e a quantidade de erros e
acertos em cada modalidade, para que o profissional possa acompanhar o
desenvolvimento da criança.
Mas lembrando de que a utilização deve ser feita de forma
contextualizada com o conteúdo que se está trabalhando, inclusive para avaliar
os resultados, é importante que o professor pense quais objetivos quer alcançar
e crie indicadores que permitam observar o processo educativo dos alunos como
um todo.

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