quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Jazielyn G. Buzinaro RU- 1796155 Jéssica Machado RU- 1946227


CONHEÇA O TEO, APLICATIVO PARA TRATAMENTO DE AUTISMO


Fonte: Acervo Pessoal.





Uma professora de matemática do 4º do ensino fundamental de escola municipal em Curitiba tem notado uma melhora significativa no desenvolvimento dos alunos autistas em sua classe, após incluir em suas aulas o uso do aplicativo TEO (Tratar, Estimular, Orientar).
Durante o primeiro semestre do ano de 2017, a professora Marcia vinha tendo dificuldades com alunos autistas e começou a pesquisar sobre formas inovadoras para auxiliar na aprendizagem e autonomia dos alunos. Após muita pesquisa, a professora encontrou o aplicativo TEO e resolveu levar o aplicativo para apresentar aos alunos.
Marcia relata que a experiência com o aplicativo foi excelente e os alunos adoraram a nova forma de ensino, mas disse que não pretende usar em todas as aulas, pois quer estar sempre inovando e não quer deixar de lado a proposta original de ensino.
Segundo a aluna Gabrielly e o aluno Victor, ambos com 9 anos, o aplicativo ajudou muito, porque ensina de forma simples a contar e a fazer contas usando modelos de fácil entendimento.
O aplicativo TEO foi desenvolvido por um grupo de estudantes do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca e vem sendo aprimorado desde 2011. TEO oferece um conjunto de jogos interativos para dispositivos móveis, dá suporte ao tratamento de crianças diagnosticadas com autismo e tem como objetivo estimular a comunicação, a socialização e o comportamento da criança.
TEO conta com diversas funções: jogo de associação de cores, Jogo da memoria, Jogo da matemática, quebra-cabeça, atividades diárias e onde está? (procurar olhos, boca, nariz, etc...). Todas as funções vêm com quatro níveis de dificuldade, o aluno pode ir avançando conforme for acertando todas as questões do nível anterior. Além disso, o aplicativo possui uma barra de estatísticas que mostra quantas vezes a criança jogou e a quantidade de erros e acertos em cada modalidade, para que o profissional possa acompanhar o desenvolvimento da criança.

Mas lembrando de que a utilização deve ser feita de forma contextualizada com o conteúdo que se está trabalhando, inclusive para avaliar os resultados, é importante que o professor pense quais objetivos quer alcançar e crie indicadores que permitam observar o processo educativo dos alunos como um todo.

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