terça-feira, 29 de agosto de 2017

Fernanda Isabel Thives RU 1789879


Por Fernanda Isabel Thives RU 1789879 
Polo Sitio Cercado – Curitiba PR 
Data 14/08/2017 
 A MAIS REVOLUCIONÁRIA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: O HAND TALK 
             
Fonte: Blog do Hugo  

       O espaço educacional deve sempre estar preparado para receber todos os tipos de alunos, pois é composto pela diversidade. tecnologia vem sendo utilizada com muita frequência como ferramenta pedagógica para o sistema de inclusão.  Criado em 2012 a partir de pesquisas feitas na Universidade Federal de Alagoas, Hand Talk é um aplicativo que possui diversos benefícios, apresenta um tradutor virtual, o Hugo, ele efetua a tradução digital e automática em 3D para a Língua de Sinais facilitando a comunicação entre surdos e ouvintes.  Além do intérprete super simpático, o app é composto por uma barra de funções e ainda possui o histórico com as palavras e frases desenvolvidas pelo usuáriolápis onde se pode escrever o que deseja ser traduzido bem como o microfone que possibilita a gravação de áudio e voz (Imagem 1)o item pode ser baixado no celulartabletscomputadores e também ser facilmente acessado através do facebook. Em 2013 essa tecnologia assistiva foi eleita pela ONU como o melhor app social do mundo.  

 
(Imagem 1) Fonte: Armazém Paraíba  

               A principal desvantagem é que para efetuar a tradução automática, é necessário que o dispositivo esteja conectado à internet.  
          O Colégio Adventista da cidade de Curitiba disponibilizou tablets como recurso pedagógico para auxiliar a intercomunicação dos alunos. A professora Laura Maciel de 35 anos que leciona no 7º ano, percebeu a dificuldade na comunicação entre os alunos surdos e ouvintes. Com base nessa situação a professora pesquisou formas diferentes para aproximar os alunos incluindo no seu planejamento o uso do aplicativo Hand Talk. Essa novidade despertou o interesse de todos, pois as aulas se tornaram mais produtivas e dinâmicas. Após quatro meses de O aluno João Vitor Coloski de 12 anos, que é deficiente auditivo, obteve progresso no diálogo com os colegas e melhorou seu desempenho nas atividades.  
          A finalidade dessa experiência em sala de aula, através do uso do aplicativo no cotidiano dos alunos, foi detectar dificuldades que eles apresentam juntamente com o desenvolvimento mediante as tecnologias. 
          Devido a evolução constante da sociedade, as tecnologias são cada vez mais utilizadas no dia-a-dia da população, sendo consideradas indispensáveis para a comunicação. Dessa forma, é necessário que as escolas se adaptem a essas novas ferramentas com objetivo de formar cidadãos que tenham a capacidade de se comunicar em qualquer situação, promovendo também, dentro da própria escola a inclusão entre os educandos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário