OLHAR, SOBRE OUTRO OLHAR
Cassiana Cardoso de Ramos RU 1028161
Nelci Dias da Paz Barreto RU 249266
Paula Zaranski Kubiak RU
PAP Sitio Cercado –Curitiba-PR
Data 18/08/2017
Fonte:
http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20111107231715&cat=paraiba&keys=
necessidade -conquista-digital
SOBRE OUTRO OLHAR: é assim que a Professora Felisberta de Antunes olha os
alunos com deficiência visual, para que os mesmos possam viver em um mundo
novo, sem serem esquecidos por esse novo mundo. O lançamento do programa leitor
de tela JAWS fez com que o acesso do cego ao mundo da informática se ampliasse,
pois o programa interpreta toda a parte visual da tela do computador e, após
essa interpretação, cada ferramenta, de forma diferente, pronuncia para o
deficiente visual o que está sendo executado na tela, de acordo com a tarefa
que está sendo processada. As principais características do Jaws são:
Facilidade na instalação e apoio por voz durante o processo; São atualizadas
duas vezes por ano; Faz indicações das janelas ativadas, do tipo de controle e
suas características; Permite trabalhar com correio eletrônico e navegar na
Internet, como se tivesse em um processador de texto; Permite o controle do
mouse para as operações que não o dispensam; Possui dicionário, que permite
controlar a maneira como as palavras ou expressões são pronunciadas;
Compatibilidade com programas de leitura de DVD; esse Programa foi desenvolvido
pela empresa Norte Americana Henter-Joyce, o Jaws para Windows é um leitor de
telas que permite facilmente o acesso ao computador de pessoas deficientes
visuais, com o Jaws qualquer usuário cego ou de baixa visão pode trabalhar
normalmente no computador utilizando teclas de atalho, o Jaws funciona a partir
da leitura da informação do ecrã, com software se síntese de voz, o que irá
permitir assim ao utilizador aceder a uma variedade de aplicações,
configurações quer de trabalho, lazer, educacionais e permite também enviar
informações para linhas Braille, o que o torna uma tecnologia multifacetada. A
deficiência visual se refere a uma situação irreversível de diminuição da
resposta visual, em virtude de causascongênitas ou hereditárias, mesmo após
tratamento clínico e/ ou cirúrgico e uso de óculosconvencionais.”A diminuição
da resposta visual pode ser leve, moderada, severa, profunda (quecompõem o
grupo de visão subnormal ou baixa visão) e ausência total da resposta
visual(cegueira).
Na escola Municipal José Ferreira de
Albuquerque que fica em Araraquara/SP a professora Felisberta de Antunes
utiliza este recurso em suas aulas para facilitar e permitir a inclusão de seu
aluno Andrei Marques deficiente visual desde que nasceu, a direção da escola
conta que assim que soube do ingresso do aluno na unidade, fez a solicitação
deste recurso para auxilio e comodidade do aluno, em pouco tempo a ferramenta
estava pronta para ser utilizada e a professora Felisberta ansiosa pra colocar
suas habilidades em prática, pois já sabia como utilizar este recurso e
apresenta-lo ao Andrei. Para os
alunos cegos esse programa faz com que se deparam com um mundo novo, de acesso
a tecnologia, o novo mundo, o da modernidade e do individualismo, acabam
esquecendo que existe essa necessidade especial, alguns relatos de deficientes
visuais que utilizaram o JAWS consideram este o melhor leitor de telas para a
maioria das aplicações no computador. A acessibilidade na internet ou
acessibilidade na web é importante, pois significa permitir o acesso de todos à
rede mundial de computadores independente do tipo de usuário, mas também é
importante que quem está do outro lado do monitor tenha um novo olhar. A
deficiência visual é uma realidade, não basta apenas se sensibilizar, tem que
ajudar o portador dessa deficiência a ter uma vida mais saudável e acessível
possível. Nos dias de hoje, a inclusão digital para os alunos deficientes
visuais esta mais acessível.
A tecnologia está na sala de aula, mas precisa
chegar a mais escolas e ir mais fundo nas possibilidades pedagógicas. Não se
trata apenas de disponibilizar tablets nas salas de informática ou livros
digitais, mas de explorar como eles enriquecem o processo de ensino e
aprendizagem para alunos e professores com deficiências motoras, auditivas,
visuais e intelectuais. demonstrar uma série de soluções tecnológicas para a
inclusão digital do deficiente visual e definir quais delas seriam de suma
importância no projeto de adaptação de um laboratório de informática para
portadores de necessidades visuais seria um grande incentivo pois a inclusão
digital dos deficientes visuais, Andrei já conta com essa tecnologia e aprovou
a mesma.

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