segunda-feira, 21 de agosto de 2017

OLHAR, SOBRE OUTRO OLHAR

Cassiana Cardoso de Ramos RU 1028161
Nelci Dias da Paz Barreto RU  249266
Paula Zaranski Kubiak RU
PAP Sitio Cercado –Curitiba-PR
Data 18/08/2017



 
 


Fonte: http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20111107231715&cat=paraiba&keys= necessidade -conquista-digital


SOBRE OUTRO OLHAR: é assim que a Professora Felisberta de Antunes olha os alunos com deficiência visual, para que os mesmos possam viver em um mundo novo, sem serem esquecidos por esse novo mundo. O lançamento do programa leitor de tela JAWS fez com que o acesso do cego ao mundo da informática se ampliasse, pois o programa interpreta toda a parte visual da tela do computador e, após essa interpretação, cada ferramenta, de forma diferente, pronuncia para o deficiente visual o que está sendo executado na tela, de acordo com a tarefa que está sendo processada. As principais características do Jaws são: Facilidade na instalação e apoio por voz durante o processo; São atualizadas duas vezes por ano; Faz indicações das janelas ativadas, do tipo de controle e suas características; Permite trabalhar com correio eletrônico e navegar na Internet, como se tivesse em um processador de texto; Permite o controle do mouse para as operações que não o dispensam; Possui dicionário, que permite controlar a maneira como as palavras ou expressões são pronunciadas; Compatibilidade com programas de leitura de DVD; esse Programa foi desenvolvido pela empresa Norte Americana Henter-Joyce, o Jaws para Windows é um leitor de telas que permite facilmente o acesso ao computador de pessoas deficientes visuais, com o Jaws qualquer usuário cego ou de baixa visão pode trabalhar normalmente no computador utilizando teclas de atalho, o Jaws funciona a partir da leitura da informação do ecrã, com software se síntese de voz, o que irá permitir assim ao utilizador aceder a uma variedade de aplicações, configurações quer de trabalho, lazer, educacionais e permite também enviar informações para linhas Braille, o que o torna uma tecnologia multifacetada. A deficiência visual se refere a uma situação irreversível de diminuição da resposta visual, em virtude de causascongênitas ou hereditárias, mesmo após tratamento clínico e/ ou cirúrgico e uso de óculosconvencionais.”A diminuição da resposta visual pode ser leve, moderada, severa, profunda (quecompõem o grupo de visão subnormal ou baixa visão) e ausência total da resposta visual(cegueira).    
Na escola Municipal José Ferreira de Albuquerque que fica em Araraquara/SP a professora Felisberta de Antunes utiliza este recurso em suas aulas para facilitar e permitir a inclusão de seu aluno Andrei Marques deficiente visual desde que nasceu, a direção da escola conta que assim que soube do ingresso do aluno na unidade, fez a solicitação deste recurso para auxilio e comodidade do aluno, em pouco tempo a ferramenta estava pronta para ser utilizada e a professora Felisberta ansiosa pra colocar suas habilidades em prática, pois já sabia como utilizar este recurso e apresenta-lo ao Andrei.         Para os alunos cegos esse programa faz com que se deparam com um mundo novo, de acesso a tecnologia, o novo mundo, o da modernidade e do individualismo, acabam esquecendo que existe essa necessidade especial, alguns relatos de deficientes visuais que utilizaram o JAWS consideram este o melhor leitor de telas para a maioria das aplicações no computador. A acessibilidade na internet ou acessibilidade na web é importante, pois significa permitir o acesso de todos à rede mundial de computadores independente do tipo de usuário, mas também é importante que quem está do outro lado do monitor tenha um novo olhar. A deficiência visual é uma realidade, não basta apenas se sensibilizar, tem que ajudar o portador dessa deficiência a ter uma vida mais saudável e acessível possível. Nos dias de hoje, a inclusão digital para os alunos deficientes visuais esta mais acessível.
A tecnologia está na sala de aula, mas precisa chegar a mais escolas e ir mais fundo nas possibilidades pedagógicas. Não se trata apenas de disponibilizar tablets nas salas de informática ou livros digitais, mas de explorar como eles enriquecem o processo de ensino e aprendizagem para alunos e professores com deficiências motoras, auditivas, visuais e intelectuais. demonstrar uma série de soluções tecnológicas para a inclusão digital do deficiente visual e definir quais delas seriam de suma importância no projeto de adaptação de um laboratório de informática para portadores de necessidades visuais seria um grande incentivo pois a inclusão digital dos deficientes visuais, Andrei já conta com essa tecnologia e aprovou a mesma.

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