terça-feira, 22 de agosto de 2017

RU 1240133-Priscila L.G Dietrih

TECNOLOGIA FACILITA APRENDIZADO PARA DEFICIENTES AUDITIVOS

Por Priscila L.G.Dietrih-1240133
Polo – Sitio Cercado
Data 21/08/2017


Sistema de frequência modulada deve ajudar no
aprendizado de alunos (Foto: Reprodução/EPTV)


Conforme foi implantada a inclusão, professores sentiram a dificuldade de adaptação de alunos com deficiência auditiva para compreensão de ouvir e captar sons das aulas. Pensando nesta dificuldade, uma empresa na Suíça desenvolveu então o sistema de frequência modulada sem fio, que ajuda e facilita o som na sala de aula. A criança com deficiência auditiva sensorioneural apresenta uma maior dificuldade para compreender a fala em meio ao ruído em comparação a criança normo-ouvinte. Esse importante a ser considerado o uso desse recurso, como sistema de frequência modulada, que auxiliam os usuários de aparelho de amplificação sonora individual, no conhecimento de fala ou ruído. Esse recurso vindo da Suíça, custa até R$ 8 mil, esse aparelho funciona como um microfone sem fio, o professor fica com o transmissor e com o microfone, que adapta a sua voz. Esse sinal então é encaminhado por rádio frequência para o receptor, que é uma peça acoplada no aparelho auditivo do aluno.

A fonoaudióloga “Patrícia de Godoy explica que o aparelho ajuda no desenvolvimento de várias habilidades. Trabalha na detecção da fala, ajuda na localização, na atenção, concentração e aluno acaba tendo melhor desempenho escolar”. Nas redes públicas esse aparelho é fornecido de graça, porem tem uma certa dificuldade, pois há uma fila de espera grande para ser atendido. Enquanto isso alunos da rede pública aguardam ansiosos, assim como o aluno Guilherme de 12 anos, da Escola Estadual Álvaro de Souza Vieira, estudante do 5 º ano, tem a dificuldade de ouvir e se comunicar na sala ou até mesmo com os colegas, onde ele usa a comunicação por libras, mesmo usando aparelho auditivo, ele reclama dos barulhos e sons, chiados e ruídos que retornam do aparelho, tendo então a dificuldade do aprendizado. Sua mãe Marcia preocupada com seu filho nos contou que ele vê alguma coisa diferente, quer conversar um com o outro ao mesmo tempo, mas o ouvido é sensível a qualquer tipo de barulho, com este novo aparelho ajudaria muito o Guilherme nas suas atividades e relacionamentos pessoais na sociedade, comentou ela. E quando soube desse novo aparelho de frequência modulada, ficou apreensiva em termas como as condições financeiras não permitem a compra, então o jeito é aguardar pelo do Ministério da Saude que decidiu oferecer ao Sistema único de saúde o SUS ,que está sendo responsável pela distribuição do aparelho, além disso há um processo a ser passado, o estudante que necessita do aparelho é  identificado pelo professor encaminhando ao SUS para fazer exames médicos com especialistas comprovando a deficiência, onde então o aparelho será configurado para o uso ,então liberado pelo Ministério da Saúde entra em contato com a escola e juntamente com o corpo docente treina o professor o aparelho para uso.

O mais triste nisto tudo é saber que a espera é longa, onde a burocracia gira em torno ,transmitindo a dificuldade de ser liberado ,sabendo que o tempo até chegar a seu filho talvez não tenha previsão do processo agendar consultas .passar com especialistas ter a liberação ,chega ser enfadado a espera diz uma das mães  de uma aluna de 7 anos que aguarda a consulta já algum tempo., onde pais e alunos aguardam ansiosos pela espera do aparelho que ajuda seus filhos no desempenho escolar e na sociedade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário