quarta-feira, 30 de agosto de 2017

RU 385881 Andréia Lopes da Silva Pêgos


ABC AUTISMO APLICATIVO PARA CRIANÇAS COM TEA
Nome Andréia Lopes da Silva Pêgos  RU385881
Polo – Curitiba- Sitio Cercado
Data  28/08/2017

Descrição: Imagem relacionada
Fonte: portal Brasil
Como já dizia Albert Einstein “Tornou-se chocantemente óbvio que a nossa tecnologia excedeu a nossa humanidade”, um escrito tão antigo que se encaixa perfeitamente com nossa atualidade, não se pode distanciar deste fato. Em se tratando da educação que como disse Nelson Mandela “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo” não podemos ser imparciais a estas realidades, então é preciso que a educação inclua tecnologia para que unidas possam melhorar a educação.
Minha proposta para aliar educação e tecnologia é sobre o uso do aplicativo “ABC Autismo” em sala de aula com alunos com TEA (transtorno espectro autista) mas antes de detalhar este assunto falarei um pouco de inclusão, pois tanto a inclusão quanto a tecnologia são assuntos que soam como “novos” para muitos, mesmo a inclusão tendo leis que a defendam é um  paradigma que vem ao longo dos anos, buscando a não exclusão escolar e propondo ações que garantam o acesso e permanência do aluno com deficiência no ensino regular. No entanto, o paradigma é forte e enraizado nas escolas e com todas as dificuldades e desafios a enfrentar, acabam por reforçar o desejo de mantê-los em espaços especializados. A inclusão é um movimento mundial de luta das pessoas com deficiências e seus familiares na busca dos seus direitos e lugar na sociedade. Para que a mesma seja uma realidade, será necessário rever uma série de barreiras, além da política e práticas pedagógicas e dos processos de avaliação. Devemos utilizar novas tecnologias e Investir em capacitação, atualização, sensibilização, envolvendo toda comunidade escolar.
A geração de hoje não vive sem tecnologia, sabendo desta realidade cabe aos profissionais da educação desenvolver formas de ensinar incluindo a tecnologia em beneficio da educação aumentando assim o dinamismo das aulas, tornando as mais atraentes e inovadoras para os alunos, despertando a curiosidade de novas descobertas, contribuindo para a integração e dialogo entre alunos e professores entre outros benefícios.
Agora que nos situamos sobre os assuntos inclusão e tecnologia, falarei do uso do aplicativo “ABC Autismo” por um aluno autista incluso, Abner oito anos, na escola regular Maria Clara Brandão Tesserolli, o aplicativo auxilia a criança com dificuldade no processo de aprendizagem. A ferramenta foi desenvolvida por pesquisadores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).O autismo, ou TEA (Transtorno Espetro Autista) é um transtorno de desenvolvimento permanente que a criança nasce com ele, o mesmo compromete as habilidades de comunicação e interação social, o diagnostico infelizmente costuma ser tardio, geralmente quando a criança vai para a escola e tem dificuldade de interação, os professores percebem a diferença. No caso do aluno em questão a mãe afirma que om filho era uma criança normal feliz que conversava e interagia com familiares e amigos, e segundo o que um medico neurologista explicou a ela, ele teve um bloqueio e a partir disto os sintomas de autismo são inegáveis, é uma criança com grau elevado que não se comunica, não faz contato visual tem estereotipias e todos estes fatos tornam a alfabetização do mesmo muito difícil, pois ele não se concentra em sala de aula fica irritado com barulho e se colocar cadernos e atividades ele fica nervoso e joga nos colegas. Diante de todas estas dificuldades da professora Marina, a pedagoga solicitou a ao núcleo de educação uma estagiaria para auxiliar com o aluno, A estagiaria Andréia não tinha nenhuma experiência nesta área, então pesquisou muito e junto com a professora Marina acharam esta aplicativo “ABC Autismo” e juntas fizeram uma rotina para o aluno, pois o autista gosta de ter uma rotina a ser seguida isso o deixa confortável e sem crises.
Nesta rotina o aluno chega a sala de aula participa das primeiras explicações da professora Marina com o conteúdo a ser passado e em seguida a Estagiaria Andréia começa a trabalhar baseado no conteúdo da professora Marina, com o aplicativo “ABC Autismo” como é um aplicativo colorido, o aluno se concentra e começa a se familiarizar com as letras, palavras, objetos, para Abner já é um grande avanço pois esta despertando o interesse em aprender, e quando a estagiaria chegou ele não conseguia ficar na sala de aula e quando ficava não se concentrava, estes desenvolvimentos já são uma esperança para as professoras e os pais.
Ainda a muito que ser conquistado pelo aluno Abner, e muitos outros alunos com autismo  e outras deficiências e dificuldades de aprendizagens existentes e este aplicativo é um grande começo tecnológico para  estas crianças ele pode ser de grande ajuda. E o importante é começar e não desistir, pois num mundo com tantas tecnologias com certeza surgiram novas ideias que ajudaram cada vez mais na alfabetização destes pequenos.


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