ABC AUTISMO APLICATIVO
PARA CRIANÇAS COM TEA
Nome Andréia Lopes da Silva Pêgos RU385881
Polo – Curitiba- Sitio Cercado
Data
28/08/2017

Fonte:
portal Brasil
Como já dizia Albert Einstein
“Tornou-se chocantemente óbvio que a nossa tecnologia excedeu a nossa humanidade”, um escrito tão antigo que se
encaixa perfeitamente com nossa atualidade, não se pode distanciar deste fato. Em
se tratando da educação que como disse Nelson Mandela “A educação é a arma mais
poderosa que você pode usar para mudar o mundo” não podemos ser imparciais a
estas realidades, então é preciso que a educação inclua tecnologia para que
unidas possam melhorar a educação.
Minha proposta para
aliar educação e tecnologia é sobre o uso do aplicativo “ABC Autismo” em sala
de aula com alunos com TEA (transtorno espectro autista) mas antes de detalhar
este assunto falarei um pouco de inclusão, pois tanto a inclusão quanto a
tecnologia são assuntos que soam como “novos” para muitos, mesmo a inclusão
tendo leis que a defendam é um paradigma
que vem ao longo dos anos, buscando a não exclusão escolar e propondo ações que
garantam o acesso e permanência do aluno com deficiência no ensino regular. No
entanto, o paradigma é forte e enraizado nas escolas e com todas as
dificuldades e desafios a enfrentar, acabam por reforçar o desejo de mantê-los
em espaços especializados. A inclusão é um movimento mundial de luta das
pessoas com deficiências e seus familiares na busca dos seus direitos e lugar
na sociedade. Para que a mesma seja uma realidade, será necessário rever uma
série de barreiras, além da política e práticas pedagógicas e dos processos de
avaliação. Devemos utilizar novas tecnologias e Investir em capacitação, atualização,
sensibilização, envolvendo toda comunidade escolar.
A geração de hoje não
vive sem tecnologia, sabendo desta realidade cabe aos profissionais da educação
desenvolver formas de ensinar incluindo a tecnologia em beneficio da educação
aumentando assim o dinamismo das aulas, tornando as mais atraentes e inovadoras
para os alunos, despertando a curiosidade de novas descobertas, contribuindo
para a integração e dialogo entre alunos e professores entre outros benefícios.
Agora que nos situamos
sobre os assuntos inclusão e tecnologia, falarei do uso do aplicativo “ABC
Autismo” por um aluno autista incluso, Abner oito anos, na escola regular Maria
Clara Brandão Tesserolli, o aplicativo auxilia a criança com dificuldade no
processo de aprendizagem. A
ferramenta foi desenvolvida por pesquisadores do Instituto Federal de Alagoas
(Ifal).O autismo, ou TEA (Transtorno Espetro Autista) é um transtorno de
desenvolvimento permanente que a criança nasce com ele, o mesmo compromete as
habilidades de comunicação e interação social, o diagnostico infelizmente
costuma ser tardio, geralmente quando a criança vai para a escola e tem
dificuldade de interação, os professores percebem a diferença. No caso do aluno
em questão a mãe afirma que om filho era uma criança normal feliz que
conversava e interagia com familiares e amigos, e segundo o que um medico
neurologista explicou a ela, ele teve um bloqueio e a partir disto os sintomas
de autismo são inegáveis, é uma criança com grau elevado que não se comunica,
não faz contato visual tem estereotipias e todos estes fatos tornam a
alfabetização do mesmo muito difícil, pois ele não se concentra em sala de aula
fica irritado com barulho e se colocar cadernos e atividades ele fica nervoso e
joga nos colegas. Diante de todas estas dificuldades da professora Marina, a
pedagoga solicitou a ao núcleo de educação uma estagiaria para auxiliar com o
aluno, A estagiaria Andréia não tinha nenhuma experiência nesta área, então pesquisou
muito e junto com a professora Marina acharam esta aplicativo “ABC Autismo” e
juntas fizeram uma rotina para o aluno, pois o autista gosta de ter uma rotina
a ser seguida isso o deixa confortável e sem crises.
Nesta rotina o aluno
chega a sala de aula participa das primeiras explicações da professora Marina
com o conteúdo a ser passado e em seguida a Estagiaria Andréia começa a
trabalhar baseado no conteúdo da professora Marina, com o aplicativo “ABC
Autismo” como é um aplicativo colorido, o aluno se concentra e começa a se
familiarizar com as letras, palavras, objetos, para Abner já é um grande avanço
pois esta despertando o interesse em aprender, e quando a estagiaria chegou ele
não conseguia ficar na sala de aula e quando ficava não se concentrava, estes
desenvolvimentos já são uma esperança para as professoras e os pais.
Ainda a muito que ser
conquistado pelo aluno Abner, e muitos outros alunos com autismo e outras deficiências e dificuldades de
aprendizagens existentes e este aplicativo é um grande começo tecnológico
para estas crianças ele pode ser de
grande ajuda. E o importante é começar e não desistir, pois num mundo com
tantas tecnologias com certeza surgiram novas ideias que ajudaram cada vez mais
na alfabetização destes pequenos.
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