segunda-feira, 28 de agosto de 2017

TECNOLOGIAS PARA UMA MELHOR INCLUSÃO Por (Renata Aparecida Walter RU 1103875) Polo – Sitio Cercado, Cidade Curitiba Data (ex. 28/06/2017) Fonte: Luiz Vanderlei Rodrigues Vamos falar das dificuldades que deficientes auditivos tem no Brasil, a quantidade de deficientes auditivos cresce exponencialmente a cada dia que passa no mundo, no Brasil não seria diferente, estudos feitos pelo IBGE apontaram que em 2010 eram cerca de 132.986 de pessoas deficientes auditivos com grande dificuldade e 608.112 de deficientes auditivos com alguma dificuldade, esse estudo mostra pessoas que tem deficiência auditiva mas esses são apenas os dados de pessoas que tem acessibilidade a hospitais, os estudos apontam que a uma grande parte da população com esse tipo de deficiência, e em 2015 estudos comprovam que 6,2% de Brasileiros sofrem com algum tipo de deficiência. Os aplicativos não vieram só para ajudar as pessoas sem deficiência os aplicativos vieram para ajudar a todos sem distinção, o fato é que estamos em pleno século XXI e em 2017 as tecnologias avançaram exponencialmente, é sim possível conversar com um deficiente auditivo sim saber a língua de sinais Libras graças a um aplicativo chamado Pro Deaf este aplicativo faz tradução de texto e voz da Língua Portuguesa para Libras, a língua brasileira de sinais, para facilitar a comunicação entre deficientes auditivos e ouvintes, o que deixa ainda mais fácil é que o download do aplicativo é gratuito. O fato de o download ser gratuito não quer dizer que é de fácil acesso a todos, pois no Brasil a muitas pessoas com deficiência auditiva que não tem acesso a internet e muito menos a aparelhos eletrônicos que possam utilizar tal aplicativo. Sim as escolas estaduais e municipais teriam que fornecer aparelhos para utilizar o aplicativo já mencionado mais se sabe que no Brasil as coisas não são exatamente como as pessoas precisam, a inclusão é uma obrigação de todos, aceitarem um aluno com qualquer tipo de deficiência em uma escola que 99% dos alunos não tem nenhuma deficiência, é um desafio para todos em geral, mais não precisaria ser tão difícil, se as escolas fossem preparadas para isso. É uma realidade que os aplicativos vieram para somar em relação aos alunos com deficiência, principalmente com alunos que tem deficiência auditiva, o fato de conseguirem compreender o que os colegas de classe estão falando e o que a professora está falando já é um grande avanço, isso faz com que os alunos em sala de aula se estimulem a praticar a língua de sinais para se comunicarem ainda mais com o colega e faz com que a professora aprenda também a como se comunicar, isso é inclusão uma escola uma classe que se dispõe a aceitar as diferenças em alunos e agregam de forma positiva a eles. Infelizmente não é o que geralmente acontece, o fato do estado não disponibilizar tais aparelhos para a rede publica de ensino só dificulta mais a inclusão desse aluno em sala de aula, se sabe que não são todos os professores que sabem língua de sinais Libras, o que já é um ponto extremante negativo para a rede publica de ensino que teria que disponibilizar um curso para todos os professores da rede publica de ensino, mais os alunos é claro que não são obrigados a saberem libras, o aplicativo Pro Deaf em sala de aula seria de grande ajuda, pois com ele os alunos poderiam se comunicar entre si sem nenhuma dificuldade que como já foi mencionado isso os estimulariam muito. O aplicativo Pro Deaf é de grande ajuda como já foi mencionado, dentro em uma sala de aula, é necessário alguns tablets sim alguns alunos podem se sentar juntos e praticar falar alguma coisa e montras para o aluno com deficiência auditiva e com ajuda do aplicativo será passado para Libras e ele responde para o tablet em forma de Libras e o tablet responde para o outro aluno em português, a partir dessa interação dos alunos a inclusão já começa, sim é necessário internet em sala de aula mais é para um benefício maior. O aluno incluso é sempre mais interessado do que o aluno não incluso isso é uma realidade, sim o aplicativo pode ser usado com todos da escola com os pais ou responsáveis, para ajudar a estimular ainda mais o aluno de formas positivas. É fato que os pais de um aluno com deficiência auditiva querem que eles se comuniquem com eles, a maioria dos pais quer que eles aprendam a Libras o que é correto eles aprendem a língua com a qual vão se comunicar a durante a vida é extremamente normal, o professor de uma escola com inclusão tem que saber e principalmente entender que a língua mãe do aluno com deficiência auditiva é a Libras, então o aluno não tem que se adequar a escola a professora e aos alunos, eles é que tem que se adequar ao aluno com deficiência. Uma das dificuldades hoje em dia de ter uma escola totalmente inclusiva, que cubra todos os tipos de deficiência tanto física quanto intelectual é a falta de recursos na rede publica mais não exatamente a “falta” de recurso, mais sim a falta de distribuição de recursos na rede publica, todas as escolas podem sim ter inclusão, o fato é que o Brasil não é um dos países que estão inteiramente dispostos a isso a falta de boa distribuição de dinheiro para as escolas das redes publica contribui muito para a dificuldade de uma escola aceitar um aluno com algum tipo de deficiência.

Por (Renata Aparecida Walter RU 1103875)
Polo – Sitio Cercado, Cidade Curitiba
Data (ex. 28/06/2017)

 
 Fonte: Luiz Vanderlei Rodrigues

Vamos falar das dificuldades que deficientes auditivos tem no Brasil, a quantidade de deficientes auditivos cresce exponencialmente a cada dia que passa no mundo, no Brasil não seria diferente, estudos feitos pelo IBGE apontaram que em 2010 eram cerca de 132.986 de pessoas deficientes auditivos com grande dificuldade e 608.112 de deficientes auditivos com alguma dificuldade, esse estudo mostra pessoas que tem deficiência auditiva mas esses são apenas os dados de pessoas que tem acessibilidade a hospitais, os estudos apontam que a uma grande parte da população com esse tipo de deficiência, e em 2015 estudos comprovam  que 6,2% de Brasileiros sofrem com algum tipo de deficiência.
Os aplicativos não vieram só para ajudar as pessoas sem deficiência os aplicativos vieram para ajudar a todos sem distinção, o fato é que estamos em pleno século XXI e em 2017 as tecnologias avançaram exponencialmente, é sim possível conversar com um deficiente auditivo sim saber a língua de sinais Libras graças a um aplicativo chamado Pro Deaf este aplicativo  faz tradução de texto e voz da Língua Portuguesa para Libras, a língua brasileira de sinais, para facilitar a comunicação entre deficientes auditivos e ouvintes, o que deixa ainda mais fácil é que o  download do aplicativo é gratuito.
O fato de o download ser gratuito não quer dizer que é de fácil acesso a todos, pois no Brasil a muitas pessoas com deficiência auditiva que não tem acesso a internet e muito menos a aparelhos eletrônicos que possam utilizar tal aplicativo.
Sim as escolas estaduais e municipais teriam que fornecer aparelhos para utilizar o aplicativo já mencionado mais se sabe que no Brasil as coisas não são exatamente como as pessoas precisam, a inclusão é uma obrigação de todos, aceitarem um aluno com qualquer tipo de deficiência em uma escola que 99% dos alunos não tem nenhuma deficiência, é um desafio para todos em geral, mais não precisaria ser tão difícil, se as escolas fossem preparadas para isso.
É uma realidade que os aplicativos vieram para somar em relação aos alunos com deficiência, principalmente com alunos que tem deficiência auditiva, o fato de conseguirem compreender o que os colegas de classe estão falando e o que a professora está falando já é um grande avanço, isso faz com que os alunos em sala de aula se estimulem a praticar a língua de sinais para se comunicarem ainda mais com o colega e faz com que a professora aprenda também a como se comunicar, isso é inclusão uma escola uma classe que se dispõe a aceitar as diferenças em alunos e agregam de forma positiva a eles.
Infelizmente não é o que geralmente acontece, o fato do estado não disponibilizar tais aparelhos para a rede publica de ensino só dificulta mais a inclusão desse aluno em sala de aula, se sabe que não são todos os professores que sabem língua de sinais Libras, o que já é um ponto extremante negativo para a rede publica de ensino que teria que disponibilizar um curso para todos os professores da rede publica de ensino, mais os alunos é claro que não são obrigados a saberem libras, o aplicativo Pro Deaf em sala de aula seria de grande ajuda, pois com ele os alunos poderiam se comunicar entre si sem nenhuma dificuldade que como já foi mencionado isso os estimulariam muito.
O aplicativo Pro Deaf é de grande ajuda como já foi mencionado, dentro em uma sala de aula, é necessário alguns tablets sim alguns alunos podem se sentar juntos e praticar falar alguma coisa e montras para o aluno com deficiência auditiva e com ajuda do aplicativo será passado para Libras e ele responde para o tablet em forma de Libras e o tablet responde para o outro aluno em português, a partir dessa interação dos alunos a inclusão já começa, sim é necessário internet em sala de aula mais é para um benefício maior. O aluno incluso é sempre mais interessado do que o aluno não incluso isso é uma realidade, sim o aplicativo pode ser usado com todos da escola com os pais ou responsáveis, para ajudar a estimular ainda mais o aluno de formas positivas.
É fato que os pais de um aluno com deficiência auditiva querem que eles se comuniquem com eles, a maioria dos pais quer que eles aprendam a Libras o que é correto eles aprendem a língua com a qual vão se comunicar a durante a vida é extremamente normal, o professor de uma escola com inclusão tem que saber e principalmente entender que a língua mãe do aluno com deficiência auditiva é a Libras, então o aluno não tem que se adequar a escola a professora e aos alunos, eles é que tem que se adequar ao aluno com deficiência.
Uma das dificuldades hoje em dia de ter uma escola totalmente inclusiva, que cubra todos os tipos de deficiência tanto física quanto intelectual é a falta de recursos na rede publica mais não exatamente a “falta” de recurso, mais sim a falta de distribuição de recursos na rede publica, todas as escolas podem sim ter inclusão, o fato é que o Brasil não é um dos países que estão inteiramente dispostos a isso a falta de boa distribuição de dinheiro para as escolas das redes publica contribui muito para a dificuldade de uma escola aceitar um aluno com algum tipo de deficiência.


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