Por (Renata Aparecida Walter RU 1103875)
Polo – Sitio Cercado, Cidade Curitiba
Data (ex. 28/06/2017)
|
Fonte:
Luiz Vanderlei Rodrigues
Vamos falar das
dificuldades que deficientes auditivos tem no Brasil, a quantidade de
deficientes auditivos cresce exponencialmente a cada dia que passa no mundo, no
Brasil não seria diferente, estudos feitos pelo IBGE apontaram que em 2010 eram
cerca de 132.986 de pessoas deficientes auditivos com grande dificuldade e
608.112 de deficientes auditivos com alguma dificuldade, esse estudo mostra
pessoas que tem deficiência auditiva mas esses são apenas os dados de pessoas que
tem acessibilidade a hospitais, os estudos apontam que a uma grande parte da
população com esse tipo de deficiência, e em 2015 estudos comprovam que 6,2% de Brasileiros sofrem com algum tipo
de deficiência.
Os aplicativos não
vieram só para ajudar as pessoas sem deficiência os aplicativos vieram para
ajudar a todos sem distinção, o fato é que estamos em pleno século XXI e em
2017 as tecnologias avançaram exponencialmente, é sim possível conversar com um
deficiente auditivo sim saber a língua de sinais Libras graças a um aplicativo
chamado Pro Deaf este aplicativo faz
tradução de texto e voz da Língua Portuguesa para Libras, a língua brasileira
de sinais, para facilitar a comunicação entre deficientes auditivos e ouvintes,
o que deixa ainda mais fácil é que o download do aplicativo é gratuito.
O fato de o download ser gratuito não
quer dizer que é de fácil acesso a todos, pois no Brasil a muitas pessoas com
deficiência auditiva que não tem acesso a internet e muito menos a aparelhos
eletrônicos que possam utilizar tal aplicativo.
Sim as escolas estaduais e municipais
teriam que fornecer aparelhos para utilizar o aplicativo já mencionado mais se
sabe que no Brasil as coisas não são exatamente como as pessoas precisam, a
inclusão é uma obrigação de todos, aceitarem um aluno com qualquer tipo de
deficiência em uma escola que 99% dos alunos não tem nenhuma deficiência, é um
desafio para todos em geral, mais não precisaria ser tão difícil, se as escolas
fossem preparadas para isso.
É uma realidade que os aplicativos
vieram para somar em relação aos alunos com deficiência, principalmente com
alunos que tem deficiência auditiva, o fato de conseguirem compreender o que os
colegas de classe estão falando e o que a professora está falando já é um
grande avanço, isso faz com que os alunos em sala de aula se estimulem a
praticar a língua de sinais para se comunicarem ainda mais com o colega e faz
com que a professora aprenda também a como se comunicar, isso é inclusão uma
escola uma classe que se dispõe a aceitar as diferenças em alunos e agregam de
forma positiva a eles.
Infelizmente não é o que geralmente
acontece, o fato do estado não disponibilizar tais aparelhos para a rede
publica de ensino só dificulta mais a inclusão desse aluno em sala de aula, se
sabe que não são todos os professores que sabem língua de sinais Libras, o que
já é um ponto extremante negativo para a rede publica de ensino que teria que
disponibilizar um curso para todos os professores da rede publica de ensino,
mais os alunos é claro que não são obrigados a saberem libras, o aplicativo Pro
Deaf em
sala de aula seria de grande ajuda, pois com ele os alunos poderiam se
comunicar entre si sem nenhuma dificuldade que como já foi mencionado isso os
estimulariam muito.
O aplicativo Pro
Deaf é de grande ajuda como já foi mencionado, dentro em uma sala de aula, é
necessário alguns tablets sim alguns alunos podem se sentar juntos e praticar
falar alguma coisa e montras para o aluno com deficiência auditiva e com ajuda
do aplicativo será passado para Libras e ele responde para o tablet em forma de
Libras e o tablet responde para o outro aluno em português, a partir dessa
interação dos alunos a inclusão já começa, sim é necessário internet em sala de
aula mais é para um benefício maior. O aluno incluso é sempre mais interessado
do que o aluno não incluso isso é uma realidade, sim o aplicativo pode ser
usado com todos da escola com os pais ou responsáveis, para ajudar a estimular
ainda mais o aluno de formas positivas.
É fato que os pais de um
aluno com deficiência auditiva querem que eles se comuniquem com eles, a
maioria dos pais quer que eles aprendam a Libras o que é correto eles aprendem
a língua com a qual vão se comunicar a durante a vida é extremamente normal, o professor
de uma escola com inclusão tem que saber e principalmente entender que a língua
mãe do aluno com deficiência auditiva é a Libras, então o aluno não tem que se
adequar a escola a professora e aos alunos, eles é que tem que se adequar ao
aluno com deficiência.
Uma das dificuldades
hoje em dia de ter uma escola totalmente inclusiva, que cubra todos os tipos de
deficiência tanto física quanto intelectual é a falta de recursos na rede
publica mais não exatamente a “falta” de recurso, mais sim a falta de
distribuição de recursos na rede publica, todas as escolas podem sim ter
inclusão, o fato é que o Brasil não é um dos países que estão inteiramente
dispostos a isso a falta de boa distribuição de dinheiro para as escolas das
redes publica contribui muito para a dificuldade de uma escola aceitar um aluno
com algum tipo de deficiência.

Nenhum comentário:
Postar um comentário