segunda-feira, 28 de agosto de 2017

MiniMatecaVox! Proporcionando ao deficiente visual o aprendizado de forma lúdica. Por: Edinara Carbonera RU 1198038. Geara Carla do N. L. da Silva RU 725534. Juliana Aline Urbanek de Sales RU 254009.


 


Fonte: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2014/11/software-feito-na-unicamp-ajuda-no-ensino-de-matematica-para-deficientes.html


MiniMatecaVox!
 Proporcionando ao deficiente visual o aprendizado de forma lúdica.

Por: Edinara Carbonera RU 1198038. Geara Carla do N. L. da Silva RU 725534. Juliana Aline Urbanek de Sales RU 254009.
Polo: Sitio Cercado – Curitiba.
Data: 22/08/20017




A educação inclusiva está crescendo a cada dia na educação regular de ensino, tem se observado que as aulas são muito visuais o que acaba deixando as crianças com deficiência visual de lado. Preocupada com a inclusão desses, a Escola Crescer e Aprender, localizada na cidade de Curitiba-PR, que neste ano de 2017 encontra-se matriculados quatro alunos com deficiência visual e baixa visão em processo de alfabetização, adotou no início do ano o software MiniMatecaVox, com a finalidade de proporcionar uma qualidade de ensino a esses alunos nas aulas de matemática de forma lúdica e divertida.

Apreensiva com o bem estar desses alunos que apresentavam dificuldades em compreender o conteúdo, a pedagoga Alice realizou uma pesquisa com o intuito de encontrar um software de preferência gratuito, de fácil manejo e instalação após uma longa busca encontrou o software MiniMatecaVox. O programa foi desenvolvido por Henderson Tavares de Souza contendo 20 aulas, com 15 atividades cada, totalizando um total de 300 atividades.

Muito bem elaborado e cuidadosamente pensando na melhor maneira de ajudar as crianças, o aplicativo consegue de uma maneira muito simples ensinar a matéria de matemática na qual os alunos aprendem brincando e assim diversificando as aulas. De acordo com Henderson, “é escassa a quantidade de softwares de matemática feitos para crianças com esta faixa de idade, existem muitas pesquisas e iniciativas voltadas para o ensino de deficientes visuais, mas a maioria delas é focada no ensino superior, para o desenvolvimento de atividades de matemática mais complexas”, afirma o pesquisador.

O MiniMatecaVox foi desenvolvido para auxiliar crianças entre 6 e 8 anos do ensino fundamental I. O aplicativo tem um funcionamento muito simples que inicia por comando de voz, tanto de um adulto como voz de crianças e é voltado para facilitar as atividades de matemática com perguntas de áudio simples como, por exemplo: na somatória, divisão, subtração e resolução de problemas. “O software se utiliza de perguntas em áudio para ensinar os alunos a atender a disciplina de forma lúdica nas aulas com o professor e também pode auxiliar no dever de casa ano ambiente familiar. Além de ser um estimulo ao uso do computador e a inclusão digital”. Explica Henderson.  O aplicativo vem como um complemento para ajudar pais e professores no desenvolvimento de uma boa educação.

Os principais objetivos é proporcionar as crianças autonomia para aprender contas básicas podendo fazer cálculos mentais, viabilizando aos alunos a participação em todas as atividades propostas pelo professor. Contribuindo para que o aprendizado seja o mais agradável possível. Com esse aplicativo o estudante tem a possibilidade de compreender à lógica que existe nos conteúdos de matemática e na superação dos seus problemas, entendendo como chegou aos resultados.

O programa MiniMatecaVox oferece muitas vantagens, para a escola por ser gratuito, fácil instalação e manuseio. Aos alunos auxilia para o processo de ensino-aprendizagem, complementação das aulas, o aprendizado fica mais divertido, contribuindo com a inclusão digital. Podendo ser usado tanto na escola como em casa. Antes de serem disponibilizadas as escolas, o mesmo foi testado em escolas de campinas, na qual foram realizados alguns ajustes. Até o momento não apresentou nenhuma desvantagem em seu uso, obtendo 100% de aprovação.

Ao longo dos meses com a utilização desse recurso tecnológico a escola constatou um ganho significativo com o aprendizado desses alunos nas aulas de matemática, possibilitando a interação com os demais colegas, motivação e principalmente a compreensão e realização das atividades propostas e ao mesmo tempo proporcionando a inclusão digital com o ensino-aprendizagem. E mais uma vez a Escola Crescer e Aprender saiu na frente em questão de qualidade de ensino e ao proporcionar igualdade entre todos os alunos, buscando sempre todos os recursos possíveis para o bem estar de seus alunos. 

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