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Fonte: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2014/11/software-feito-na-unicamp-ajuda-no-ensino-de-matematica-para-deficientes.html
MiniMatecaVox!
Proporcionando ao deficiente visual o
aprendizado de forma lúdica.
Por: Edinara Carbonera RU 1198038. Geara
Carla do N. L. da Silva RU 725534. Juliana Aline Urbanek de Sales RU 254009.
Polo: Sitio Cercado – Curitiba.
Data: 22/08/20017
A educação inclusiva
está crescendo a cada dia na educação regular de ensino, tem se observado que as aulas são
muito visuais o que acaba deixando as crianças com deficiência visual de lado. Preocupada com a inclusão desses, a
Escola Crescer e Aprender, localizada na cidade de Curitiba-PR, que neste ano
de 2017 encontra-se matriculados quatro alunos com deficiência visual e baixa
visão em processo de alfabetização, adotou no início do ano o software MiniMatecaVox,
com a finalidade de proporcionar uma qualidade de ensino a esses alunos nas
aulas de matemática de forma lúdica e divertida.
Apreensiva com o bem estar desses
alunos que apresentavam dificuldades em compreender o conteúdo, a pedagoga
Alice realizou uma pesquisa com o intuito de encontrar um software de
preferência gratuito, de fácil manejo e instalação após uma longa busca
encontrou o software MiniMatecaVox. O programa
foi desenvolvido por Henderson Tavares de Souza contendo 20 aulas, com 15
atividades cada, totalizando um total de 300 atividades.
Muito bem elaborado e cuidadosamente
pensando na melhor maneira de ajudar as crianças, o aplicativo consegue de uma
maneira muito simples ensinar a matéria de matemática na qual os alunos
aprendem brincando e assim diversificando as aulas. De acordo com Henderson, “é escassa a quantidade de softwares
de matemática feitos para crianças com esta faixa de idade, existem muitas
pesquisas e iniciativas voltadas para o ensino de deficientes visuais, mas a
maioria delas é focada no ensino superior, para o desenvolvimento de atividades
de matemática mais complexas”, afirma o pesquisador.
O MiniMatecaVox foi desenvolvido para
auxiliar crianças entre 6 e 8 anos do ensino fundamental I. O aplicativo tem um
funcionamento muito simples que inicia por comando de voz, tanto de um adulto como
voz de crianças e é voltado para facilitar as atividades de matemática com
perguntas de áudio simples como, por exemplo: na somatória, divisão, subtração
e resolução de problemas. “O software se utiliza de perguntas em áudio para
ensinar os alunos a atender a disciplina de forma lúdica nas aulas com o
professor e também pode auxiliar no dever de casa ano ambiente familiar. Além
de ser um estimulo ao uso do computador e a inclusão digital”. Explica
Henderson. O aplicativo vem como um
complemento para ajudar pais e professores no desenvolvimento de uma boa
educação.
Os principais objetivos é proporcionar
as crianças autonomia para aprender contas básicas podendo fazer cálculos mentais,
viabilizando aos alunos a participação em todas as atividades propostas pelo
professor. Contribuindo para que o aprendizado seja o mais agradável possível.
Com esse aplicativo o estudante tem a possibilidade de compreender à lógica que
existe nos conteúdos de matemática e na superação dos seus problemas,
entendendo como chegou aos resultados.
O programa MiniMatecaVox oferece muitas vantagens, para a
escola por ser gratuito, fácil instalação e manuseio. Aos alunos auxilia para o
processo de ensino-aprendizagem, complementação das aulas, o aprendizado fica
mais divertido, contribuindo com a inclusão digital. Podendo ser usado tanto na
escola como em casa. Antes de serem disponibilizadas as escolas, o mesmo foi
testado em escolas de campinas, na qual foram realizados alguns ajustes. Até o
momento não apresentou nenhuma desvantagem em seu uso, obtendo 100% de
aprovação.
Ao longo dos meses com a utilização desse recurso
tecnológico a escola constatou um ganho significativo com o aprendizado desses
alunos nas aulas de matemática, possibilitando a interação com os demais
colegas, motivação e principalmente a compreensão e realização das atividades
propostas e ao mesmo tempo proporcionando a inclusão digital com o
ensino-aprendizagem. E mais uma vez a Escola Crescer e Aprender saiu na frente
em questão de qualidade de ensino e ao proporcionar igualdade entre todos os
alunos, buscando sempre todos os recursos possíveis para o bem estar de seus
alunos.
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