Por:
Evelin Rio Branco / RU 1702416
Denise Marinho de Assis / RU 1735500
Polo – Sitio Cercado / Curitiba - PR
Data (17/08/2017)

Todas as crianças têm
direito á educação e nos últimos anos á educação publica tem incluso junto aos
demais alunos crianças com outros tipos de deficiência, inclusive síndrome de Down
na rede regular de ensino.
Uma boa educação é bem
importante e produz benefícios para uma vida toda, isso não é diferente para as
crianças com síndrome de down, além de transmitir conhecimentos acadêmicos à
escolarização é fundamental no desenvolvimento psicoafetivo e no processo de
socialização.
Antigamente acredita-se
que crianças com síndrome de down nasciam com uma deficiência intelectual
severa. Hoje se sabe que desenvolvimento da criança depende fundamentalmente da
sua estimulação do enriquecimento do ambiente no qual esta inserida do incentivo
das pessoas a sua volta os professores e a família, com tais estímulos essa
criança tem a capacidade de se desenvolver muito e aprender com outro.
Com uso da tecnologia
hoje temos aplicativos que são aliados na estimulação de crianças com síndrome
de down, nos estudos já comprovados o processo de aprendizagem se da de forma
mais lenta que a dos outros pequenos que têm a mesma idade. Com uso das
tecnologias e aplicativos a educação já tem se tornado mais acessível, pois
costumam ser dinâmicas e ajudam no processo pois a criança aprende e brinca ao
mesmo tempo.
Hoje temos um aplicativo
criado para crianças da síndrome de Down chamado PLAYDOWN que podem ser utilizados de forma lúdica para desenvolvimento
de raciocínio lógico, motor, coordenação motora e autodomínio. Este aplicativo
já esta disponível para ser baixado reúne dez jogos com vários desafios de
níveis diferentes. Aplicativo este que
foi desenvolvido por alunos de uma escola técnica chamada Etec (Escola Técnica
Estadual) em Franco da Rocha, na grande SP.
Aplicativo hoje já é
utilizado em varias escolas de educação especial para junto com demais
atividades lúdicas ajudar a desenvolver.

Fonte
: http://joanaspohr.blogspot.com.br
Dentre outras inovações
de tecnologia temos a PLAYTABLE, é
uma mesa digital, interativa e multidisciplinar para educar e divertir crianças
á partir de 3 anos de idade.
É uma importante
ferramenta de inclusão para trabalho pedagógico com crianças de diferente tipos
de deficiências, como autismo, síndrome de Down, surdez, deficiências motoras
entre outras. Os aplicativos instalados permitem o uso compartilhado ou
especifico para uma criança.
Ajuda á criança a
desenvolver habilidades cognitivas e de coordenação motora, além de trabalhar
assuntos específicos como alfabetização, matemática, ciências, artes e
historia. A tecnologia tem objetivo de estimular a criança a se desenvolver e
se divertir ao mesmo tempo.
Dentro dos aplicativos
instalados no playtable são fundamentados nas diretrizes curriculares do MEC,
tanto para educação infantil quanto para anos iniciais, com assuntos
específicos os aplicativos desenvolvem na criança o raciocino lógico.

Terezinha Janzen “
Coordenadora Pedagógica do Colégio Sagrada Família, diz que esta fazendo muito sucesso entre as
crianças e adultos, a professora diz que é simples de utilizar aparelho diz que cativou os
alunos da educação infantil e ensino fundamental I todos gostaram e estão super motivados com inovação.
Ambos os aplicativos
ajudam no desenvolvimento da criança ambos foram desenvolvidos com o intuito de
oferecer aos alunos com déficits de aprendizagens, autismo crianças com síndrome
de down a mesa e aplicativo instiga a criança a brincar e faz com que se
desenvolva, que observe as cores que mentalize que estimule sua autonomia é um
maneira dinâmica, lúdica e um grande avanço tecnológico para ajudar os professores
em sala de aula possibilitando não somente á expansão na área educacional mais
também autonomia, estimulação e aperfeiçoamento da linguagem, treino de
coordenação motora integração social e afetiva é usada hoje sala de aula como
aprimoramento nas atividades pedagógicas.
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