quinta-feira, 17 de agosto de 2017

PlayTable e PlayDown ferramenta de inclusão e desenvolvimento - Polo Sitio Cercado

Por:
Evelin Rio Branco / RU 1702416
Denise Marinho de Assis /  RU 1735500
Polo – Sitio Cercado / Curitiba - PR
Data (17/08/2017)

sindrome-de-Down-715x415.jpg



Todas as crianças têm direito á educação e nos últimos anos á educação publica tem incluso junto aos demais alunos crianças com outros tipos de deficiência, inclusive síndrome de Down na rede regular de ensino.
Uma boa educação é bem importante e produz benefícios para uma vida toda, isso não é diferente para as crianças com síndrome de down, além de transmitir conhecimentos acadêmicos à escolarização é fundamental no desenvolvimento psicoafetivo e no processo de socialização.

Antigamente acredita-se que crianças com síndrome de down nasciam com uma deficiência intelectual severa. Hoje se sabe que desenvolvimento da criança depende fundamentalmente da sua estimulação do enriquecimento do ambiente no qual esta inserida do incentivo das pessoas a sua volta os professores e a família, com tais estímulos essa criança tem a capacidade de se desenvolver  muito e aprender com  outro.

Com uso da tecnologia hoje temos aplicativos que são aliados na estimulação de crianças com síndrome de down, nos estudos já comprovados o processo de aprendizagem se da de forma mais lenta que a dos outros pequenos que têm a mesma idade. Com uso das tecnologias e aplicativos a educação já tem se tornado mais acessível, pois costumam ser dinâmicas e ajudam no processo pois a criança aprende e brinca ao mesmo tempo.

Hoje temos um aplicativo criado para crianças da síndrome de Down chamado PLAYDOWN que podem ser utilizados de forma lúdica para desenvolvimento de raciocínio lógico, motor, coordenação motora e autodomínio. Este aplicativo já esta disponível para ser baixado reúne dez jogos com vários desafios de níveis diferentes.  Aplicativo este que foi desenvolvido por alunos de uma escola técnica chamada Etec (Escola Técnica Estadual) em Franco da Rocha, na grande SP.
Aplicativo hoje já é utilizado em varias escolas de educação especial para junto com demais atividades lúdicas ajudar a desenvolver.

PLAYDOWN-02-550.jpg
Fonte : http://joanaspohr.blogspot.com.br


Dentre outras inovações de tecnologia temos a PLAYTABLE, é uma mesa digital, interativa e multidisciplinar para educar e divertir crianças á partir de 3 anos de idade.
É uma importante ferramenta de inclusão para trabalho pedagógico com crianças de diferente tipos de deficiências, como autismo, síndrome de Down, surdez, deficiências motoras entre outras. Os aplicativos instalados permitem o uso compartilhado ou especifico para uma criança.
Ajuda á criança a desenvolver habilidades cognitivas e de coordenação motora, além de trabalhar assuntos específicos como alfabetização, matemática, ciências, artes e historia. A tecnologia tem objetivo de estimular a criança a se desenvolver e se divertir ao mesmo tempo.
Dentro dos aplicativos instalados no playtable são fundamentados nas diretrizes curriculares do MEC, tanto para educação infantil quanto para anos iniciais, com assuntos específicos os aplicativos desenvolvem na criança o raciocino lógico.


child1.png

                                                Fonte: http://playtable.com.br
Terezinha Janzen “ Coordenadora Pedagógica do Colégio Sagrada Família,  diz que esta fazendo muito sucesso entre as crianças e adultos, a professora diz que é simples de utilizar aparelho diz que cativou os alunos da educação infantil e ensino fundamental I todos gostaram e estão super motivados com inovação.


Ambos os aplicativos ajudam no desenvolvimento da criança ambos foram desenvolvidos com o intuito de oferecer aos alunos com déficits de aprendizagens, autismo crianças com síndrome de down a mesa e aplicativo instiga a criança a brincar e faz com que se desenvolva, que observe as cores que mentalize que estimule sua autonomia é um maneira dinâmica, lúdica e um grande avanço tecnológico para ajudar os professores em sala de aula possibilitando não somente á expansão na área educacional mais também autonomia, estimulação e aperfeiçoamento da linguagem, treino de coordenação motora integração social e afetiva é usada hoje sala de aula como aprimoramento nas atividades pedagógicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário