TECNOLOGIA A SERVIÇO DA
INCLUSÃO
Português para Surdos.
Por: Marcia Pedrozo Soares, RU 331738
Polo: Sítio Cercado – Curitiba
Data: 19/08/2017
|
Fonte:
pt.slideshare.net
Desenvolvido em 05 de
fevereiro de 2007 pelo Instituto de Psicologia (IP) da Universidade de Brasília
(UNB), Domingos Sávio Coelho, um modelo de ensino bilíngue para facilitar a
alfabetização de surdos
Aproximadamente 80% da
população de surdos abandonam o ensino fundamental por falta de suporte durante
a aprendizagem e apenas 3% completam ao ensino médio. Em escolas comuns, os
estudantes estão habituados a serem alfabetizados por meio de fonemas, das
figuras e das palavras. O aluno com deficiência auditiva, nesse método fica
lesado, visto que não consegue assimilar a relação entre sons, sequencias de
palavras e contexto.
Tentativa de solucionar o
problema, foi juntar texto, língua de sinais e imagens, com o software a ideia
é trabalhar língua de sinais e o português. É como ensinar uma língua
estrangeira para um brasileiro que não fala brasileiro.
Entende-se que a educação
para crianças surdas acontece com dois procedimentos. A criança surda deve ter
um ensino bilíngue, quer dizer, conhecer duas línguas, a língua de sinais
(Libras) e a língua portuguesa, considerando que nem toda criança surda nasce
sabendo língua de sinais, por isso a necessidade que elas aprendam.
Dentre a diferença de uma
língua para outra, compreende-se que a língua de sinais é uma linguagem visual
e representativa, e língua portuguesa é linguagem escrita, no caso dos surdos,
é “não oral”, pois sua importância está em aprender a conhecer o signo
linguístico e interpretá-lo na sua produção escrita. Já para os ouvintes, a
língua portuguesa é fundamentada não somente na escrita, como também na
oralidade. Compreende-se, portanto que há diferença entre a língua e a
linguagem. Libras trata-se de sinais e não de linguagem.
A ferramenta visa
apresentar texto, língua de sinais e imagens durante o processo de ensino
aprendizagem do aluno surdo. A criança que utilizá-lo vai aprender a língua de
sinais, Libras e em seguida a palavra em português, a segunda língua que ela
deve aprender, e por último, vem o desenho da figura auxiliando a identificar a
palavra explica Coelho.
O programa dispõe de uma
série de exercícios para ver se o aluno compreendeu o que foi ensinado e
permite que o professor saiba o número de acertos e erros cometidos por cada
criança, além do tempo que levou para compreender a palavra, A ferramenta
poderá ser utilizada pelos professores para preparar suas aulas que serão
incluídas na Internet.
O preparo das aulas é
fácil, com acesso há um banco de imagens, qualquer um hospedado na internet,
que tenha as imagens equivalentes com o que o professor deseja trabalhar e
fazer pares agregados entre as imagens e palavras, sempre dentro do seu próprio
contexto, da sua necessidade e realidade. Permite trabalhar só vocábulos,
orações e sequência de orações, fazendo isso como parte de uma história. O
professor pode utilizar um vídeo e decompor em pequenas partes, trabalhando as
orações que decorrem desse vídeo. Com o
privilégio também de outros professores compartilharem conteúdo e trocar ideias
sobre as aulas.
O Bilíngue é um software
livre, disponível na internet no www.surdobilingue.org, o
usuário pode pedir um cadastro e por meio do cadastro, poderá ter acesso as
aulas já hospedadas no site e baixar em seu computador, podendo ser um
computador que rode programa simples. Qualquer pessoa em qualquer parte do
mundo pode ter acesso.

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