sexta-feira, 18 de agosto de 2017

RU: 331738 - MARCIA PEDROZO SOARES

TECNOLOGIA A SERVIÇO DA INCLUSÃO
Português para Surdos.


Por: Marcia Pedrozo Soares, RU 331738
Polo: Sítio Cercado – Curitiba
Data: 19/08/2017



 



 Fonte: pt.slideshare.net

Desenvolvido em 05 de fevereiro de 2007 pelo Instituto de Psicologia (IP) da Universidade de Brasília (UNB), Domingos Sávio Coelho, um modelo de ensino bilíngue para facilitar a alfabetização de surdos
Aproximadamente 80% da população de surdos abandonam o ensino fundamental por falta de suporte durante a aprendizagem e apenas 3% completam ao ensino médio. Em escolas comuns, os estudantes estão habituados a serem alfabetizados por meio de fonemas, das figuras e das palavras. O aluno com deficiência auditiva, nesse método fica lesado, visto que não consegue assimilar a relação entre sons, sequencias de palavras e contexto.
Tentativa de solucionar o problema, foi juntar texto, língua de sinais e imagens, com o software a ideia é trabalhar língua de sinais e o português. É como ensinar uma língua estrangeira para um brasileiro que não fala brasileiro.
Entende-se que a educação para crianças surdas acontece com dois procedimentos. A criança surda deve ter um ensino bilíngue, quer dizer, conhecer duas línguas, a língua de sinais (Libras) e a língua portuguesa, considerando que nem toda criança surda nasce sabendo língua de sinais, por isso a necessidade que elas aprendam.
Dentre a diferença de uma língua para outra, compreende-se que a língua de sinais é uma linguagem visual e representativa, e língua portuguesa é linguagem escrita, no caso dos surdos, é “não oral”, pois sua importância está em aprender a conhecer o signo linguístico e interpretá-lo na sua produção escrita. Já para os ouvintes, a língua portuguesa é fundamentada não somente na escrita, como também na oralidade. Compreende-se, portanto que há diferença entre a língua e a linguagem. Libras trata-se de sinais e não de linguagem.
A ferramenta visa apresentar texto, língua de sinais e imagens durante o processo de ensino aprendizagem do aluno surdo. A criança que utilizá-lo vai aprender a língua de sinais, Libras e em seguida a palavra em português, a segunda língua que ela deve aprender, e por último, vem o desenho da figura auxiliando a identificar a palavra explica Coelho.
O programa dispõe de uma série de exercícios para ver se o aluno compreendeu o que foi ensinado e permite que o professor saiba o número de acertos e erros cometidos por cada criança, além do tempo que levou para compreender a palavra, A ferramenta poderá ser utilizada pelos professores para preparar suas aulas que serão incluídas na Internet.
O preparo das aulas é fácil, com acesso há um banco de imagens, qualquer um hospedado na internet, que tenha as imagens equivalentes com o que o professor deseja trabalhar e fazer pares agregados entre as imagens e palavras, sempre dentro do seu próprio contexto, da sua necessidade e realidade. Permite trabalhar só vocábulos, orações e sequência de orações, fazendo isso como parte de uma história. O professor pode utilizar um vídeo e decompor em pequenas partes, trabalhando as orações que decorrem desse vídeo.  Com o privilégio também de outros professores compartilharem conteúdo e trocar ideias sobre as aulas.

O Bilíngue é um software livre, disponível na internet no www.surdobilingue.org, o usuário pode pedir um cadastro e por meio do cadastro, poderá ter acesso as aulas já hospedadas no site e baixar em seu computador, podendo ser um computador que rode programa simples. Qualquer pessoa em qualquer parte do mundo pode ter acesso.

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