COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA COM BOARDMAKER: A TECNOLOGIA ASSISTIVA EM PROL DA EDUCAÇÃO
Por Juliana Isabel Thives RU 1506764
Thais de Ramos Magalhães RU 1402427
Polo Sitio Cercado – Curitiba PR
Data 14/08/2017
Fonte: Blog Professor Luiz Elcides
Dentro do ambiente escolar é possível observar que existem muitas diferenças entre os alunos. Por isso é necessário que a escola providencie métodos para suprir às necessidades de aprendizagem para todos. O uso de aplicativos e programas tecnológicos como recurso pedagógico tem sido cada vez mais utilizado no processo inclusivo, entre eles está o software Boardmaker, Board refere-se à "prancha" e maker quer dizer "produtor", foi criado no início dos anos 80 pela fonoaudióloga americana Rosana Mayer Johnson, é uma ferramenta projetada para elaborar pranchas de comunicação alternativa, que contém 4.500 imagens de fácil compreensão (Símbolos de comunicação Pictórica ou PCs), entre outras funções para efetuar meios de comunicação diferenciados, são instrumentos educativos com ícones gráficos impressos e distribuídos aos alunos (Imagem 1). A comunicação alternativa serve como suporte para alunos que possuem dificuldades permanentes ou temporárias na comunicação tanto na linguagem como na caligrafia.
(Imagem 1) Fonte: Blog Meu baú de memória
O software pode ser utilizado a partir do Ensino Fundamental independente das habilidades dos estudantes, a proposta é oportunizar a inclusão dos educandos com a introdução da comunicação alternativa. Os educadores devem ficar atentos quanto à adaptação dos alunos através da observação e análise de desenvolvimento.
O Boardmaker permite a realização em diversas formas de práticas pedagógicas em sala de aula podendo ser usado também por terapeutas fonoaudiólogos e pais de alunos com necessidades especiais (autismo, paralisia cerebral, afasia ou outras deficiências que afetam o desenvolvimento cognitivo) através dele é possível elaborar agenda, calendário (Imagem 2), regras, recomendações (Imagem 3), indicação de locais, apostilas plásticas com páginas temáticas, símbolos e imagens, livros com exercícios interativos, placas de saída de voz, além da função "Simbolar" que possibilita a produção de textos com símbolos. É um ótimo recurso para trabalhar com as disciplinas de Português e Matemática. É importante destacar que este método não substitui a linguagem oral, porém auxilia como um complemento motivacional.
(Imagem 2) Fonte: Adapta reincluir (Imagem 3) Fonte: Clik Tecnologia Assistiva
A principal característica deste aplicativo é oportunizar a construção de meios de comunicação e aprendizado de acordo com as necessidades e etapas do desenvolvimento educacional do estudante.
A grande vantagem é que o programa faz a adaptação de materiais de aprendizagem e auxilio educacional de forma ágil e simples sendo considerado pelos consumidores o software mais completo nessa modalidade. "Boardmaker é a melhor coisa já criada para terapia de fala! Eu gostaria de poder dar esse software a todas as famílias com quem trabalho". destacou no site da MJ Mayer Johnson, Jenny G. usuária do sistema. A desvantagem é que este programa possui um custo considerávelmente alto, aqui no Brasil, é traduzido e comercializado pela Clik Tecnologia Assistiva.
A educação inclusiva, da mesma maneira que a tecnologia, é consequência do desenvolvimento constante dos fatores sociais, por esse motivo, é de extrema importância que os profissionais da educação ao lado de outros intermediários, abram caminhos para este novo espaço do conhecimento incluindo as tecnologias de informação e comunicação que oferecem soluções e vantagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário