quarta-feira, 16 de agosto de 2017

1506764 Juliana Isabel Thives, 1402427 Thais de Ramos Magalhães


COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA COM BOARDMAKER:  A TECNOLOGIA ASSISTIVA EM PROL DA EDUCAÇÃO 

Por Juliana Isabel Thives RU 1506764 
Thais de Ramos Magalhães RU 1402427 
Polo Sitio Cercado – Curitiba PR 
Data 14/08/2017 

 
            Fonte: Blog Professor Luiz Elcides  

        Dentro do ambiente escolar é possível observar que existem muitas diferenças entre os alunos. Por isso é necessário que a escola providencie métodos para supriàs necessidades de aprendizagem para todos. O uso de aplicativos e programas tecnológicos como recurso pedagógico tem sido cada vez mais utilizado no processo inclusivoentre eles está o software BoardmakerBoard refere-se à "prancha" e maker quer dizer "produtor",  foi criado no início dos anos 80 pela fonoaudióloga americana Rosana Mayer Johnsoné uma ferramenta projetada para elaborar pranchas de comunicação alternativaque contém 4.500 imagens de fácil compreensão (Símbolos de comunicação Pictórica ou PCs), entre outras funções para efetuar meios de comunicação diferenciados, são instrumentos educativos com ícones gráficos impressos e distribuídos aos alunos (Imagem 1).  A comunicação alternativa serve como suporte para alunos que possuem dificuldades permanentes ou temporárias na comunicação tanto na linguagem como na caligrafia. 
  
(Imagem 1) Fonte: Blog Meu baú de memória 
       
      
       software pode ser utilizado a partir do Ensino Fundamental independente das habilidades dos estudantes, a proposta é oportunizar a inclusão dos educandos com a introdução da comunicação alternativa. Os educadores devem ficar atentos quanto à adaptação dos alunos através da observação e análise de desenvolvimento.  
      Boardmaker permite a realização em diversas formas de práticas pedagógicas em sala de aula podendo ser usado também por terapeutas fonoaudiólogos e pais de alunos com necessidades especiais (autismo, paralisia cerebral, afasia ou outras deficiências que afetam o desenvolvimento cognitivoatravés dele é possível elaborar agenda, calendário (Imagem 2), regrasrecomendações (Imagem 3),  indicação de locaisapostilas plásticas com páginas temáticas, símbolos e imagens, livros com exercícios interativos, placas de saída de voz, além da função "Simbolar" que possibilita a produção de textos com símbolos. É um ótimo recurso para trabalhar com as disciplinas de Português e Matemática. É  importante destacar que este método não substitui a linguagem oral, porém auxilia como um complemento motivacional.   


      
       (Imagem 2) Fonte: Adapta reincluir                (Imagem 3) Fonte: Clik Tecnologia Assistiva 

    A principal característica deste aplicativo é oportunizar a construção de meios de comunicação e aprendizado de acordo com as necessidades e etapas do desenvolvimento educacional do estudante.       
      
       
    A  grande vantagem  é que o programa faz a adaptação de materiais de aprendizagem e auxilio educacional de forma ágil e simples sendo considerado pelos consumidores o software mais completo nessa modalidade. "Boardmaker é a melhor coisa já criada para terapia de fala! Eu gostaria de poder dar esse software a todas as famílias com quem trabalho". destacou no site  da MJ Mayer Johnson, Jenny G. usuária do sistema.  A desvantagem é que este  programa possui um custo considerávelmente alto, aqui no Brasil, é traduzido e comercializado pela Clik Tecnologia Assistiva. 
     A educação inclusiva, da mesma maneira que a  tecnologia, é consequência do desenvolvimento constante dos fatores sociais, por esse motivoé de extrema importância que os profissionais da educação ao lado de  outros intermediários, abram caminhos para este novo espaço do conhecimento incluindo as  tecnologias de informação e comunicação que oferecem soluções e vantagens  

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