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É
de fundamental importância a discussão acerca da inclusão digital das pessoas com
deficiência. Para nortear este enfoque, alguns conceitos são necessários: Acessibilidade
ao meio físico: possibilidade e condição de alcance para
utilização, com segurança e autonomia, dos espaços, mobiliários e equipamentos
urbanos, das edificações e dos transportes, por pessoa com qualquer tipo de deficiência
ou mobilidade reduzida. Acessibilidade digital: flexibilidade
do acesso à informação e interação dos usuários que possuam algum tipo de deficiência
ou necessidade especial, no que se refere aos mecanismos de navegação e
apresentação das páginas, operação de software, hardware e adaptação de
ambientes e situações. Embora a maioria da população não perceba, pessoas com
necessidades especiais deparam-se com algumas barreiras ao acessar a Internet,
devido à disposição das informações, as tecnologias utilizadas e as formas de
comunicação. Existem hoje diferentes tipos de tecnologias que permitem que as
pessoas com deficiência visual tenham acesso à produtos, serviços e
informações, em igualdade de condições com as demais pessoas.
A
tecnologia assistiva, como uma via que assegura a acessibilidade e a inclusão,
fatores que, claramente, alimentam a cidadania, ganhou espaço para que
diferentes vozes fossem ouvidas, para que diferentes temas fossem veiculados,
para que diferentes propostas fossem analisadas.
Todo
e qualquer produto eletrônico, pode ser facilmente adaptado para uso de pessoas
com baixa visão, dislexia ou cegas. Essa adaptação é feita mediante a
instalação de softwares gratuitos, chamados de “leitores de tela”, presentes no ambiente Windows, Linux, Android, IOS,
entre outros.
Segundo
Lucas, hoje acadêmico de História, que fez uso dessa tecnologia durante toda a
sua vida escolar, desde o seu ingresso no EF1, na escola pública até
quando de formou no ensino médio e ainda hoje utiliza essa ferramenta de
auxílio em sua faculdade, os leitores de tela vieram a facilitar todo o seu
processo de ensino-aprendizagem. Segundo ele, esse aplicativo possibilitou que
pudesse ter acesso a todo o conteúdo em todas as séries que cursou. Com ele,
Lucas pode realizar pesquisas e atividades em igualdade com os demais alunos.
Cabe colocar ainda, que esse aplicativo, não é somente um facilitador em sala de aula, mas para as pessoas cegas, é
de fundamental importância em toda a sua vida, pois através dele, a pessoa pode
ter total autonomia no acesso a todas as funções do computador, incluindo
acesso a internet e a serviços bancários, edição de textos, leitura de livros,
etc.
Há
certa tendência, em alguns meios, de acreditar que a inclusão e a
acessibilidade são diferenciais não obrigatórios. Segundo as leis federais (LBI
- L.13146), porém, é dever do Estado, da sociedade e de toda e qualquer
instituição, assegurar à pessoa com deficiência, com prioridade e em igualdade
de condições, a promoção de todos os direitos referentes a vida, a educação, ao
acesso a informação e a dignidade; dentre outros decorrentes da constituição,
sem discriminação alguma.
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