quinta-feira, 24 de agosto de 2017

553057 - Elaine Cristina Bouchokovski - O papel da tecnologia assistiva na inclusão digital de alunos com deficiência visual


                         O papel da tecnologia assistiva na inclusão digital
                                                     dos alunos com deficiência visual

          Por  Elaine Cristina Bouchokovski
RU: 553057
Polo Sítio Cercado  – Curitiba
Data :

Fonte: Um olhar diferente

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É de fundamental importância a discussão acerca da inclusão digital das pessoas com deficiência. Para nortear este enfoque, alguns conceitos são necessários: Acessibilidade ao meio físico: possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações e dos transportes, por pessoa com qualquer tipo de deficiência ou mobilidade reduzida. Acessibilidade digital: flexibilidade do acesso à informação e interação dos usuários que possuam algum tipo de deficiência ou necessidade especial, no que se refere aos mecanismos de navegação e apresentação das páginas, operação de software, hardware e adaptação de ambientes e situações. Embora a maioria da população não perceba, pessoas com necessidades especiais deparam-se com algumas barreiras ao acessar a Internet, devido à disposição das informações, as tecnologias utilizadas e as formas de comunicação. Existem hoje diferentes tipos de tecnologias que permitem que as pessoas com deficiência visual tenham acesso à produtos, serviços e informações, em igualdade de condições com as demais pessoas.
A tecnologia assistiva, como uma via que assegura a acessibilidade e a inclusão, fatores que, claramente, alimentam a cidadania, ganhou espaço para que diferentes vozes fossem ouvidas, para que diferentes temas fossem veiculados, para que diferentes propostas fossem analisadas.
Todo e qualquer produto eletrônico, pode ser facilmente adaptado para uso de pessoas com baixa visão, dislexia ou cegas. Essa adaptação é feita mediante a instalação de softwares gratuitos, chamados de “leitores de tela”, presentes no ambiente Windows, Linux, Android, IOS, entre outros.
Segundo Lucas, hoje acadêmico de História, que fez uso dessa tecnologia durante         toda a  sua vida escolar, desde o seu ingresso no EF1, na escola pública até quando de formou no ensino médio e ainda hoje utiliza essa ferramenta de auxílio em sua faculdade, os leitores de tela vieram a facilitar todo o seu processo de ensino-aprendizagem. Segundo ele, esse aplicativo possibilitou que pudesse ter acesso a todo o conteúdo em todas as séries que cursou. Com ele, Lucas pode realizar pesquisas e atividades em igualdade com os demais alunos. Cabe colocar ainda, que esse aplicativo, não é somente um facilitador  em sala de aula, mas para as pessoas cegas, é de fundamental importância em toda a sua vida, pois através dele, a pessoa pode ter total autonomia no acesso a todas as funções do computador, incluindo acesso a internet e a serviços bancários, edição de textos, leitura de livros, etc.
Há certa tendência, em alguns meios, de acreditar que a inclusão e a acessibilidade são diferenciais não obrigatórios. Segundo as leis federais (LBI - L.13146), porém, é dever do Estado, da sociedade e de toda e qualquer instituição, assegurar à pessoa com deficiência, com prioridade e em igualdade de condições, a promoção de todos os direitos referentes a vida, a educação, ao acesso a informação e a dignidade; dentre outros decorrentes da constituição, sem discriminação alguma.
                                                             
                                                
 


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