segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Daniele de Fatima Souza 1031788, Maria Jacira de Souza 1063101, Thaisa A Guedes Bridaroli 249738


TECNOLOGIA A FAVOR DA INCLUSÃO

Por  Daniele de Fatima Souza 1031877/ Maria Jacira de Souza 1063101/ Thaisa A Guedes Bridaroli 249738
Polo – Sitio Cercado
Data- 26/08/2017


Aplicativos: aliados na estimulação

Duas fonoaudiólogas da APAE de São Paulo produziram um artigo para relatar suas experiências positivas com o uso de tablets como ferramenta de estimulação para pessoas com síndrome de Down.  Para realizar a pesquisa foi utilizado como base a reportagem e criação de Adriana Fernandes de Souza Aquino e Priscila Gama Martins,  no texto há informações e dicas de aplicativos para uso no iPad e em tablets com o sistema operacional Android.
Os aplicativos selecionados estimulam o desenvolvimento cognitivo, a fala e a linguagem, a percepção auditiva e visual, Os aplicativos selecionados estimulam o desenvolvimento cognitivo, a fala e a linguagem, a percepção auditiva e visual, a concentração, a memória e outras capacidades. Reproduzimos abaixo o artigo e a lista com os aplicativos – alguns são gratuitos.
Ampliando conhecimento no mundo inclusão
Estamos na era de grandes avanços tecnológicos, sendo fundamental lançarmos mão dessas ferramentas em prol da saúde da comunicação humana.
É sabido que a criança portadora de sindrome de Down necessita de recursos que lhe possibiletem a interação e desenvolvimento cognitvo, visando a aquisição de estimulos que contribuam para ampliação de conhecimentos pedagogicos.
É notório que a evolução dos dispositivos móveis, como o tablet (dispositivo eletrônico pessoal em forma de prancheta), com seus vários recursos proporcionados pela tecnologia Android (sistema operacional para dispositivos móveis) ou pela tecnologia desenvolvida pela Apple (fabricante do iPad), tem promovido uma interatividade mais empolgante e atraente devido a inúmeros fatores, como a exploração dos diversos canais sensoriais como o visual, auditivo e tátil, além de sua praticidade e o fácil manuseio.
Em sala de aula,  com turmas iniciando a alfabetização ou seja Pré e 1º Ano, o uso do tablet se deu  maneira tímida, utilizando como estratégia pedagogica para estimular linguagem  utilizando aplicativos de músicas infantis, como por exemplo: “A galinha Pintadinha”.
Gradativamente foi se ampliando o uso do tablet e identificando diversos aplicativos, com conteúdos significativos que possibilitavam o trabalho com as funções básicas da linguagem, o aprendizado de diversos conceitos, a estimulação da vocalização e o interesse pela comunicação.
Para surpresa das professoras a resposta foi surpreendente, mesmo com as crianças pequenas. Um dos aspectos observados foi com relação à atenção e sua manutenção, pois é sabido que as crianças com deficiência intelectual dispersam-se com facilidade, dificultando assim o processo de memorização e de aprendizagem. Com os alunos  maiores de três anos que já estão inseridos em escolas e na fase de pré-alfabetização a utilização foi de extrema importância pelo despertar da percepção, da concentração, aquisição de conceitos básicos (cores, animais, frutas, formas), nomeação, categorização e início do aprendizado das letras do alfabeto, enfim, funções que fazem parte do desenvolvimento cognitivo.
Outro aspecto observado foi o interesse que foi despertado pela comunicação, tanto pela interação com os conteúdos dos aplicativos. Foi possivel perceber  avanços nas vocalizações em crianças que não apresentavam nenhuma oralidade, bem como o aumento em outras que já haviam iniciado a emissão oral.
 O uso de tecnologia possibilita igualdade de condições e oportunidades a todos. Não deixando de citar o envolvimento e participação da família neste processo, possibilitando uma relação mais próxima e afetiva, lembrando que o afeto é uma questão importante no processo de ensino aprendizagem, pois aprender também é formar laços com quem ensina. O uso de reforçadores também ajudou, pois a motivação para aprender está nas reações e comportamentos das pessoas ao redor, neste caso as reações da família e da professora diante da observação do progresso, encorajando e estimulando o entusiasmo de nossos educandos.
 Vale ressaltar que todos os aplicativos estimulam o desenvolvimento cognitivo, nos quais estão implícitos a aquisição da fala e linguagem, a percepção auditiva e visual, atenção, concentração, categorização, memória, discriminação auditiva, formação de conceitos básicos, planejamento, pensamento e criatividade, além de promover uma experiência lúdica diferente e inovadora.


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