TECNOLOGIA A FAVOR DA
INCLUSÃO
Por Daniele de Fatima Souza
1031877/ Maria Jacira de Souza 1063101/ Thaisa A Guedes Bridaroli 249738
Polo – Sitio Cercado
Data- 26/08/2017
Aplicativos: aliados na estimulação
Duas fonoaudiólogas da APAE de São Paulo produziram
um artigo para relatar suas experiências positivas com o uso de tablets como
ferramenta de estimulação para pessoas com síndrome de Down. Para realizar a pesquisa foi utilizado como
base a reportagem e criação de Adriana Fernandes de Souza Aquino e Priscila
Gama Martins, no texto há informações e
dicas de aplicativos para uso no iPad e em tablets com o sistema operacional
Android.
Os
aplicativos selecionados estimulam o desenvolvimento cognitivo, a fala e a
linguagem, a percepção auditiva e visual, Os
aplicativos selecionados estimulam o desenvolvimento cognitivo, a fala e a
linguagem, a percepção auditiva e visual, a concentração, a memória e outras
capacidades. Reproduzimos abaixo o artigo e a lista com os aplicativos – alguns
são gratuitos.
Ampliando
conhecimento no mundo inclusão
Estamos na
era de grandes avanços tecnológicos, sendo fundamental lançarmos mão dessas
ferramentas em prol da saúde da comunicação humana.
É sabido
que a criança portadora de sindrome de Down necessita de recursos que lhe
possibiletem a interação e desenvolvimento cognitvo, visando a aquisição de
estimulos que contribuam para ampliação de conhecimentos pedagogicos.
É notório
que a evolução dos dispositivos móveis, como o tablet (dispositivo eletrônico
pessoal em forma de prancheta), com seus vários recursos proporcionados pela
tecnologia Android (sistema operacional para dispositivos móveis) ou pela
tecnologia desenvolvida pela Apple (fabricante do iPad), tem promovido uma
interatividade mais empolgante e atraente devido a inúmeros fatores, como a
exploração dos diversos canais sensoriais como o visual, auditivo e tátil, além
de sua praticidade e o fácil manuseio.
Em sala de
aula, com turmas iniciando a
alfabetização ou seja Pré e 1º Ano, o uso do tablet se deu maneira tímida, utilizando como estratégia
pedagogica para estimular linguagem
utilizando aplicativos de músicas infantis, como por exemplo: “A galinha
Pintadinha”.
Gradativamente
foi se ampliando o uso do tablet e identificando diversos aplicativos, com
conteúdos significativos que possibilitavam o trabalho com as funções básicas
da linguagem, o aprendizado de diversos conceitos, a estimulação da vocalização
e o interesse pela comunicação.
Para
surpresa das professoras a resposta foi surpreendente, mesmo com as crianças
pequenas. Um dos aspectos observados foi com relação à atenção e sua manutenção,
pois é sabido que as crianças com deficiência intelectual dispersam-se com
facilidade, dificultando assim o processo de memorização e de aprendizagem. Com
os alunos maiores de três anos que já
estão inseridos em escolas e na fase de pré-alfabetização a utilização foi de
extrema importância pelo despertar da percepção, da concentração, aquisição de
conceitos básicos (cores, animais, frutas, formas), nomeação, categorização e
início do aprendizado das letras do alfabeto, enfim, funções que fazem parte do
desenvolvimento cognitivo.
Outro
aspecto observado foi o interesse que foi despertado pela comunicação, tanto
pela interação com os conteúdos dos aplicativos. Foi possivel perceber avanços nas vocalizações em crianças que não
apresentavam nenhuma oralidade, bem como o aumento em outras que já haviam
iniciado a emissão oral.
O uso de tecnologia possibilita igualdade de
condições e oportunidades a todos. Não deixando de citar o envolvimento e
participação da família neste processo, possibilitando uma relação mais próxima
e afetiva, lembrando que o afeto é uma questão importante no processo de ensino
aprendizagem, pois aprender também é formar laços com quem ensina. O uso de
reforçadores também ajudou, pois a motivação para aprender está nas reações e comportamentos
das pessoas ao redor, neste caso as reações da família e da professora diante
da observação do progresso, encorajando e estimulando o entusiasmo de nossos
educandos.
Vale ressaltar que todos os aplicativos
estimulam o desenvolvimento cognitivo, nos quais estão implícitos a aquisição
da fala e linguagem, a percepção auditiva e visual, atenção, concentração,
categorização, memória, discriminação auditiva, formação de conceitos básicos,
planejamento, pensamento e criatividade, além de promover uma experiência
lúdica diferente e inovadora.

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