PROGRAMA LIVOX CONQUISTA
EDUCADORES EM CURITIBA
NOME: Patrícia Rodrigues da
Silva
RU:
401496
NOME: Silvana De Macena
Martins Pizani
RU: 1403325
POLO: PAP CURITIBA (SÍTIO
CERCADO) - PR
Data: 16/08/2017
Fonte: Google Imagens
Livox
O aplicativo brasileiro Livox (Liberdade em
voz Alta) permite pessoas com deficiência na fala se comunicar dentro e fora da
sala de aula. Professores da Escola Municipal Novo Mundo em Curitiba-PR, utilizam
o aplicativo em tablets como ferramenta de apoio para seus alunos com
deficiências, para desenvolver habilidades que facilitem o aprendizado dos alunos nas
aulas regulares.
O
aplicativo Livox surgiu da necessidade de um pai (Carlos Edmar Pereira) e de
uma mãe (Aline Costa Pereira) em desenvolver e promover a autonomia na
comunicação da sua filha (Clara Costa Pereira) que tem paralisia cerebral. O software
possui um catálogo de palavras e imagens que são reproduzidas em áudio quando
são selecionadas ou digitadas. O programa é para tablet android que permite que
as pessoas com deficiência aprendam e se comuniquem. Possui algoritmos para
distúrbios motores, cognitivos e visuais, o diferencial é para cada pessoa de
acordo com o tipo e grau de sua deficiência. O Benefício proporcionado pelo Livox
foi reconhecido pala Organização das Nações Unidas (ONU). A qual premiou como a
melhor tecnologia inclusiva do mundo.
A
Secretaria Municipal de Educação do Paraná adquiriu duas mil licenças do Livox
para usar com alunos da educação especial e da educação infantil em 2017. O
aplicativo foi instalado em dois mil tablets distribuídos para 80 escolas dos anos
inicias do ensino fundamental. O Livox vai facilitar a comunicação de cerca de
180 estudantes da rede municipal com paralisia cerebral, autismo, surdez e
outros tipos de deficiências que causem dificuldades na fala.
Em
entrevista com a Professora de apoio de língua portuguesa Débora (31) que
leciona com alunos entre 5 a 7 anos no primeiro ano do ensino fundamental e acompanha
o aluno Lohan P. da Cruz (7) relata como tem sido sua
experiência. “Eu encaro o Livox não somente como uma ferramenta tecnológica, eu
vejo o Livox como uma forma de incluir a pessoa especial, consigo ver uma
perspectiva de socialização. Com ajuda do Livox meu aluno tem tido a
oportunidade de expressar seus sentimentos e falar de alguma forma. O
desenvolvimento tem sido cada dia mais surpreendente, e é muito gratificante
ver a alegria estampada no rosto dele”.
Lohan
tem Transtornos do Espectro Autista (TEA) que são distúrbios neurológicos que afetam a
comunicação. Com severos prejuízos na comunicação verbal e não- verbal, apresenta
grande limitação em iniciar uma interação com novas pessoas e quase nenhuma
resposta as tentativas dos outros. O educando apresenta muita dificuldade para
se expressar, costuma fazer movimentos repetitivos e evita ao máximo o contato
com outras pessoas.
Verificando
as necessidades desse aluno e de outros que possuem dificuldades para se
comunicarem, a escola percebeu a importância e a necessidade de construir uma relação de confiança, oferecendo
ferramentas para que eles possam se aprimorar. Com a ajuda do aplicativo a aula
tem sido mais produtiva, os alunos com necessidades especiais utilizam o tablet
em sala de aula. O programa apresenta quadrinhos com informações sobre
necessidades, emoções, o que comer brincar ou até mesmo iniciar a exibição de
vídeos ou filmes. Com apenas um clique nos desenhos ou nas fotos o aplicativo
“fala” pelo usuário. O aplicativo possui 12 mil imagens e ainda permite a
inclusão de mais, isso é possível através da câmera do próprio tablet ou da
inserção de quaisquer outros itens. A proposta de usar a tecnologia é estimular
o aprendizado e incluir as crianças com necessidades educacionais no ambiente
escolar. A desvantagem do Aplicativo é que ele só é adquirido através de licença,
que acaba não sendo acessível para todos que necessitam, e que poderiam
usufruir deste beneficio em seus lares.
Com
apenas dois meses de acompanhamento com o aplicativo, o aluno já apresenta
evoluções, tanto no comportamento quanto no seu aprendizado. Além dos benefícios
da tecnologia o aluno utiliza outras práticas que também são importantes,
como atividades com massinha de modelar, dobraduras com papel, pintura com
tintas e atividades de socialização com
outros colegas da turma, dando assim
mais liberdade para suas expressões e motivando os ao melhor convívio social. O
uso da tecnologia na educação pode facilitar o desenvolvimento motor,
tanto para movimentos amplos, como para a motricidade fina. É muito importante
que as ferramentas escolhidas promovam a interação entre as crianças e de forma
lúdica contribuam para o seu desenvolvimento. A tecnologia
para inclusão é um dos meios de oferecer novas formas de aprendizado e
desenvolvimento.
Promover a acessibilidade é incluir os diferentes e reduzir
as deficiências sociais, se a tecnologia for bem utilizada e aliada ao projeto
pedagógico, com certeza os alunos terão um avanço no desempenho escolar. O
trabalho realizado pela escola, além de facilitar a comunicação e por
consequência o aprendizado, tem dado autonomia aos alunos com necessidades educacionais
especiais.

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