sexta-feira, 25 de agosto de 2017

RU 1403325 e RU 401496 Silvana e Patricia -Aplicativo Livox

PROGRAMA LIVOX CONQUISTA EDUCADORES EM CURITIBA

NOME: Patrícia Rodrigues da Silva
RU: 401496
NOME: Silvana De Macena Martins Pizani
RU: 1403325
POLO: PAP CURITIBA (SÍTIO CERCADO) - PR
Data: 16/08/2017




Fonte: Google Imagens Livox


O aplicativo brasileiro Livox (Liberdade em voz Alta) permite pessoas com deficiência na fala se comunicar dentro e fora da sala de aula. Professores da Escola Municipal Novo Mundo em Curitiba-PR, utilizam o aplicativo em tablets como ferramenta de apoio para seus alunos com deficiências, para desenvolver habilidades que facilitem o aprendizado dos alunos nas aulas regulares.
O aplicativo Livox surgiu da necessidade de um pai (Carlos Edmar Pereira) e de uma mãe (Aline Costa Pereira) em desenvolver e promover a autonomia na comunicação da sua filha (Clara Costa Pereira) que tem paralisia cerebral. O software possui um catálogo de palavras e imagens que são reproduzidas em áudio quando são selecionadas ou digitadas. O programa é para tablet android que permite que as pessoas com deficiência aprendam e se comuniquem. Possui algoritmos para distúrbios motores, cognitivos e visuais, o diferencial é para cada pessoa de acordo com o tipo e grau de sua deficiência. O Benefício proporcionado pelo Livox foi reconhecido pala Organização das Nações Unidas (ONU). A qual premiou como a melhor tecnologia inclusiva do mundo.
A Secretaria Municipal de Educação do Paraná adquiriu duas mil licenças do Livox para usar com alunos da educação especial e da educação infantil em 2017. O aplicativo foi instalado em dois mil tablets distribuídos para 80 escolas dos anos inicias do ensino fundamental. O Livox vai facilitar a comunicação de cerca de 180 estudantes da rede municipal com paralisia cerebral, autismo, surdez e outros tipos de deficiências que causem dificuldades na fala.
Em entrevista com a Professora de apoio de língua portuguesa Débora (31) que leciona com alunos entre 5 a 7 anos no primeiro ano do ensino fundamental e acompanha o aluno Lohan P. da Cruz (7) relata como tem sido sua experiência. “Eu encaro o Livox não somente como uma ferramenta tecnológica, eu vejo o Livox como uma forma de incluir a pessoa especial, consigo ver uma perspectiva de socialização. Com ajuda do Livox meu aluno tem tido a oportunidade de expressar seus sentimentos e falar de alguma forma. O desenvolvimento tem sido cada dia mais surpreendente, e é muito gratificante ver a alegria estampada no rosto dele”.
Lohan  tem Transtornos do Espectro Autista (TEA) que são distúrbios neurológicos que afetam a comunicação. Com severos prejuízos na comunicação verbal e não- verbal, apresenta grande limitação em iniciar uma interação com novas pessoas e quase nenhuma resposta as tentativas dos outros. O educando apresenta muita dificuldade para se expressar, costuma fazer movimentos repetitivos e evita ao máximo o contato com outras pessoas.
Verificando as necessidades desse aluno e de outros que possuem dificuldades para se comunicarem, a escola percebeu a importância e a necessidade de construir uma relação de confiança, oferecendo ferramentas para que eles possam se aprimorar. Com a ajuda do aplicativo a aula tem sido mais produtiva, os alunos com necessidades especiais utilizam o tablet em sala de aula. O programa apresenta quadrinhos com informações sobre necessidades, emoções, o que comer brincar ou até mesmo iniciar a exibição de vídeos ou filmes. Com apenas um clique nos desenhos ou nas fotos o aplicativo “fala” pelo usuário. O aplicativo possui 12 mil imagens e ainda permite a inclusão de mais, isso é possível através da câmera do próprio tablet ou da inserção de quaisquer outros itens. A proposta de usar a tecnologia é estimular o aprendizado e incluir as crianças com necessidades educacionais no ambiente escolar. A desvantagem do Aplicativo é que ele só é adquirido através de licença, que acaba não sendo acessível para todos que necessitam, e que poderiam usufruir deste beneficio em seus lares.
Com apenas dois meses de acompanhamento com o aplicativo, o aluno já apresenta evoluções, tanto no comportamento quanto no seu aprendizado. Além dos benefícios da tecnologia o aluno utiliza outras práticas que também são importantes, como atividades com massinha de modelar, dobraduras com papel, pintura com tintas e atividades de socialização com outros colegas da turma, dando assim mais liberdade para suas expressões e motivando os ao melhor convívio social. O uso da tecnologia na educação pode facilitar o desenvolvimento motor, tanto para movimentos amplos, como para a motricidade fina. É muito importante que as ferramentas escolhidas promovam a interação entre as crianças e de forma lúdica contribuam para o seu desenvolvimento. A tecnologia para inclusão é um dos meios de oferecer novas formas de aprendizado e desenvolvimento.
Promover a acessibilidade é incluir os diferentes e reduzir as deficiências sociais, se a tecnologia for bem utilizada e aliada ao projeto pedagógico, com certeza os alunos terão um avanço no desempenho escolar. O trabalho realizado pela escola, além de facilitar a comunicação e por consequência o aprendizado, tem dado autonomia aos alunos com necessidades educacionais especiais.


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