segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Solange de Andrade Cardoso Nunes - RU 1277794


Solange de Andrade Cardoso Nunes – RU 1277794
Polo Sítio Cercado – Curitiba, PR.
Data: 21/08/17


QUADRO INTERATIVO OU LOUSA INTERATIVA




Autismo é um distúrbio neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não verbal e comportamento restrito e repetitivo. Os sinais geralmente desenvolvem-se gradualmente, mas algumas crianças com autismo alcançam o marco de desenvolvimento em um ritmo normal e depois regridem.” https://pt.wikipedia.org/wiki/Autismo.
O uso da Lousa Interativa ou Quadro Interativo usado na educação de crianças com autismo tem sido de extrema importância para a sua inclusão, visto que elas têm interagido com os demais alunos, criando nelas uma expectativa de aprender brincando.
Cabe ressaltar que um aluno que apresenta o TEA “Transtornos do Espectro Autista tem uma dificuldade maior de concentração, já que tem uma mudança de comportamento brusca e muitas das vezes difícil de perceber, seu estado de isolamento tem sido muitas das vezes incompreendido por muitos educadores e com a tecnologia do quadro interativo tem tido um resultado muito gratificante com a interação dos alunos.
Na escola Infância Feliz, a Professora Luci que cuida da turma do quarto ano, com alunos na faixa etária entre oito e nove anos, utiliza como uma de suas ferramentas de trabalho, o ”Quadro Interativo ou Lousa interativa” para ajudar no aprendizado de seus alunos, principalmente um aluno chamado Leandro que foi diagnosticado com um leve grau de "Autismo" e requer cuidados especiais, aulas, materiais e formas de ensino que se encaixem as suas necessidades especiais e que o ajudem na inclusão com a turma e melhorem seu aprendizado.
O quadro interativo tem sido usado em todas as disciplinas como em exemplo acima um aluno resolvendo uma tarefa de matemática no quadro, onde o aluno e ensinado a escrever os números em ordem crescente de 0 a 19. esse aplicativo tem sido utilizado para que os alunos resolvam questões, identifiquem lugares em mapas numa aula de Geografia, identifiquem as partes do corpo humano na aula de Ciências, enfim tenham uma aula mas dinâmica, pois eles ficam na expectativa de serem chamados para interagir com essa tecnologia, que pra eles tem sido uma grande aventura, pois utilizam uma caneta digital para escrever ou mesmo o próprio dedo para fazer sua lição, demostrar o que aprenderam.
Esse aplicativo é usado para aprimorar, desenvolver e aperfeiçoar o conhecimento das crianças com TEA, buscando a inclusão desses alunos, possibilitando o ensino de qualquer matéria, pois é um recurso que pode ser usado a qualquer momento.
Cabe ressaltar, que devido à mudança de humor, de comportamento, o referido aluno, requer uma maior atenção na utilização do material didático, pois tem dificuldade de acompanhar os demais alunos nas tarefas, principalmente no que se refere a copiar as matérias passadas pela professora no quadro negro, se perde com facilidade, tem dificuldade em ler o que está escrito e passar para o caderno, quando se volta ao quadro já não sabe onde parou, e isso lhe causa certo desconforto, impaciência e irritabilidade. O quadro interativo lhe traz a memória os instrumentos tecnológicos que utiliza em casa, como, Celular, tablet e o computador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário