terça-feira, 8 de agosto de 2017

RU1268331 Lilian de Fátima Torrens


PROGRAMA MAGIC AUXILIA IDOSOS DA EJA A SUPERAR O PROBLEMA DA BAIXA VISÃO  
Por Lilian de Fátima Torrens RU:1268331
Polo Sítio Cercado - Curitiba
Data 31/07/2017


 


 
Fonte: Google imagens Tecnologias Assistivas

A cada dia percebemos a criação e a evolução de tecnologias que tornam nossas vidas mais fáceis, e mesmo sem nos dar conta, utilizamos esses novos instrumentos a fim de simplificar as atividades cotidianas. 
Como sabemos, com a idade geralmente perdemos nossa máxima capacidade visual e assim começamos a nos depara com dificuldades que anteriormente não tínhamos. Atividades de rotina, começam a se tornar desafios e dependendo do grau desta dificuldade, algumas pessoas podem entrar em um processo depressivo e depreciativo por não conseguir realizar determinadas atividades.
Percebendo essa dificuldade em seus alunos a Escola Municipal Professor Francisco Hübert, realizou uma pesquisa para tentar sanar esta dificuldade, que estava sendo um dos grandes motivos de evasão escolar nos grupos de alunos mais idosos.
Através da pesquisa, os professores responsáveis pelos alunos da EJA, encontraram programas de auxílio a habilidade visual à pessoas com baixa visão e iniciou um trabalho com os alunos idosos da EJA, fazendo uso do programa Magic para facilitar a inclusão de alunos com problemas de visão reduzida, durante as aulas que exijam leitura por parte dos alunos 
Conhecido também, como ampliador de tela, este programa tem facilitado a utilização do computador como ferramenta de ensino às pessoas com algum tipo de dificuldade visual, favorecendo seu aprendizado e consequentemente diminuindo o número de evasão escolar por alunos, que antes do uso desta tecnologia de amplificação, ficavam constrangidos e desanimados por se sentirem em desenvolvimento inferior aos demais alunos da classe.
A característica principal do programa Magic é de auxiliar as pessoas com baixa visão, através da ampliação dos conteúdos acessados pelo computador, permitindo assim uma fácil visualização e uma maior independência, pois possui o poder de facilitar o desempenho do aluno e consequentemente aumentar sua qualidade de vida, suas habilidades e seu aprendizado.
É um recurso à pessoa que precisa de auxílio para acompanhar as aulas. Este programa promove maior grau de autonomia ao usuário e o acompanha em todos os momentos possíveis durante as aulas.
Durante os poucos meses de utilização do uso do software, o trabalho foi árduo. Não foi somente apresentar essa tecnologia e sim uma maior e mais desafiadora, o computador. O projeto tentou, desde o início, perceber as reais necessidades dos alunos a fim de integra-los ao grupo. Desenvolveu então estratégias individualizadas, o que permitiu que o ritmo de aprendizagem de cada um fosse respeitado, assim como, as possíveis limitações cognitivas e físicas que eventualmente o aluno tivesse.
O atendimento sempre foi realizado considerando toda a dinâmica da turma, mantendo-se os conteúdos e objetivos da aula.
Sabemos que o idoso, ao buscar a escola, deseja conquistar o conhecimento, ao mesmo tempo em que se socializam e interagem com os colegas. Então as atividades foram planejadas com o objetivo de romper certas barreiras individuais, favorecendo a participação e a autonomia do aluno, tendo como inspiração seu contexto de vida e buscando valorizar suas habilidades e necessidades pessoais.
A educação é assegurada por lei, mas algumas barreiras ainda precisam ser quebradas.
A escola Francisco Hübert, com a simples utilização do software tem quebrado algumas dessas barreiras dando exemplo de acolhimento a esses alunos, que pela baixa visão, se sentiam desmotivados e inferiores e acabavam por desistir do sonho de voltar a estudar.
O trabalho realizado pela escola, além de facilitar a leitura e por consequência o aprendizado, tem se tornado também um projeto de inclusão escolar, social e digital, trabalhando inclusive com a melhora da autoestima dos alunos idosos.


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