PROGRAMA MAGIC AUXILIA
IDOSOS DA EJA A SUPERAR O PROBLEMA DA BAIXA VISÃO
Por Lilian de Fátima Torrens RU:1268331
Polo Sítio Cercado - Curitiba
Data 31/07/2017
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Fonte: Google imagens Tecnologias Assistivas
A cada dia percebemos a criação e a
evolução de tecnologias que tornam nossas vidas mais fáceis, e mesmo sem nos
dar conta, utilizamos esses novos instrumentos a fim de simplificar as
atividades cotidianas.
Como sabemos, com a idade geralmente
perdemos nossa máxima capacidade visual e assim começamos a nos depara com
dificuldades que anteriormente não tínhamos. Atividades de rotina, começam a se
tornar desafios e dependendo do grau desta dificuldade, algumas pessoas podem
entrar em um processo depressivo e depreciativo por não conseguir realizar
determinadas atividades.
Percebendo essa dificuldade em seus
alunos a Escola Municipal Professor Francisco Hübert, realizou uma pesquisa
para tentar sanar esta dificuldade, que estava sendo um dos grandes motivos de
evasão escolar nos grupos de alunos mais idosos.
Através da pesquisa, os professores
responsáveis pelos alunos da EJA, encontraram programas de auxílio a habilidade
visual à pessoas com baixa visão e iniciou um trabalho com os alunos idosos da
EJA, fazendo uso do programa Magic para facilitar a inclusão de alunos com
problemas de visão reduzida, durante as aulas que exijam leitura por parte dos
alunos
Conhecido também, como ampliador de
tela, este programa tem facilitado a utilização do computador como ferramenta
de ensino às pessoas com algum tipo de dificuldade visual, favorecendo seu
aprendizado e consequentemente diminuindo o número de evasão escolar por alunos,
que antes do uso desta tecnologia de amplificação, ficavam constrangidos e
desanimados por se sentirem em desenvolvimento inferior aos demais alunos da
classe.
A característica principal do programa
Magic é de auxiliar as pessoas com baixa visão, através da ampliação dos
conteúdos acessados pelo computador, permitindo assim uma fácil visualização e
uma maior independência, pois possui o poder de facilitar o desempenho do aluno
e consequentemente aumentar sua qualidade de vida, suas habilidades e seu
aprendizado.
É um recurso à pessoa que precisa de auxílio
para acompanhar as aulas. Este programa promove maior grau de autonomia ao
usuário e o acompanha em todos os momentos possíveis durante as aulas.
Durante os poucos meses de utilização
do uso do software, o trabalho foi árduo. Não foi somente apresentar essa
tecnologia e sim uma maior e mais desafiadora, o computador. O projeto tentou,
desde o início, perceber as reais necessidades dos alunos a fim de integra-los
ao grupo. Desenvolveu então estratégias individualizadas, o que permitiu que o
ritmo de aprendizagem de cada um fosse respeitado, assim como, as possíveis
limitações cognitivas e físicas que eventualmente o aluno tivesse.
O atendimento sempre foi realizado
considerando toda a dinâmica da turma, mantendo-se os conteúdos e objetivos da
aula.
Sabemos que o idoso, ao buscar a
escola, deseja conquistar o conhecimento, ao mesmo tempo em que se socializam e
interagem com os colegas. Então as atividades foram planejadas com o objetivo
de romper certas barreiras individuais, favorecendo a participação e a
autonomia do aluno, tendo como inspiração seu contexto de vida e buscando
valorizar suas habilidades e necessidades pessoais.
A educação é assegurada por lei, mas
algumas barreiras ainda precisam ser quebradas.
A escola Francisco Hübert, com a
simples utilização do software tem quebrado algumas dessas barreiras dando
exemplo de acolhimento a esses alunos, que pela baixa visão, se sentiam
desmotivados e inferiores e acabavam por desistir do sonho de voltar a estudar.
O trabalho realizado pela escola, além
de facilitar a leitura e por consequência o aprendizado, tem se tornado também
um projeto de inclusão escolar, social e digital, trabalhando inclusive com a
melhora da autoestima dos alunos idosos.

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