Tecnologias de inclusão em
salas de aulas para deficientes auditivos
RU: 1830069 Raquel Kikote de Souza
Polo – Sítio Cercado, Curitiba - PR
Data: 27/08/2017
Fonte:
Crônicas da Surdez
De
acordo com o Ministério da Saúde 45 milhões de Brasileiros possuem algum tipo
de deficiência, e a maior parte é de surdos. Existem diferentes tipos de perdas
auditivas e elas podem ser causadas por motivos diferentes. Podem ser
condutivas, sensoriais ou mistas. Elas podem ser de origem hereditária ou não e
podem ocorrer no período gestacional, durante o nascimento ou após o nascimento,
praticamente em qualquer idade e por vários motivos diferentes. Por exemplo: Uma
má formação congênita, quando uma pessoa nasce com a orelha mal formada ou a
obstrução de um corpo estranho, e as Otites, uma infecção no ouvido que causa
perda auditiva que pode persistir depois do tratamento ou não, é uma perda
auditiva temporária. Há perdas auditivas por ruídos, aquelas por idade e por medicamentos
ototóxicos a qual causa dano as células auditivas. As causas são variadas e
podem levar a uma perda temporária como no caso de algumas infecções, ou a uma
perda irreversível e podem ser de graus diferentes, desde Leve - Moderada-
Severa a Profunda. É muito importante procurar um especialista sempre que
surgir um problema para uma avaliação, ouvir é preciso e precioso.
Estudantes
com deficiência auditiva das Redes Públicas de ensino contam com um equipamento
para facilitar o aprendizado. O novo padrão Dynamic FM da PHONAK empresa Suíça
de produtos audiológicos há mais de 60 anos no mercado e com alto nível de
tecnologia auditiva. O sistema FM consegue captar sons a uma distância de até
50 metros por causa do sistema de freqüência modulada. Ele é formado por um
transmissor e um receptor e fica encaixado nos aparelhos de audição
convencionais, é enviado sem fio diretamente ao aparelho auditivo que favorece
a compreensão da fala durante a explicação do professor em sala de aula. A
experiência inédita na Rede Publica tem como objetivo ampliar ações de apoio a
pessoas com deficiência auditiva. O projeto- piloto para uso da nova tecnologia
é uma iniciativa da Secretaria de Educação continuada, Alfabetização,
Diversidade e Inclusão (SECADI) e do Ministério da Educação e teve a
participação inicial de
200 estudantes e de 80 escolas das cinco regiões do País as Instituições de
Ensino foram selecionadas pelas Secretarias Estaduais de Educação.
Cada
escola elegeu o Professor que trabalhará com o equipamento. As unidades de
ensino selecionadas contam com salas de Recursos Multifuncionais Implantadas e
oferecem atendimento Educacional Especializado disponível para alunos de 5 a 17
anos, estudantes com deficiência auditiva e usuários de aparelhos de
Amplificação Sonora ou com Implante Coclear.
O custo
dele inicial era de 1.500 reais hoje é de 4.500 reais. Este aparelho é Mundial
e revolucionou a vida de muitas pessoas. Mas, evidentemente, não basta só
utilizar as novas tecnologias e não garantir o avanço da qualidade de ensino,
os equipamentos precisam estar em boas condições e disponíveis. O aluno surdo
deve ser motivado, estimulado a realizar, criar e pensar em novas oportunidades
e o Professor será o mediador desse processo, não apenas o Transmissor do
Conhecimento. Trabalhar com uma classe diversificada neste nível exige total
planejamento e abertura para a inovação durante o percurso escolar, e assim
prover benefícios para que aconteça de fato a Inclusão das pessoas com qualquer
necessidade especial.

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