domingo, 27 de agosto de 2017

RU 1830069 Raquel Kikote de Souza

Tecnologias de inclusão em salas de aulas para deficientes auditivos

RU: 1830069  Raquel Kikote de Souza
Polo – Sítio Cercado, Curitiba - PR
Data: 27/08/2017



 

                                                          Fonte: Crônicas da Surdez

De acordo com o Ministério da Saúde 45 milhões de Brasileiros possuem algum tipo de deficiência, e a maior parte é de surdos. Existem diferentes tipos de perdas auditivas e elas podem ser causadas por motivos diferentes. Podem ser condutivas, sensoriais ou mistas. Elas podem ser de origem hereditária ou não e podem ocorrer no período gestacional, durante o nascimento ou após o nascimento, praticamente em qualquer idade e por vários motivos diferentes. Por exemplo: Uma má formação congênita, quando uma pessoa nasce com a orelha mal formada ou a obstrução de um corpo estranho, e as Otites, uma infecção no ouvido que causa perda auditiva que pode persistir depois do tratamento ou não, é uma perda auditiva temporária. Há perdas auditivas por ruídos,  aquelas por idade e por medicamentos ototóxicos a qual causa dano as células auditivas. As causas são variadas e podem levar a uma perda temporária como no caso de algumas infecções, ou a uma perda irreversível e podem ser de graus diferentes, desde Leve - Moderada- Severa a Profunda. É muito importante procurar um especialista sempre que surgir um problema para uma avaliação, ouvir é preciso e precioso.
Estudantes com deficiência auditiva das Redes Públicas de ensino contam com um equipamento para facilitar o aprendizado. O novo padrão Dynamic FM da PHONAK empresa Suíça de produtos audiológicos há mais de 60 anos no mercado e com alto nível de tecnologia auditiva. O sistema FM consegue captar sons a uma distância de até 50 metros por causa do sistema de freqüência modulada. Ele é formado por um transmissor e um receptor e fica encaixado nos aparelhos de audição convencionais, é enviado sem fio diretamente ao aparelho auditivo que favorece a compreensão da fala durante a explicação do professor em sala de aula. A experiência inédita na Rede Publica tem como objetivo ampliar ações de apoio a pessoas com deficiência auditiva. O projeto- piloto para uso da nova tecnologia é uma iniciativa da Secretaria de Educação continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) e do Ministério da Educação e teve a

participação inicial de 200 estudantes e de 80 escolas das cinco regiões do País as Instituições de Ensino foram selecionadas pelas Secretarias Estaduais de Educação.
Cada escola elegeu o Professor que trabalhará com o equipamento. As unidades de ensino selecionadas contam com salas de Recursos Multifuncionais Implantadas e oferecem atendimento Educacional Especializado disponível para alunos de 5 a 17 anos, estudantes com deficiência auditiva e usuários de aparelhos de Amplificação Sonora ou com Implante Coclear.
O custo dele inicial era de 1.500 reais hoje é de 4.500 reais. Este aparelho é Mundial e revolucionou a vida de muitas pessoas. Mas, evidentemente, não basta só utilizar as novas tecnologias e não garantir o avanço da qualidade de ensino, os equipamentos precisam estar em boas condições e disponíveis. O aluno surdo deve ser motivado, estimulado a realizar, criar e pensar em novas oportunidades e o Professor será o mediador desse processo, não apenas o Transmissor do Conhecimento. Trabalhar com uma classe diversificada neste nível exige total planejamento e abertura para a inovação durante o percurso escolar, e assim prover benefícios para que aconteça de fato a Inclusão das pessoas com qualquer necessidade especial.

   

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