ABC
AUTISMO: UM APLICATIVO MÓVEL PARA AUXILIAR NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM
AUTISMO
Por Danielli Gai
SENEM RU: 1037542 2014/02
Luciane D. KRUMENAUER RU: 1036779
2014/02
Polo – Sitio Cercado- Curitiba- Pr.
Data 18/08/2017.
Ferramenta
ABC AUTISMO possibilita aos alunos da Escola Erasto Gaertner o aprendizado via
aplicativo para o autismo.
Há presença de crianças especiais em
salas regulares tem exigido novos procedimentos de ensino. Existem muitos
avanços referentes à tecnologia e quando se fala em tecnologia a serviço da
inclusão escolar fica ainda melhor.
Certas ferramentas podem neutralizar
as barreiras que a deficiência causa, inserindo a e trazendo maior autonomia
para a criança.
A Escola Erasto Gaertner – ensino infantil e
fundamental, na cidade de Curitiba-Pr, conta com a ajuda de tablets que possuem
um aplicativo para crianças autistas para a língua portuguesa. Com a implementação
deste recurso, a escola se torna inovadora ao introduzir esta tecnologia de
fácil acesso.
A vantagem do uso do aplicativo esta na
inclusão e cumprimento da Lei nr. 12.764/2012, Decreto 8.368/2014. Regulamenta
a Lei nr. 12.764, de 27 de Dezembro de 2012, que institui a política nacional
de proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista. Art. 4o É
dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar o
direito da pessoa com transtorno do espectro autista à educação, em sistema
educacional inclusiva garantida a transversalidade da educação especial desde a
educação infantil até a educação superior.
Com quase 40 mil dowloads registrados, o
aplicativo ABC Autismo auxilia muitas crianças e adolescentes autistas com
dificuldades no processo de aprendizagem. A ferramenta foi desenvolvida por
pesquisadores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).
Para utiliza-lo, basta pesquisar o nome da
ferramenta ABC AUTISMO no play store pode ser instalado no tablet podendo abrir
o seu aplicativo.
O objetivo que norteou todo o processo
de desenvolvimento foi à criação de uma ferramenta que futuramente auxiliasse e
consequentemente agregasse valor ao tratamento de crianças com autismo.
Pensando no desenvolvimento cognitivo
e social dos alunos, a escola decidiu utilizar o aplicativo na sala de aula. A
professora dos 2º ano utilizou na sua aula esta ferramenta, estimulando e
facilitando o aprendizado e na comunicação entre os alunos.
Tem sido uma notável melhora, compartilhando
com os colegas e com o professor o que aprenderam de forma mais fácil e
interativa. A professora vem se destacando por utilizar a tecnologia a favor da
educação, visto que sua matéria possui flexibilidade na utilização de
aplicativos eletrônicos.
“Quando a criança
olha para a tarefa, a própria atividade já indica o que precisa ser feito. Então,
isso traz uma autonomia e uma independência para a criança, porque ela não
precisa de ajuda para entender a proposta da tarefa, o que ajuda a evitar
distrações. A porta de entrada de aprendizagem do autista é a concentração, por
isso ele precisa de estruturas de aprendizagem apoiadas com a tecnologia.”
“Tem crianças que não
alfabetizam porque não conseguem prestar atenção nas letras, outras podem ter
dificuldade em memorizar o que aprenderam, outras podem ter dificuldades de
grafismo ao fazer a forma das letras. Cada tipo de dificuldade pressupõe uma
intervenção diferente.”

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