segunda-feira, 21 de agosto de 2017

DANIELLI GAI SENEM RU 1037542 LUCIANE D. KRUMENAUER 1036779

ABC AUTISMO: UM APLICATIVO MÓVEL PARA AUXILIAR NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO
Por Danielli Gai SENEM RU: 1037542 2014/02                                 
       Luciane D. KRUMENAUER RU: 1036779 2014/02  
Polo – Sitio Cercado- Curitiba- Pr.
Data 18/08/2017.


Fonte: reprodução/PlayStore


Ferramenta ABC AUTISMO possibilita aos alunos da Escola Erasto Gaertner o aprendizado via aplicativo para o autismo.

Há presença de crianças especiais em salas regulares tem exigido novos procedimentos de ensino. Existem muitos avanços referentes à tecnologia e quando se fala em tecnologia a serviço da inclusão escolar fica ainda melhor.
Certas ferramentas podem neutralizar as barreiras que a deficiência causa, inserindo a e trazendo maior autonomia para a criança.
 A Escola Erasto Gaertner – ensino infantil e fundamental, na cidade de Curitiba-Pr, conta com a ajuda de tablets que possuem um aplicativo para crianças autistas para a língua portuguesa. Com a implementação deste recurso, a escola se torna inovadora ao introduzir esta tecnologia de fácil acesso.
A vantagem do uso do aplicativo esta na inclusão e cumprimento da Lei nr. 12.764/2012, Decreto 8.368/2014. Regulamenta a Lei nr. 12.764, de 27 de Dezembro de 2012, que institui a política nacional de proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista.  Art. 4o É dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar o direito da pessoa com transtorno do espectro autista à educação, em sistema educacional inclusiva garantida a transversalidade da educação especial desde a educação infantil até a educação superior.
 Com quase 40 mil dowloads registrados, o aplicativo ABC Autismo auxilia muitas crianças e adolescentes autistas com dificuldades no processo de aprendizagem. A ferramenta foi desenvolvida por pesquisadores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).
 Para utiliza-lo, basta pesquisar o nome da ferramenta ABC AUTISMO no play store pode ser instalado no tablet podendo abrir o seu aplicativo.
O objetivo que norteou todo o processo de desenvolvimento foi à criação de uma ferramenta que futuramente auxiliasse e consequentemente agregasse valor ao tratamento de crianças com autismo.
Pensando no desenvolvimento cognitivo e social dos alunos, a escola decidiu utilizar o aplicativo na sala de aula. A professora dos 2º ano utilizou na sua aula esta ferramenta, estimulando e facilitando o aprendizado e na comunicação entre os alunos.
Tem sido uma notável melhora, compartilhando com os colegas e com o professor o que aprenderam de forma mais fácil e interativa. A professora vem se destacando por utilizar a tecnologia a favor da educação, visto que sua matéria possui flexibilidade na utilização de aplicativos eletrônicos.
“Quando a criança olha para a tarefa, a própria atividade já indica o que precisa ser feito. Então, isso traz uma autonomia e uma independência para a criança, porque ela não precisa de ajuda para entender a proposta da tarefa, o que ajuda a evitar distrações. A porta de entrada de aprendizagem do autista é a concentração, por isso ele precisa de estruturas de aprendizagem apoiadas com a tecnologia.”
“Tem crianças que não alfabetizam porque não conseguem prestar atenção nas letras, outras podem ter dificuldade em memorizar o que aprenderam, outras podem ter dificuldades de grafismo ao fazer a forma das letras. Cada tipo de dificuldade pressupõe uma intervenção diferente.”



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