segunda-feira, 28 de agosto de 2017

A TECNOLOGIA A FAVOR DO AUTISMO NO BRASIL


 A TECNOLOGIA A FAVOR DO AUTISMO NO BRASIL

Por Sandra Cristina Luiza de Sousa Demo, 956258 e Waldirene de Oliveira, 1085991
Polo Sítio Cercado - Curitiba
Data 28/08/2017
 

Fonte: Google Play

O Colégio Senhora de Fátima utiliza o aplicativo ABC Autismo como ferramenta tecnológica para atender crianças e adolescentes de inclusão em sala de aula, este aplicativo foi desenvolvido por pesquisadores do Instituto Federal de Alagoas  e pode ser baixado gratuitamente em aparelhos celulares, computadores e tablets.

O ABC Autismo oferece atividades educativas estabelecidas pelo programa TEACCH, um método comportamental, mas voltado fundamentalmente para o ambiente pedagógico, que deve ter cuidados especiais em relação à organização visual e estrutura. O TEACCH (Tratamento e educação para crianças com autismo e com distúrbios correlatos da comunicação) visa desenvolver a independência da criança de modo que ela necessite do professor para o aprendizado, mas que possa também passar grande parte de seu tempo ocupando-se de forma independente.

Inicialmente foi necessário estabelecer marcos com o intuito de definir quais as etapas necessárias para a construção de uma ferramenta eficiente e eficaz. O primeiro passo delineado foi compreender as particularidades do universo autista. O conhecimento dos sintomas, características do espectro do autismo, especificidades, peculiaridades, variantes e demais detalhes deste universo foi fundamental, afinal de contas todo software precisa se adequar às reais necessidades de seu público alvo, que neste caso em particular são as crianças com autismo.


O ABC Autismo trabalha em seu primeiro nível com a coordenação motora da criança. No nível dois, é apresentada e treinada a diferenciação de cores, tamanhos e formas de elementos. Ao passar para o nível três, o usuário irá aprender a diferenciar as diversas ações que os elementos podem exercer (correr, pular, sorrir chorar). Na fase seguinte, é desenvolvido o processo de letramento, no qual a criança vai aprender a repartição de sílabas, conhecimento de vogais, formação de palavras e a nomear os elementos apresentados nos níveis anteriores.


O objetivo principal dos jogos apresentados no aplicativo é servir como estratégia para a interação com a criança, facilita a comunicação, diminui a ansiedade do aluno, quando o mesmo quer expressar suas necessidades.

Visando ensinar aos autistas habilidades básicas de letramento, com atividades de composição de palavras, sequenciamento de números e cruzadinhas, o ABC Autismo utilizado em sala de aula apresenta muitas possibilidades, principalmente no desenvolvimento da linguagem oral do aluno, favorecendo a inclusão.



Fonte: Portal Brasil

http://www.papodemae.com.br/2015/11/02/aplicativo-abc-autismo-chega-a-quase-40-mil-downloads/

Nenhum comentário:

Postar um comentário