MUITO ALÉM DE APENAS LER E
CONTAR
Por: Ana Claudia Machado/ Ana Lucia
Santos das Neves/ Mirian de Oliveira Silva
Ru: 1815980/ 1804804/ 1797771
Polo Sitio Cercado Curitiba/PR
Data: 15/08/2017
Fonte:
https://www.microsoft.com/pt-br/store/p/ler-e-contar/9nblggh50zrb#
Existem no mundo
milhares de pessoas com deficiências tanto físicas quanto mentais, como as
escolas tem pensado nesses alunos no momento de inclui-los nas atividades
propostas? Será que eles possuem as mesmas oportunidades dos alunos tratados
como “normais”?
No desejo de ajudar a
esses alunos ao longo da última década muito se estudou e pesquisou para
desenvolver tecnologias com o intuito de ajudar esses alunos a superarem a
exclusão. Tudo isso para que todos os alunos tenham a oportunidade de se
desenvolver e mostrar todo o seu potencial, muitas vezes deixado de lado. Quando
a pessoa nasce ou adquire uma deficiência muitas vezes isso não pode ser revertido,
por isso, é cada dia mais importante se desenvolver recursos para que essas
pessoas tenham mais alternativas para explorar suas capacidades. A tecnologia
faz parte do dia a dia de muitos alunos e para alunos de inclusão não poderia
ser diferente.
Na escola Mania de
Aprender a professora Bruna Rodrigues tem em sua turma de 2º série um aluno com
autismo e ela aplica nas aulas com ele o aplicativo “Ler e Contar”, ela nos
contou que com esse aplicativo ela consegue que seu aluno se interesse mais na
aula e brincando ele consiga aprender e chegar aos resultados desejados por ela
para seu aprendizado.
Falando um pouco sobre o
que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA), podemos definir o autismo como
uma síndrome comportamental que ao contrário de outras doenças, pessoas com
Autismo não apresentam alterações visíveis em seu corpo ou rosto, quando bebês
seu desenvolvimento é normal, se alimenta bem, ganha peso, mais com o passar
dos anos é que se torna possível perceber as características aos quais os
médicos conseguem aí dar um diagnóstico. O diagnóstico geralmente acontece
entre os 18 aos 36 meses. Crianças com essa síndrome geralmente apresentam
dificuldades na fala, pouco olho no olho, não gostam de toques e seu
entrosamento com as outras crianças as vezes não é possível. Muitos pais não
admitem que seu filho tem um problema, por se tratar de uma doença com diferentes
graus muitos acham que é somente para chamar atenção. Para muitos pais achar
uma escola inclusiva para seus filhos é bem complicado, muitas escolas se acham
incapazes de acolher tais alunos, conversamos com os pais do aluno da
professora Bruna e eles nos contaram que depois que seu filho começou com o uso
da tecnologia seu desenvolvimento se tornou bem mais visível, e as suas
expectativas quanto ao seu aprendizado vem sendo satisfatórias.
Agora vamos falar um
pouco sobre o aplicativo que a professora Bruna usa com seu aluno.
O aplicativo “Ler e
Contar” está disponível nos idiomas português, espanhol e inglês. Nele os
alunos tem muitos recursos e eles aprendem de uma forma simples e divertida.
Ele conta com um alfabeto completo; números de 0 a 20; nomes dos animais com
seus sons; formas geométricas básicas; cores e os instrumentos musicais com
seus sons e ainda conta com língua de sinais.
A professora Bruna usa o
exercício do alfabeto com ilustrações de cada letra, o aluno consegue aprender
tanto as letras como também sabe que os desenhos ou animais começam com essa
mesma letra, para a língua portuguesa o aplicativo também é aplicado para a
formação de silabas e para completar a palavra. Na matemática ele é aplicado no
exercício onde os números de 0 a 10 podem ser contados nos dedos onde o aluno
pode praticar em suas próprias mãos, possui adição e subtração básicas. O
aplicativo tem também o nome das principais cores onde as cores vêm com
ilustrações mostrando quais os desenhos têm as mesmas cores, possui também o
nome e o som dos animais, o som e o nome dos instrumentos musicais, ou seja, é
um aplicativo que se aplica em muitas áreas de aprendizagem.
Em conversa com a
pedagoga da escola ela citou as vantagens e desvantagens do uso do aplicativo
para alunos de inclusão. A vantagem, é que os alunos como tem dificuldades de
concentração conseguem com esse aplicativo ter um maior interesse em fazer as
atividades propostas pela professora, a desvantagem é que os alunos não se
interessam por outras formas de aprendizagem pois só conseguem se concentrar
com a ajuda do aplicativo e o aluno não interage com os demais.
O que podemos garantir é
que o uso da tecnologia se faz cada dia mais necessário e presente na vida dos
alunos, a tecnologia cada dia que passa apresenta mais recursos e inovações para
o aluno aprender e colocar em pratica.

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