terça-feira, 22 de agosto de 2017

Mirian de Oliveira Silva 1797771 - MUITO ALÉM DE APENAS LER E CONTAR.

MUITO ALÉM DE APENAS LER E CONTAR

Por: Ana Claudia Machado/ Ana Lucia Santos das Neves/ Mirian de Oliveira Silva
Ru: 1815980/ 1804804/ 1797771
Polo Sitio Cercado   Curitiba/PR
Data: 15/08/2017



 Fonte: https://www.microsoft.com/pt-br/store/p/ler-e-contar/9nblggh50zrb#


Existem no mundo milhares de pessoas com deficiências tanto físicas quanto mentais, como as escolas tem pensado nesses alunos no momento de inclui-los nas atividades propostas? Será que eles possuem as mesmas oportunidades dos alunos tratados como “normais”?

No desejo de ajudar a esses alunos ao longo da última década muito se estudou e pesquisou para desenvolver tecnologias com o intuito de ajudar esses alunos a superarem a exclusão. Tudo isso para que todos os alunos tenham a oportunidade de se desenvolver e mostrar todo o seu potencial, muitas vezes deixado de lado. Quando a pessoa nasce ou adquire uma deficiência muitas vezes isso não pode ser revertido, por isso, é cada dia mais importante se desenvolver recursos para que essas pessoas tenham mais alternativas para explorar suas capacidades. A tecnologia faz parte do dia a dia de muitos alunos e para alunos de inclusão não poderia ser diferente.

Na escola Mania de Aprender a professora Bruna Rodrigues tem em sua turma de 2º série um aluno com autismo e ela aplica nas aulas com ele o aplicativo “Ler e Contar”, ela nos contou que com esse aplicativo ela consegue que seu aluno se interesse mais na aula e brincando ele consiga aprender e chegar aos resultados desejados por ela para seu aprendizado.

Falando um pouco sobre o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA), podemos definir o autismo como uma síndrome comportamental que ao contrário de outras doenças, pessoas com Autismo não apresentam alterações visíveis em seu corpo ou rosto, quando bebês seu desenvolvimento é normal, se alimenta bem, ganha peso, mais com o passar dos anos é que se torna possível perceber as características aos quais os médicos conseguem aí dar um diagnóstico. O diagnóstico geralmente acontece entre os 18 aos 36 meses. Crianças com essa síndrome geralmente apresentam dificuldades na fala, pouco olho no olho, não gostam de toques e seu entrosamento com as outras crianças as vezes não é possível. Muitos pais não admitem que seu filho tem um problema, por se tratar de uma doença com diferentes graus muitos acham que é somente para chamar atenção. Para muitos pais achar uma escola inclusiva para seus filhos é bem complicado, muitas escolas se acham incapazes de acolher tais alunos, conversamos com os pais do aluno da professora Bruna e eles nos contaram que depois que seu filho começou com o uso da tecnologia seu desenvolvimento se tornou bem mais visível, e as suas expectativas quanto ao seu aprendizado vem sendo satisfatórias.

Agora vamos falar um pouco sobre o aplicativo que a professora Bruna usa com seu aluno.

O aplicativo “Ler e Contar” está disponível nos idiomas português, espanhol e inglês. Nele os alunos tem muitos recursos e eles aprendem de uma forma simples e divertida. Ele conta com um alfabeto completo; números de 0 a 20; nomes dos animais com seus sons; formas geométricas básicas; cores e os instrumentos musicais com seus sons e ainda conta com língua de sinais.

A professora Bruna usa o exercício do alfabeto com ilustrações de cada letra, o aluno consegue aprender tanto as letras como também sabe que os desenhos ou animais começam com essa mesma letra, para a língua portuguesa o aplicativo também é aplicado para a formação de silabas e para completar a palavra. Na matemática ele é aplicado no exercício onde os números de 0 a 10 podem ser contados nos dedos onde o aluno pode praticar em suas próprias mãos, possui adição e subtração básicas. O aplicativo tem também o nome das principais cores onde as cores vêm com ilustrações mostrando quais os desenhos têm as mesmas cores, possui também o nome e o som dos animais, o som e o nome dos instrumentos musicais, ou seja, é um aplicativo que se aplica em muitas áreas de aprendizagem.

Em conversa com a pedagoga da escola ela citou as vantagens e desvantagens do uso do aplicativo para alunos de inclusão. A vantagem, é que os alunos como tem dificuldades de concentração conseguem com esse aplicativo ter um maior interesse em fazer as atividades propostas pela professora, a desvantagem é que os alunos não se interessam por outras formas de aprendizagem pois só conseguem se concentrar com a ajuda do aplicativo e o aluno não interage com os demais.

O que podemos garantir é que o uso da tecnologia se faz cada dia mais necessário e presente na vida dos alunos, a tecnologia cada dia que passa apresenta mais recursos e inovações para o aluno aprender e colocar em pratica. 

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