PLAY DOWN, USADO NO ENSINO
DAS ESCOLAS DE INCLUSÃO
Por: Anita Januario Hansen- RU;1329310
Polo –Sítio Cercado, Curitiba/Paraná
Data: 15/08/2017
Fonte:
https://hemetec.wordpress.com/2015/12/29/playdown-aplicativo-interativo/
“PLAY DOWN” facilitador
do processo de memorização, lógica de raciocínio, estímulos sonoros, formas e
cores, números e letras. Versão disponível para Smartphones com Android. Alunos
portadores da Síndrome de Down da escola estadual de Ensino Especial Manoel
Bandeira de Curitiba-Paraná, fazem uso do aplicativo Play Down como ferramenta
pedagógica de auxilio no processo de ensino-aprendizagem.
O aplicativo foi criado
em 2015, por um grupo de estudantes do curso de informática da Escola Técnica
Estadual Doutor Emílio Hernandez Aguilar, de Franco da Rocha- São Paulo, o
aplicativo é utilizado em escolas de inclusão por portadores de Síndrome de
Down ou com alguma limitação intelectual, podendo ser utilizado também por
qualquer outra criança que se interesse por jogos em aplicativos.
É ganhador do prêmio “O
Melhor Projeto de Inclusão”, da feira Tecnologia do Centro Paula Souza (FETEPS)
2015. Está disponível na versão Android, de fácil acesso, gratuito, pode ser
utilizado como ferramenta pedagógica auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.
Contém um total de 10
games diversificados com desafios de diferentes níveis, abrangendo varias áreas
do conhecimento. Com a finalidade de desenvolver na criança suas habilidades
motoras, raciocínio, o autodomínio, através dos estímulos sonoros, das cores,
das formas, dos números e das letras, exercitando também sua memorização.
Ainda se tratando dos
jogos, em todas as fases aparece uma personagem que revela qual a missão e o
jogador passa de um nível para outro, numa dinâmica de desafios.
O Professor Vanderlei
Souza, titular da turma do ensino fundamental da escola Manoel Bandeira,
observou em sua turma, composta por alunos entre 11 e 14 anos, portadores da Síndrome
de Down, o interesse por jogos e aplicativos. Adotou o Play Down como atividade
complementar nos trabalhos de pesquisas sobre os temas discutidos em sala de aula,
numa nova proposta, uma outra maneira de se ver os mesmos conteúdos, porém em
um formato diferente.
Disposto a diversificar as aulas, tornando-as
interessantes e dinâmicas, o professor Trabalha com seus alunos uma vez por semana
na sala de Informática da escola, cada jogador conduz o seu jogo, o professor
fica responsável por acompanhar os resultados e o tempo utilizado, vence o
jogador que concluir a tarefa em menor tempo.
No decorrer da disputa,
cabe ao professor fiscalizar para não haver dispersão dos alunos, visto que, os
mesmos podem se distrair e entrar em outros sites.
A atividade é conduzida visando sempre o
equilíbrio entre a brincadeira e o aprendizado, o desenvolvimento de suas competências
e habilidades como ter autonomia, pensar, criar, aprender a pesquisar.
De acordo com o professor,
há alunos que encontram dificuldades para concluir o percurso, com estes
jogadores é preciso uma atenção especial, pois precisam de um tempo maior para
assimilação e compreensão das informações que lhes são transmitidas.
Os resultados alcançados
pela turma, com a proposta que o Play Down oferece, oportuniza o aluno a
desenvolver sua capacidade de pensar, contribuindo para uma formação de
qualidade, visto que, os alunos participantes vivem no mundo real, onde o
avanço da tecnologia permite um aprender por vias de jogos e brincadeiras,
satisfazendo assim o gosto da criança que no momento da brincadeira, está
também aprendendo.
Ainda fazendo parte
desse trabalho, o professor espera que os alunos possam compreender e valorizar
o aplicativo como instrumento educativo, abrangendo o conhecimento e a
autonomia, abrindo espaço para a tecnologia como metodologia de ensino e
aprendizagem. Um ponto positivo de se usar a tecnologia é que ela desperta a
curiosidade, o interesse dos alunos, compartilhando informações, estimulando a
cooperação nos trabalhos.
A iniciativa da escola
vem de acordo com as regras normativas das Leis e Diretrizes de Base da
Educação Nacional, que instrui a educação no cumprimento de igualdade de direitos
a todos, os avanços da tecnologia mostra que é grande aliada na educação, com
seus mais variados aplicativos com atividades que podem ser utilizadas em sala
de aula para todas as crianças com déficit de aprendizagem intelectual ou não,
que se mudem a realidade de aprendizado desses alunos e faça com que o ensino
não seja uma obrigação, mas que realmente aconteça na prática.

Nenhum comentário:
Postar um comentário