quarta-feira, 16 de agosto de 2017

RU: 1729685 Luci Meri Sasso da Silva Kawamura

APLICATIVO MINIMATECAVOX DESENVOLVIDO PELA UNICAMP, AJUDA NA INCLUSÃO E APRENDIZAGEM DE DEFICIENTES VISUAIS.

Por: Luci Meri Sasso da Silva Kawamura – RU 1729685
Polo: Sítio Cercado - Curitiba
Data: 16/08/2017

Fonte: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2014/11 (Foto: Paula Fonseca)

O aplicativo MiniMatecaVox criado pelo pesquisador da Universidade de Campinas (UNICAMP), Henderson Tavares de Souza, tem utilização gratuita e auxilia crianças com deficiência visual, a partir de 6 anos do ensino fundamental, no aprendizado de matemática, trazendo atividades divertidas e necessárias para essa etapa do desenvolvimento infantil.

O software possui uma navegação simples, por meio de comando de vozes humanas de crianças, utiliza perguntas em áudio e executa atividades como soma, divisão, subtração e resoluções de problemas. O aluno junto com o professor faz o acesso ao aplicativo como recurso adicional às aulas de matemática, em conformidade com as propostas contidas no plano de ensino escolar e de uma forma simples, lúdica e recreativa a inclusão vai acontecendo.

A professora Leila Pinheiro, que trabalha com deficientes visuais em uma escola em Curitiba, avalia os resultados positivos com o uso da tecnologia:

“As crianças ficam empolgadas por essas aulas. Nessa fase do desenvolvimento, elas são curiosas e se interessam pelas ciências exatas e humanas e esse interesse precisa ser explorado de todas as formas possíveis, e o uso da tecnologia na escola faz com que o ensino seja divertido, não deixando de cumprir a função educativa”.

Segundo Henderson, o software agrega valor tanto na aprendizagem, quanto na utilização dos recursos tecnológicos, com o objetivo de aprimorar o aprendizado de matemática. O programa contém 20 aulas, com 15 atividades de duas horas, em um total de 300 atividades, contemplando o programa de matemática anual.

Ainda segundo ele, o estudo desses aplicativos ajudará para que surjam novas políticas educacionais, auxiliando os alunos com deficiência visual a crescerem com maior igualdade de condições de acesso às informações disponíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário