APLICATIVO MINIMATECAVOX
DESENVOLVIDO PELA UNICAMP, AJUDA NA INCLUSÃO E APRENDIZAGEM DE DEFICIENTES
VISUAIS.
Por:
Luci Meri Sasso da Silva Kawamura – RU 1729685
Polo:
Sítio Cercado - Curitiba
Data:
16/08/2017
Fonte: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2014/11
(Foto: Paula Fonseca)
O
aplicativo MiniMatecaVox criado pelo pesquisador da Universidade de Campinas
(UNICAMP), Henderson Tavares de Souza, tem utilização gratuita e auxilia crianças
com deficiência visual, a partir de 6 anos do ensino fundamental, no
aprendizado de matemática, trazendo atividades divertidas e necessárias para
essa etapa do desenvolvimento infantil.
O
software possui uma navegação simples, por meio de comando de vozes humanas de
crianças, utiliza perguntas em áudio e executa atividades como soma, divisão,
subtração e resoluções de problemas. O aluno junto com o professor faz o acesso
ao aplicativo como recurso adicional às aulas de matemática, em conformidade
com as propostas contidas no plano de ensino escolar e de uma forma simples,
lúdica e recreativa a inclusão vai acontecendo.
A
professora Leila Pinheiro, que trabalha com deficientes visuais em uma escola
em Curitiba, avalia os resultados positivos com o uso da tecnologia:
“As
crianças ficam empolgadas por essas aulas. Nessa fase do desenvolvimento, elas
são curiosas e se interessam pelas ciências exatas e humanas e esse interesse
precisa ser explorado de todas as formas possíveis, e o uso da tecnologia na
escola faz com que o ensino seja divertido, não deixando de cumprir a função
educativa”.
Segundo
Henderson, o software agrega valor tanto na aprendizagem, quanto na utilização
dos recursos tecnológicos, com o objetivo de aprimorar o aprendizado de
matemática. O programa contém 20 aulas, com 15 atividades de duas horas, em um
total de 300 atividades, contemplando o programa de matemática anual.
Ainda
segundo ele, o estudo desses aplicativos ajudará para que surjam novas
políticas educacionais, auxiliando os alunos com deficiência visual a crescerem
com maior igualdade de condições de acesso às informações disponíveis.

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