quinta-feira, 24 de agosto de 2017

1004209JAKELINE BITTNER



ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO I NÚCLEO DE PRÁTICAS I PORTIFÓLIO 

EDUCAÇÃO DIGITAL INCLUSIVA

Por Jakeline Bittner da Silva Caetano -RU – 1004209
Polo – Sitio Cercado, Curitiba
Data – 10/08/2017 

Fonte: Reinaldo Bulgarelli


            A educação digital é uma nova vertente no âmbito escolar. Por mais que haja discussões sobre o assunto, ainda é restrito em algumas escolas do nosso país. São ferramentas entregues as escolas (escolas públicas) e, por falta de capacitação ou interesse da parte dos profissionais atuantes acabam deixando de lado este recurso e prejudicando o desenvolvimento intelectual do aluno.
            Porém, sempre há uma exceção, este foi o caso de uma escola particular na cidade de Curitiba, onde a inclusão digital está presente quase todos os dias da semana. A escola conta com uma sala de recursos voltados para os alunos com deficiências auditiva e cega, chamados carinhosamente de Pequenos Heróis.
A professora da escola que trabalha com a turma dos pequenos heróis, relata que após a implantação desta sala o desenvolvimento cognitivo dos alunos teve uma e boa evolução, pois de além de todo o material pedagógico anual trabalhado, puderam perceber que a questão da igualdade (educacional) em relação a outras turmas foi equilibrada. Assim, a estima desses alunos foi elevada e com isso o interesse pelo aprendizado perceptível com os resultados no processo educacional.
O aluno com deficiência auditiva conta que para ele, poder estar presente nas conversas com os amigos da sala e outros da escola, foi bom pois antes ele não conseguia se expressar a ponto que os colegas o entendesse.
A escola conta com recursos de tablets e computadores, e há cerca de dois meses foi implantado uma plataforma digital voltada para a língua inglesa, onde cada aluno recebe uma apostila, e no caso dos pequenos heróis recebem apostila adaptada em braile e para os deficientes auditivos, recebem uma “apostila vídeo”, assim eles podem estender seus conhecimentos no meio familiar. Os próprios alunos tiveram a ideia de fazer um grupo no WhatsApp utilizando apenas a língua inglesa como comunicação, há duas professoras que acompanham assim como alguns pais. WhatsApp é uma ferramenta boa para os pequenos para todos os alunos, mas para os pequenos heróis auxilia ainda mais no desenvolvimento social e cognitivo, pois conta com os recursos de vídeo, voz e comunicação escrita.

Durante estes dois meses de uso deste recurso, foi feito um levantamento para ver os resultados da utilização desta ferramenta, e para a surpresa da escola e dos familiares, o índice de aprendizado foi elevado, assim como o pro-ativismo. A escola pensa em logo ampliar as salas para poder atender mais crianças e adolescentes portadores de deficiência auditiva, física e demais que precisarem da escola. O corpo docente conta com cursos de capacitações a cada trimestre, levando assim o fim de “suas angustias” em sala de aula. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário