terça-feira, 29 de agosto de 2017

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A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS AUTISTAS


Por Francieli Borges 1346730
       Tatiane Silva 1360788

Polo – Curitiba – Sítio Cercado
Data 18/08/2017 



 Fonte: Escola Municipal Professora Miracy de Araújo


O Transtorno do Espectro Autista é uma realidade cada vez mais frequente em todo mundo. Em nove anos, houve um aumento de aproximadamente 30% nos diagnósticos. A análise feita pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) – órgão do Governo Estado que é semelhante ao Ministério da Saúde no Brasil – mostra que cerca de 1% da população mundial (uma em cada 68 pessoas) apresenta algum Transtorno do Espectro Autista, cerca de 20 mil apenas em Curitiba.
 O ideal é que a criança que tenha sinais de autismo possa ser avaliada o mais cedo possível por uma equipe de profissionais. Como esses diagnósticos estão sendo mais precoces, a partir da educação infantil, escolas e profissionais estão sendo preparados para a chegada dessas crianças.
Pensando no melhor desenvolvimento na educação e comunicação das crianças com TEA dentro da escola, o Diretor e os professores da Escola Municipal Professora Miracy Rodrigues de Araújo no Bairro Sítio Cercado – Curitiba, tem colocado a tecnologia como meio para promover a inclusão de crianças autistas com faixa etária de 5 à 10 anos, usada nas aulas de português para a alfabetização de alunos com TEA.
Uma das ferramentas tecnológicas usadas pelos alunos da escola é o tablet, as crianças gostam muito, a tela é sensível ao toque, estimula a concentração, é dinâmico, chama muito a atenção com as cores e tem aplicativos especialmente para autismo, e crianças de qualquer idade podem se beneficiar, mas sempre com a ajuda de um adulto. O tablet possui várias ferramentas  que podem ser utilizadas na educação inclusiva, um exemplo de utilização na Escola Municipal Professora Miraçy Rodrigues é do aplicativo ABC Autismo, está sendo uma tecnologia que  vem contribuindo  muito com essa nova perspectiva para o aprendizado. O aplicativo ajuda as crianças no processo de aprendizagem com atividades coloridas e pedagógicas.
Para ganhar a atenção das crianças autistas professores da escola vem utilizando dessa tecnologia, pois o aplicativo possui vários níveis divertidos, que ajudam na concentração e coordenação dos alunos, os primeiros níveis são de transposição e discriminação, já os níveis superiores abordam a questão do letramento, onde ensina para a criança da inclusão a repartição das silabas, conhecimento das vogais e a formação de palavras.
 É um aplicativo simples mas de alto valor, o que acontece é que quando a criança olha para a tarefa, a própria atividade já indica o que precisa ser feito. Então, isso traz uma autonomia e independência para a criança, porque ela não precisa de ajuda para entender a proposta da tarefa, o que ajuda a evitar distrações. Está sendo muito usada em sala de aula para a aprendizagem da criança autista, o aplicativo é uma estrutura apoiada no modelo visual e se encaixa perfeitamente para esses alunos.
Esse tipo de auxílio ao ensino foi batizado por educadores e especialistas de Tecnologia Assistiva ou Inclusiva, esse aprendizado combinado por ferramentas tecnológicas e com ensino tradicional tem por objetivo promover a inclusão e a participação de alunos com algum tipo de deficiência, alia ferramentas visuais, auditivas e escritas  e seus benefícios são diversos: serve para auxiliar na comunicação, manter o foco em alguma coisa interessante, auxilia na aprendizagem, na alfabetização, na aquisição da linguagem e em uma comunicação alternativa para autistas não verbais.
A tecnologia tem surtido tanto efeito positivo nos alunos da escola, que até os pais aderiram o uso dentro de casa para atividades extras.
Ainda que seus benefícios sejam amplos, tem que se ter cuidado para que o autista não fique isolado, pelo acesso livre a ferramenta. É preciso manter o foco da ferramenta como um meio para aprendizagem, interação e inclusão, em vez de deixar sempre à disposição da criança, para que não se torne algo negativo. Para que isso não ocorra dentro de sala, os alunos tem sempre o auxílio do professor, para poder acompanhar os outros alunos.
Além disso, o aplicativo ABC Autismo é compatível para Android e IOS podendo ser baixado gratuitamente no Google Play.
As tecnologias têm ampliando as novas possibilidades de aprendizagem na educação, e permite cada vez mais a inclusão de crianças necessidades especiais, facilitando todo processo educacional e visando a formação integral. Assim, o uso das tecnologias pode despertar nessas crianças um interesse pela descoberta do conhecimento.
O caminho a ser seguido já está delineado, basta irmos em frente, para que milhares de crianças sejam beneficiadas com esses recursos tecnológicos e tenham uma educação de qualidade. 




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