A
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS AUTISTAS
Por Francieli Borges 1346730
Tatiane Silva 1360788
Polo – Curitiba – Sítio Cercado
Data 18/08/2017
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O Transtorno do Espectro
Autista é uma realidade cada vez mais frequente em todo mundo. Em nove anos,
houve um aumento de aproximadamente 30% nos diagnósticos. A análise feita pelo
Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) – órgão do Governo Estado que é
semelhante ao Ministério da Saúde no Brasil – mostra que cerca de 1% da
população mundial (uma em cada 68 pessoas) apresenta algum Transtorno do
Espectro Autista, cerca de 20 mil apenas em Curitiba.
O ideal é que a criança que tenha sinais de
autismo possa ser avaliada o mais cedo possível por uma equipe de
profissionais. Como esses diagnósticos estão sendo mais precoces, a partir da
educação infantil, escolas e profissionais estão sendo preparados para a
chegada dessas crianças.
Pensando no melhor
desenvolvimento na educação e comunicação das crianças com TEA dentro da
escola, o Diretor e os professores da Escola Municipal Professora Miracy
Rodrigues de Araújo no Bairro Sítio Cercado – Curitiba, tem colocado a
tecnologia como meio para promover a inclusão de crianças autistas com faixa
etária de 5 à 10 anos, usada nas aulas de português para a alfabetização de
alunos com TEA.
Uma das ferramentas
tecnológicas usadas pelos alunos da escola é o tablet, as
crianças gostam muito, a tela é sensível ao toque, estimula a concentração, é
dinâmico, chama muito a atenção com as cores e tem aplicativos especialmente
para autismo, e crianças de qualquer idade podem se beneficiar, mas sempre com
a ajuda de um adulto. O tablet possui várias ferramentas que podem ser utilizadas na educação
inclusiva, um exemplo de utilização
na Escola Municipal Professora Miraçy Rodrigues é do aplicativo ABC Autismo, está
sendo uma tecnologia que vem
contribuindo muito com essa nova
perspectiva para o aprendizado. O aplicativo ajuda as crianças no processo de
aprendizagem com atividades coloridas e pedagógicas.
Para ganhar a atenção das
crianças autistas professores da escola vem utilizando dessa tecnologia, pois o
aplicativo possui vários níveis divertidos, que ajudam na concentração e
coordenação dos alunos, os primeiros níveis são de transposição e
discriminação, já os níveis superiores abordam a questão do letramento, onde
ensina para a criança da inclusão a repartição das silabas, conhecimento das
vogais e a formação de palavras.
É um aplicativo simples mas de alto valor, o
que acontece é que quando a criança olha para a tarefa, a própria
atividade já indica o que precisa ser feito. Então, isso traz uma autonomia e
independência para a criança, porque ela não precisa de ajuda para entender a
proposta da tarefa, o que ajuda a evitar distrações. Está sendo muito usada em
sala de aula para a aprendizagem da criança
autista, o aplicativo é uma estrutura apoiada no modelo visual e se encaixa
perfeitamente para esses alunos.
Esse tipo de auxílio ao
ensino foi batizado por educadores e especialistas de Tecnologia Assistiva ou
Inclusiva, esse aprendizado combinado por ferramentas tecnológicas e com ensino
tradicional tem por objetivo promover a inclusão e a participação de alunos com
algum tipo de deficiência, alia ferramentas visuais, auditivas e escritas e seus benefícios são diversos: serve para
auxiliar na comunicação, manter o foco em alguma coisa interessante, auxilia na
aprendizagem, na alfabetização, na aquisição da linguagem e em uma comunicação
alternativa para autistas não verbais.
A tecnologia tem surtido
tanto efeito positivo nos alunos da escola, que até os pais aderiram o uso
dentro de casa para atividades extras.
Ainda que seus benefícios
sejam amplos, tem que se ter cuidado para que o autista não fique isolado, pelo
acesso livre a ferramenta. É preciso manter o foco da ferramenta como um meio
para aprendizagem, interação e inclusão, em vez de deixar sempre à disposição da
criança, para que não se torne algo negativo. Para que isso não ocorra dentro
de sala, os alunos tem sempre o auxílio do professor, para poder acompanhar os
outros alunos.
Além disso, o aplicativo
ABC Autismo é compatível para Android e IOS podendo ser baixado gratuitamente
no Google Play.
As tecnologias têm
ampliando as novas possibilidades de aprendizagem na educação, e permite cada
vez mais a inclusão de crianças necessidades especiais, facilitando todo processo
educacional e visando a formação integral. Assim, o uso das tecnologias pode
despertar nessas crianças um interesse pela descoberta do conhecimento.
O caminho a ser seguido já está
delineado, basta irmos em frente, para que milhares de
crianças sejam beneficiadas com esses recursos tecnológicos e
tenham uma educação de qualidade.

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