segunda-feira, 28 de agosto de 2017

RU 985535 - MARIA APARECIDA / RU 805306 - MARILENE LEONIDAS / RU 938206 - TANIA AMORIN

NOVAS TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO DE SURDOS


Maria Aparecida Ribeiro Quadros RU: 985535
Marilene Vaz da Silva Leonidas    RU: 805306
Tania Araújo Amorim                     RU: 938206
Polo – Sitio Cercado Curitiba-Pr.
Data: 12/08/2017




Fonte: https://pbs.twimg.com/media/Czu7viMW8AAxGRP.jpg



Ao longo do tempo, as pessoas portadoras de deficiência auditiva vêm enfrentando uma diversidade de obstáculos, dificuldades essas, que as classificam como incapaz o que atrasou e prejudicou a sua inserção no ambiente educacional e também na sua socialização.

As tecnologias que são utilizadas por meio de ferramentas e aplicativos desempenham a função de permitir a entrada na era digital, dos alunos com necessidades especiais, nesse caso a surdez. Dentro desta perspectiva de que forma a educação e os professores podem auxiliar os alunos com surdez? E quais tecnologias podem facilitar sua inclusão na sociedade?

Das inovações tecnológicas que surgem no mercado, algumas são até bem interessantes, como o software Vlibras que possui uma série de ferramentas, uma delas serve para a tradução de conteúdos, sites, áudio e textos para a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, podendo ser instalado em celulares, computadores e navegadores.

Vlibras é um aplicativo que está sendo utilizado em uma escola pública “Ponto de Apoio” em Curitiba-PR, para auxiliar alunos e professores com deficiência auditiva. Este aplicativo promete ser um grande aliado na hora de se comunicar com os alunos deficientes, pois traz facilidade para a comunicação e andamento dos conteúdos.

Podendo ser usado em todas as disciplinas vigentes, mas principalmente na disciplina de língua portuguesa, os alunos e professores podem acessa-lo em sala de aula no computador, no smartphone ou em tablets. Ele é uma ferramenta responsável por traduzir automaticamente conteúdos digitais em libras, seu uso permite que pessoas com deficiência auditiva acessem conteúdos em sua língua natural de comunicação, reduzindo barreiras e facilitando o acesso à informação.

O fato de alunos surdos, frequentar a mesma sala de aula de ensino fundamental do 5º ano na faixa de (10 a 13 anos) com outros alunos ouvintes, exige que o professor tenha mais sensibilidade ao elaborar as estratégias e métodos de ensino, que sejam apropriadas e favoreçam nessa ambientação, a utilização das práticas educativas adequadas, devem acompanhar o ritmo de cada aluno, principalmente dos alunos com deficiência auditiva.

A escola tem como objetivo, utilizar esse aplicativo tecnológico para inclusão e igualdade social, fazendo com que os alunos com deficiência auditiva além de acompanhar as aulas dadas em português possam entender os conteúdos dados em cada disciplina e melhorar o seu rendimento escolar. Pois ao contrário do que muita gente pensa, a maioria das pessoas surdas não é alfabetizada em português, e por vezes não tem acesso à educação, encontrando assim muita dificuldade de ler, escrever e se comunicar na língua oral de seu país, gerando uma grande dificuldade no aprendizado do português, uma vez que a primeira língua aprendida é a Língua de Sinais.

Esta ferramenta está sendo utilizada pelos professores para facilitar, estimular e melhorar o aprendizado dos alunos, ou seja, facilitar o desenvolvimento e a comunicação entre as pessoas com deficiência auditiva e a sociedade, estimular o aprendizado dos alunos e melhorar o desempenho escolar, afinal a escola é um ponto de partida para que o aluno cresça se desenvolva e vá à busca dos seus sonhos.

Algumas vantagens que observamos desse aplicativo é que é de código aberto e de livre distribuição, ou seja, pode ser instalado gratuitamente e para quem tem acesso à internet é rápido e fácil de fazer uma consulta. Outra vantagem é que esses aplicativos são de fundamental importância para o auxílio do trabalho de interpretes e de pessoas que se interessam ao conhecimento de Libras. Acreditamos que a tecnologia, por mais avançada que esteja nunca substituirá o trabalho do intérprete.

Algumas desvantagens do aplicativo que encontramos, é que dentro de uma sentença, algumas vezes, ele usa um sinal de outro contexto, claro que é um aplicativo e não um ser humano, mas para algumas pessoas que estão no início de seu aprendizado é colocado como uma forma correta de comunicação e quando esta fala chega ao sujeito surdo não é compreendida. Outra desvantagem é que precisa de conexão com a internet.
Mesmo com toda essa tecnologia, o professor continuará sendo o mediador desse processo e não apenas o transmissor do conhecimento.



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