NOVAS TECNOLOGIAS PARA
EDUCAÇÃO DE SURDOS
Maria Aparecida Ribeiro Quadros RU:
985535
Marilene Vaz da Silva Leonidas RU: 805306
Tania Araújo Amorim RU: 938206
Polo – Sitio Cercado Curitiba-Pr.
Data: 12/08/2017
Fonte:
https://pbs.twimg.com/media/Czu7viMW8AAxGRP.jpg
Ao longo do tempo, as pessoas portadoras de
deficiência auditiva vêm enfrentando uma diversidade de obstáculos,
dificuldades essas, que as classificam como incapaz o que atrasou e prejudicou
a sua inserção no ambiente educacional e também na sua socialização.
As tecnologias que são utilizadas por meio de
ferramentas e aplicativos desempenham a função de permitir a entrada na era
digital, dos alunos com necessidades especiais, nesse caso a surdez. Dentro
desta perspectiva de que forma a educação e os professores podem auxiliar os
alunos com surdez? E quais tecnologias podem facilitar sua inclusão na
sociedade?
Das inovações tecnológicas que surgem no
mercado, algumas são até bem interessantes, como o software Vlibras que possui
uma série de ferramentas, uma delas serve para a tradução de conteúdos, sites,
áudio e textos para a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, podendo ser
instalado em celulares, computadores e navegadores.
Vlibras é um aplicativo que está sendo utilizado em
uma escola pública “Ponto de Apoio” em Curitiba-PR, para auxiliar alunos e
professores com deficiência auditiva. Este aplicativo promete ser um grande
aliado na hora de se comunicar com os alunos deficientes, pois traz facilidade
para a comunicação e andamento dos conteúdos.
Podendo ser usado em todas as disciplinas vigentes,
mas principalmente na disciplina de língua portuguesa, os alunos e professores
podem acessa-lo em sala de aula no computador, no smartphone ou em tablets. Ele
é uma ferramenta responsável por traduzir automaticamente conteúdos digitais em
libras, seu uso permite que pessoas com deficiência auditiva acessem conteúdos
em sua língua natural de comunicação, reduzindo barreiras e facilitando o acesso
à informação.
O fato de alunos surdos, frequentar a mesma
sala de aula de ensino fundamental do 5º ano na faixa de (10 a 13 anos) com
outros alunos ouvintes, exige que o professor tenha mais sensibilidade ao
elaborar as estratégias e métodos de ensino, que sejam apropriadas e favoreçam
nessa ambientação, a utilização das práticas educativas adequadas, devem
acompanhar o ritmo de cada aluno, principalmente dos alunos com deficiência
auditiva.
A escola tem como objetivo, utilizar esse aplicativo tecnológico para
inclusão e igualdade social, fazendo com que os alunos com deficiência auditiva
além de acompanhar as aulas dadas em português possam entender os conteúdos
dados em cada disciplina e melhorar o seu rendimento escolar. Pois ao contrário
do que muita gente pensa, a maioria das pessoas surdas não é alfabetizada em
português, e por vezes não tem acesso à educação, encontrando assim muita
dificuldade de ler, escrever e se comunicar na língua oral de seu país, gerando
uma grande dificuldade no aprendizado do português, uma vez que a primeira
língua aprendida é a Língua de Sinais.
Esta ferramenta está sendo utilizada pelos professores para facilitar,
estimular e melhorar o aprendizado dos alunos, ou seja, facilitar o
desenvolvimento e a comunicação entre as pessoas com deficiência auditiva e a
sociedade, estimular o aprendizado dos alunos e melhorar o desempenho escolar,
afinal a escola é um ponto de partida para que o aluno cresça se desenvolva e vá
à busca dos seus sonhos.
Algumas vantagens que observamos desse aplicativo é que é de código
aberto e de livre distribuição, ou seja, pode ser instalado gratuitamente e
para quem tem acesso à internet é rápido e fácil de fazer uma consulta. Outra
vantagem é que esses aplicativos são de fundamental importância para o auxílio
do trabalho de interpretes e de pessoas que se interessam ao conhecimento de
Libras. Acreditamos que a tecnologia, por mais avançada que esteja nunca
substituirá o trabalho do intérprete.
Algumas desvantagens do aplicativo que encontramos, é que dentro de uma
sentença, algumas vezes, ele usa um sinal de outro contexto, claro que é um
aplicativo e não um ser humano, mas para algumas pessoas que estão no início de
seu aprendizado é colocado como uma forma correta de comunicação e quando esta
fala chega ao sujeito surdo não é compreendida. Outra desvantagem é que precisa
de conexão com a internet.
Mesmo com toda essa tecnologia, o professor continuará sendo o mediador
desse processo e não apenas o transmissor do conhecimento.

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