Tablets a serviço da
aprendizagem
Simone Garrido Luiz – RU 1606889
Polo Sitio Cercado – Curitiba PR
16/08/2017
Fonte:
Educação em ação – Talento e Deficiência
Na
escola Vilma Vieira , localizada em uma pequena cidade do interior do Paraná,
uma professora da 3º série resolveu adotar o uso do tablet para um dos seus
alunos o qual era aluno da inclusão foi diagnosticado com deficiência
intelectual.
A
professora vinha observando a sua dificuldade para compreender os conteúdos
ensinados por ela, foi ai que a professora sentiu a necessidade de buscar novas
estratégias e abordagens que estimulassem, facilitassem e ampliassem a
comunicação de seu aluno com deficiência intelectual contribuindo para sua
inclusão social melhorando seu aprendizado na escola e sua qualidade de vida.
Estamos
na era de grandes avanços tecnológicos sendo fundamental lançar mão dessas
ferramentas em prol da aprendizagem humana. É notório que a evolução dos
dispositivos móveis como o tablet tem promovido uma interatividade mais
empolgante e atraente devido a inúmeros fatores, como a exploração dos diversos
canais sensoriais como : auditivos, táteis e visuais.
A
professora resolveu então fazer o uso do tablet com a ajuda de um programa
chamado PARTICIPAR que foi desenvolvido pela Universidade de Brasília ele é
usado para auxiliar na alfabetização de crianças e jovens com deficiência
intelectual, segundo informações da orientadora educacional “Maraísa Borges”
especializada em alfabetização de deficientes intelectuais e trabalha na
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Esse programa apresenta
as letras do alfabeto , o som de cada uma delas e exemplos de objetos em que
são ultilizadas.
Em
uma aula de português a professora começou a fazer o uso do tablet com Valentim
seu aluno inclusivo, ela pedia para ele digitar o nome das frutas que apareciam
na imagem sendo que, o nome já estava escrito na parte superior o que ele teria
que fazer era olhar no nome da fruta e escolher as letras corretas que
formariam então a palavra pedida e ao final tinha o som que pronunciava o nome
da fruta para ele repetir. O que torna a aprendizagem mais fácil é que as
letras estão todas em caixa alta e cada letra que ele toca produz o seu som o
que é muito importante para a criança aprimorar seu conhecimento com mais
facilidade.
Durante
a realização da atividade a professora notou que a resposta foi surpreendente
quanto a sua atenção e manutenção, pois é sabido que as crianças com
deficiência intelectual dispersam se com facilidade, dificultando assim p
processo de aprendizagem e memorização porém com o auxílio do tablet a
professora pode perceber que ele despertou a participação e concentração de seu
aluno.
A
professora ficou satisfeita pois alcançou seus objetivos que eram estimular o
desenvolvimento cognitivo nos quais estão implícitos a aquisição da fala e
linguagem além da percepção auditiva e visual , atenção, concentração, formação
de conceitos básicos e criatividade além de proporcionar uma experiência
lúdica, diferente e inovadora.
A
utilização dos meios tecnológicos como o tablet é uma prática inclusiva que
favorece a aprendizagem de alunos da inclusão. Dentro dessa perspectiva o uso
do tablet torna – se uma ferramenta fundamental para aprendizagem já que ele
esta associado a independência, possibilitando maior controle e participação de
alunos com deficiências em atividades visando sua autonomia, qualidade de vida
e inclusão social.
Então
a professora pode concluir que diante do recurso utilizado foi possível notar
um ótimo rendimento de seu aluno, de modo geral.
Como
diz o professor “Dr Narciso das Neves Soares” do ICE da Unifesspa a ultilização do tablet e
seus aplicativos é um caminho que pode favorecer visualizações e análises de
maneira prática em qualquer tempo e lugar, porém essa tecnologia não esta
acessível a maioria.
Por
isso compreende – se que conforme os caminhos já trilhados e com os avanços
tecnológicos disponíveis, a popularização desses recursos necessita se tornar
uma realidade nas salas de aula para os alunos da inclusão.

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