quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Recursos Tecnológicos Promovem Inclusão Nas Escolas


RECURSOS TECNOLÓGICOS PROMOVEM INCLUSÃO NAS ESCOLAS
Por:
Gláucia Margery Hoffmann RU1750876;
Juliana Pereira Severino Krauss RU 984091;
Maria Esther Fernanda Taborda Guerra RU1776880;
Viviane Aparecida Dallarmi Sarote RU 1745688
Polo Sítio Cercado – Curitiba/PR
Data 22/08/2017

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Fonte: livox.com.br; googleplay.com

Desde a decisão de incluir alunos com diferentes necessidades especiais no ensino regular, vem aumentado a tentativa de fazer isso de maneira satisfatória para que o aluno realmente atinja um nível educacional de qualidade. A cada ano, os casos de inclusão vem aumentando e novas síndromes são diagnosticadas fazendo com que o profissional de educação esteja constantemente em aperfeiçoamento para receber esse aluno e saber utilizar algumas alternativas de ensino em sala de aula. 
A tecnologia tem se tornado um importante aliado, tanto de profissionais da educação quanto das crianças com necessidades especiais educativas. É por meio de programas e aplicativos que esses profissionais, preocupados com a inclusão de algum tipo de deficiência e com a qualidade do processo de ensino aprendizagem, desenvolvem atividades dirigidas aos alunos.
Atualmente, existem vários recursos disponíveis para acesso por meio de aplicativos de tecnologia móvel, cada qual voltado para uma finalidade, mas todos com objetivo de facilitar a comunicação e o aprendizado de quem possui algum tipo de necessidade especial.
Segundo dados fornecidos pelo terapeuta Régis Nepomuceno, em entrevista à revista online “Minha rotina”, a entidade internacional UNICEF estima que cerca de 93 milhões de crianças no mundo (1 em cada 20 crianças com até 14 anos de idade) vivem com algum tipo de deficiência de moderada a grave. No Brasil, O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) contabiliza que o número de crianças até 9 anos de idade que declaram algum tipo de deficiência chegaria a 29 milhões. “Com a popularização da tecnologia móvel, diversas famílias possuem tablets com excelentes recursos de acessibilidade e softwares que custam muito menos, o que amplia o acesso e dá novas oportunidades para milhares de crianças”, declara Nepomuceno.
A comunicação é essencial para o processo de socialização e da aprendizagem, e foi  através dessa premissa que o empreendedor brasileiro Carlos Edmar Pereira criou o aplicativo  LIVOX para atender a necessidade de sua filha Clara, portadora de paralisia cerebral. O aplicativo hoje, conta com mais de 10 mil usuários e até mesmo algumas unidades da APAE fazem uso do aplicativo.
O LIVOX é um aplicativo desenvolvido para crianças com dificuldade na fala e já ganhou o prêmio da ONU (Organização das Nações Unidas) de melhor aplicativo de inclusão social. Esse aplicativo funciona através de figuras personalizadas que permite que pessoas com dificuldade de fala se comuniquem, como é o caso de crianças com autismo ou deficiência intelectual, por exemplo. Além disso, crianças com dificuldades motoras encontram no aplicativo LIVOX uma tela adaptada que corrige o efeito do toque imperfeito, assim um teclado virtual lê as palavras que estão sendo escritas na tela, formando com elas palavras e frases.
O aplicativo funciona com um conteúdo educativo que ensina leitura, escrita e conceitos matemáticos e possibilita que o educando se comunique diretamente com qualquer pessoa, sem a necessidade de intermediários.
Dessa forma, o aplicativo deu voz e autonomia para pessoas com certas deficiências, favorecendo uma melhor qualidade de vida e estimulando o potencial de cada criança para se comunicar, facilitando sua interação escolar e social.
A inclusão ainda é um desafio, mas um desafio que vem recebendo a ajuda de outras áreas importantes como a tecnologia que beneficia tanto alunos quanto professores. Cabe ao profissional da educação estar a par dessas e outras tecnologias que vem surgindo e favorecendo um ambiente de estudo facilitador para aqueles que possuem dificuldade seja física ou cognitiva.







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