RECURSOS TECNOLÓGICOS
PROMOVEM INCLUSÃO NAS ESCOLAS
Por:
Gláucia Margery Hoffmann RU1750876;
Juliana Pereira Severino Krauss RU
984091;
Maria Esther Fernanda Taborda Guerra RU1776880;
Viviane Aparecida Dallarmi Sarote RU
1745688
Polo Sítio Cercado – Curitiba/PR
Data 22/08/2017
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Fonte:
livox.com.br; googleplay.com
Desde
a decisão de incluir alunos com diferentes necessidades especiais no ensino
regular, vem aumentado a tentativa de fazer isso de maneira satisfatória para
que o aluno realmente atinja um nível educacional de qualidade. A cada ano, os
casos de inclusão vem aumentando e novas síndromes são diagnosticadas fazendo
com que o profissional de educação esteja constantemente em aperfeiçoamento
para receber esse aluno e saber utilizar algumas alternativas de ensino em sala
de aula.
A
tecnologia tem se tornado um importante aliado, tanto de profissionais da
educação quanto das crianças com necessidades especiais educativas. É por meio
de programas e aplicativos que esses profissionais, preocupados com a inclusão
de algum tipo de deficiência e com a qualidade do processo de ensino
aprendizagem, desenvolvem atividades dirigidas aos alunos.
Atualmente,
existem vários recursos disponíveis para acesso por meio de aplicativos de tecnologia
móvel, cada qual voltado para uma finalidade, mas todos com objetivo de
facilitar a comunicação e o aprendizado de quem possui algum tipo de
necessidade especial.
Segundo dados fornecidos pelo terapeuta Régis
Nepomuceno, em entrevista à revista online “Minha rotina”, a entidade
internacional UNICEF estima que cerca de 93 milhões de crianças no mundo (1 em
cada 20 crianças com até 14 anos de idade) vivem com algum tipo de deficiência de
moderada a grave. No Brasil, O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística) contabiliza que o número de crianças até 9 anos de idade que declaram
algum tipo de deficiência chegaria a 29 milhões. “Com a popularização da
tecnologia móvel, diversas famílias possuem tablets com excelentes recursos de
acessibilidade e softwares que custam muito menos, o que amplia o acesso e dá
novas oportunidades para milhares de crianças”, declara Nepomuceno.
A
comunicação é essencial para o processo de socialização e da aprendizagem, e
foi através dessa premissa que o
empreendedor brasileiro Carlos Edmar Pereira criou o aplicativo LIVOX para atender a necessidade de sua filha
Clara, portadora de paralisia cerebral. O aplicativo hoje, conta com mais de 10
mil usuários e até mesmo algumas unidades da APAE fazem uso do aplicativo.
O LIVOX é um aplicativo desenvolvido para
crianças com dificuldade na fala e já ganhou o prêmio da ONU (Organização das
Nações Unidas) de melhor aplicativo de inclusão social. Esse aplicativo funciona
através de figuras personalizadas que permite que pessoas com dificuldade de
fala se comuniquem, como é o caso de crianças com autismo ou deficiência
intelectual, por exemplo. Além disso, crianças com dificuldades motoras encontram
no aplicativo LIVOX uma tela adaptada que corrige o efeito do toque imperfeito,
assim um teclado virtual lê as palavras que estão sendo escritas na tela,
formando com elas palavras e frases.
O aplicativo funciona com um conteúdo educativo que ensina
leitura, escrita e conceitos matemáticos e possibilita que o educando se comunique diretamente com
qualquer pessoa, sem a necessidade de intermediários.
Dessa
forma, o aplicativo deu voz e autonomia
para pessoas com certas deficiências, favorecendo uma melhor qualidade de vida e estimulando o potencial de cada
criança para se comunicar, facilitando sua interação escolar e social.
A inclusão ainda é um desafio, mas um desafio que vem recebendo a
ajuda de outras áreas importantes como a tecnologia que beneficia tanto alunos
quanto professores. Cabe ao profissional da educação estar a par dessas e
outras tecnologias que vem surgindo e favorecendo um ambiente de estudo
facilitador para aqueles que possuem dificuldade seja física ou cognitiva.

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