quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Ester de Fátima Kochaki RU: 1397013 Gislaine Cristina da Silva RU: 624438 Karina Holler RU: 1396744 Kelly Cristina Szalow RU: 200239 Projeto Integrar Promete Revolucionar a Educação

 PROJETO INTEGRAR PROMETE REVOLUCIONAR A EDUCAÇÃO!

Por: Ester de Fátima Kochaki RU: 1397013
Gislaine Cristina da Silva RU: 624438
Karina Holler RU: 1396744
Kelly Cristina Szalow RU: 200239

Polo Sítio Cercado, Cidade Curitiba, 20/08/2017



          A Escola Anjinho da Guarda, situada em Curitiba tem como filosofia proporcionar um processo de ensino dinâmico e eficiente voltado à inclusão e rumo à inovação. Tem como objetivo ensinar alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), utilizando recursos facilitadores da aprendizagem. Trata-se de um aplicativo chamado Autismo Projeto Integrar, que nada mais é que um software para dispositivos móveis (tablets e smartphones) que possuam  sistema Android.
Criado em 2015 por Maico Krause e Levi de Oliveira, para auxiliar as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na organização de suas atividades diárias através do apoio audiovisual dos desenhos.
          A professora Viviane Merlyn Pereira, que ministra aulas de Língua Portuguesa para o segundo ano do fundamental 1, para alunos com idade entre 6 e 7 anos, faz uso deste aplicativo nos tablets fornecidos pela Anjinho da Guarda.No qual é exibida uma agenda com atividades, onde as mesmas são representadas em formas de desenhos roteirizados e organizados  indicando um passo a passo com uma rotina diária para pessoa com TEA,  abordando temas como: comportamento, alimentação e higiene pessoal.
Os objetivos almejados são educar, cuidar e gerar mais autonomia para as pessoas portadoras desta deficiência através de um simples aplicativo, uma vez que o mesmo foi pensado e baseado em dificuldades reais e corriqueiras do dia a dia do portador.
          As vantagens do aplicativo, Autismo Projeto Integrar é que além de tornar-se um facilitador, proporcionando mais autonomia, reduzindo certas dificuldades de interação dos portadores com os demais alunos e professores da escola, também é um grande aliado em casa com os familiares que sentem muita dificuldade nessa tarefa, gerando uma melhor qualidade de vida para o indivíduo.  Ao fazer uso do aplicativo e suas formas de trabalhar, poderemos obter respostas positivas na evolução e desenvolvimento do portador, porém, se ocorrer resposta contrária como: dificuldade de interação ou adaptação entre indivíduo e aplicativo, o mesmo não será forçado a trabalhar com o sistema. Embora seja um recurso de auxílio ainda não é realidade, tendo em vista que nem todas as escolas possuem ferramentas necessárias como tablets, ficando assim os próprios familiares encarregados de providenciar esse recurso em seu benefício.

                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário