quarta-feira, 23 de agosto de 2017

ARAMUMO- TECNOLOGIA A SERVIÇO DA INCLUSÃO - RU 255029 GISELE NEVES DE ARAUJO E RU 383116 ZULEICA REGIANE CATAPAN


ARAMUMO - TECNOLOGIA A SERVIÇO DA INCLUSÃO

Por: Gisele Neves de Araújo - RU: 255029
Zuleica Regiane Catapan – RU: 383116

Seja para facilitar à comunicação ou o aprendizado a tecnologia tem se mostrado um importante aliado das crianças com necessidades especiais. 
As tecnologias estão presentes no cotidiano tanto dos professores quanto dos alunos, portanto, professores devem estar preparados para usar esses recursos e percebê-los como ferramentas que podem auxiliar a educação, assim como os demais instrumentos que os professores já possuem a sua disposição, como por um exemplo os recursos móveis e didáticos que auxiliam e aprimoram as propostas em sala de aula. 
Sabe-se que existem variados aplicativos e ferramentas, até mesmo jogos que podem contribuir para facilitar o ensino aprendizagem de crianças com algum tipo de deficiência como a falta de concentração, entraves na comunicação e na interação.
A Escola Giz Azul, de ensino fundamental e educação infantil, localizada em Curitiba-PR, trabalha atualmente com a inclusão social e tem aproximadamente 430 alunos, sendo que nove desses alunos tem algum tipo de deficiência. Uma mudança efetiva na postura e rotina da escola.
Depois que a escola recebeu doações de tablets, passou a usar um aplicativo que auxilia e deixa a aula mais atraente para essas crianças, e facilita para as professoras, pois prende a atenção das crianças na faixa etária de 06 a 12 anos, com dislexia e deficiência intelectual.
O nome desse aplicativo é Aramumo, traz um jogo de palavras-cruzadas, porém usando sílabas. Tem por objetivo auxiliar no ensino de crianças com distúrbios de aprendizagem especialmente dislexia, sendo que seu foco é no desenvolvimento linguístico, a professora faz o uso na aula de português, pois compreende várias palavras, silabas e objetos.
Dica de uso do Aramumo: o aplicativo fala a palavra e o jogador tenta montar a palavra com as sílabas. Então deve arrastar as bolhas flutuantes na tela às posições corretas na grade quadricular, de forma que as setas correspondam às palavras ouvidas. A pontuação é feita de acordo com o tempo que o jogador leva para acertar todas as palavras.
O objetivo conquistado com o uso do aramumo é que notavelmente as crianças que usam o aplicativo conseguem relacionar o conhecimento e interpretação dos sons às palavras e silabas, conseguem também ordenar e escrever corretamente as letras, além de memorizarem sons e silabas estimulando assim a coordenação motora.
A vantagem de fazer uso desse aplicativo é que se ensina brincando, e pode se dizer que professor teve esses alunos mais interessados, atentos e concentrados nas atividades em sala de aula.
A desvantagem é que ainda existe apenas cinco fases do Aramumo, mas já estão sendo finalizadas as próximas fases do jogo.

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