ARAMUMO - TECNOLOGIA A SERVIÇO DA INCLUSÃO
Por: Gisele Neves de Araújo - RU: 255029
Zuleica Regiane Catapan – RU: 383116
Seja para facilitar à comunicação ou o aprendizado a
tecnologia tem se mostrado um importante aliado das crianças com necessidades
especiais.
As tecnologias estão presentes no cotidiano tanto dos
professores quanto dos alunos, portanto, professores devem estar preparados
para usar esses recursos e percebê-los como ferramentas que podem auxiliar a
educação, assim como os demais instrumentos que os professores já possuem a sua
disposição, como por um exemplo os recursos móveis e didáticos que auxiliam e
aprimoram as propostas em sala de aula.
Sabe-se que existem variados aplicativos e ferramentas,
até mesmo jogos que podem contribuir para facilitar o ensino aprendizagem de
crianças com algum tipo de deficiência como a falta de concentração, entraves na
comunicação e na interação.
A Escola Giz Azul, de ensino fundamental e educação
infantil, localizada em Curitiba-PR, trabalha atualmente com a inclusão social
e tem aproximadamente 430 alunos, sendo que nove desses alunos tem algum tipo
de deficiência. Uma mudança efetiva na postura e rotina da escola.
Depois que a escola recebeu doações de tablets, passou a
usar um aplicativo que auxilia e deixa a aula mais atraente para essas
crianças, e facilita para as professoras, pois prende a atenção das crianças na
faixa etária de 06 a 12 anos, com dislexia e deficiência intelectual.
O nome desse aplicativo é Aramumo, traz
um jogo de palavras-cruzadas, porém usando sílabas. Tem por objetivo auxiliar no ensino de crianças com distúrbios de aprendizagem
especialmente dislexia, sendo que seu foco é no desenvolvimento linguístico, a
professora faz o uso na aula de português, pois compreende várias palavras,
silabas e objetos.
Dica de uso do Aramumo: o
aplicativo fala a palavra e o jogador tenta montar a palavra com as sílabas. Então
deve arrastar as bolhas flutuantes na tela às posições corretas na grade
quadricular, de forma que as setas correspondam às palavras ouvidas. A pontuação é feita de acordo com o tempo que o
jogador leva para acertar todas as palavras.
O objetivo conquistado com o uso do aramumo é que
notavelmente as crianças que usam o aplicativo conseguem relacionar o
conhecimento e interpretação dos sons às palavras e silabas, conseguem também
ordenar e escrever corretamente as letras, além de memorizarem sons e silabas
estimulando assim a coordenação motora.
A vantagem de fazer uso desse aplicativo é que se ensina
brincando, e pode se dizer que
professor teve esses alunos mais interessados, atentos e concentrados nas
atividades em sala de aula.
A
desvantagem é que ainda existe apenas cinco fases do Aramumo, mas já estão
sendo finalizadas as próximas fases do jogo.


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