domingo, 20 de agosto de 2017

RU: 1602347 - Kaysi do Amaral Martins

                                             A  TECNOLOGIA  AUXILIANDO O  
                                   DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA AUTISTA 

Kaysi do Amaral Martins RU:1602347       
Sítio Cercado – Curitiba PR
Data: 20/08/2017




                                              Fonte: Google Play ABC Autismo

   A tecnologia vem avançando, auxiliando nossas vidas, inclusive na questão da inclusão escolar de crianças com transtorno e/ou deficiência física e mental. Aplicativos criados com o objetivo de ajudar e tornar a vida do usuário mais adaptada as situações cotidianas, comunicação e desenvolvimento pessoal, neurológico e pedagógico.

 O aplicativo em questão é o ABC Autismo, desenvolvido por alunos e colaboradores da IFAL- Instituto Federal de Alagoas, direcionado ás crianças diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista – TEA. Foi baseado na metodologia TEACHH, criado em 1964 por Eric Shopper, com atividades voltadas para que as crianças autistas possam desenvolver o máximo de autonomia possível até a vida adulta. O ABC  Autismo, começa a ser usado por crianças a partir dos três anos de idade. Um jogo bastante visual, com muitas cores atraindo a atenção, consiste em 4 níveis de atividades que vão avançando gradativamente, um complemento do aprendizado visando ajudar as clínicas e escolas.

 Níveis: 1- Transbordar objetos de um lado para o outro em várias formas e                       tamanhos;
             2 - Analise da aleatoriedade de apresentação dos elementos; 
             3 - Quebra cabeça;
             4 - Atividades de letramentos.

 Foi testado dentro de sala, na associação de Amigos Autistas de Alagoas e obteve sucesso,  conquistando o 1° lugar em Congresso Brasileiro de Informática na Educação. O aplicativo é gratuito no Play Store para tablets, hoje com mais de 40 mil downloads.



                                 
            Fonte:Cartilha Ilustrada, elaborada pelo cartunista Ziraldo

 O autismo é um transtorno que afeta o desenvolvimento normal do cérebro, relacionados ás habilidades sociais e comunicativas. No Brasil existe cerca de 2 milhões de autistas (ONU). Uma síndrome comportamental de origem genética, diagnosticada por um médico especialista (neurologista ou psiquiatra infantil) com base da observação do comportamento, pois não existe exames clínicos para o diagnóstico.

  Alguns sintomas são o isolamento social, alterações de linguagem, atraso da fala, dificuldade de se relacionar e interagir com outras crianças, movimentos repetitivos com mãos e braços (flapping)...
  Infelizmente o TEA não tem cura, havendo somente o tratamento com ou sem remédios para diminuir a ansiedade.   

REFERÊNCIAS: - Artigo IFAL (Izaquiel B. Farias, Leandro W. C. Cunha, Mônica X. C. Cunha)
                            - Programa Glogo G1.Bom Dia AL  
                            - Psicóloga Comportamental Mayara Gaiato
                            - Autismo: Uma Realidade, por Ziraldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário