domingo, 20 de agosto de 2017

RU: 1129500 Ana C. da Cruz; RU: 1129519 Elaine da S. Sasinski; RU: 1129754 Marcia dos S. de Almeida.

A TECNOLOGIA ROMPENDO LIMITAÇÕES
Data: 20/08/17



Fonte: Google imagens ProDeaf

Estamos vivendo em uma era digital, e fazendo o uso das novas tecnologias na educação traz aos professores um grande desafio, mas com ótimos resultados como, por exemplo, os aplicativos usados hoje em sala de aula para deficientes visuais, auditivos, cognitivos e outros.

Os objetivos da tecnologia hoje é romper a limitação e dar capacidade, transformando as formas de aprendizado e facilitando o caminho do conhecimento de alunos de inclusão.

Nessa perspectiva “a Escola” O Saber Para Todos, ensino fundamental I e ensino fundamental II, segue junto com esse avanço da tecnologia e juntamente com seus profissionais oferece a seus alunos com necessidades educacionais especiais a acessibilidade e a inclusão digital como ferramenta para alunos e professores, e assim promovendo ao aluno uma maior autonomia, pois oferecer a possibilidade de incluir uma criança com necessidades especiais no ensino regular traz muitos pontos positivos para todos, para alunos a importância de ampliar os seus horizontes e para professores e toda a comunidade de conviver com as diferenças.

Os professores do ensino fundamental II, que trabalham com alunos de (10 a 15) anos fazem o uso do aplicativo ProDeaf (http://www.prodeaf.net/ ) com alunos surdos promovendo a facilidade na comunicação entre professores e alunos e mesmo de alunos surdos e ouvintes. Podendo ser usado em várias disciplinas, e nas aulas de português em especial os professores estão fazendo uso do aplicativo, que através do reconhecimento da voz ou de textos é feito automaticamente a tradução para libras ampliando assim a comunicação e o aprendizado dos alunos surdos, o aplicativo é disponível para Android, iOS e Windows Phone8 e o mais importante, é grátis.

O maior objetivo é alfabetizar em português, e com traduções que podem ser otimizadas e revisadas manualmente garantem a equivalência semântica permitindo aos alunos plena compreensão do conteúdo dado pelo professor em sua língua primária, pois 90% dos surdos usam libras como sua língua primária, e a comunicação sem barreiras favorecem o desenvolvimento de toda uma sociedade.

E a principal vantagem desta ferramenta é promover a comunicação de surdos e ouvintes, tornando uma aprendizagem de mão dupla, com ações positivas para o professor o auxiliando e ampliando o seu vocabulário de gestos em libras e também promovendo a socialização de crianças surdas e ouvintes.

A maior proposta da escola é de que a educação deve contemplar a todos, para que isso aconteça todos os envolvidos trabalham com o objetivo de um projeto pedagógico e educacional que atinja todos descobrindo as habilidades e o potencial de todos os alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário