A TECNOLOGIA ROMPENDO
LIMITAÇÕES
Data: 20/08/17
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Fonte: Google imagens ProDeaf
Estamos vivendo em uma
era digital, e fazendo o uso das novas tecnologias na educação traz aos
professores um grande desafio, mas com ótimos resultados como, por exemplo, os
aplicativos usados hoje em sala de aula para deficientes visuais, auditivos,
cognitivos e outros.
Os objetivos da
tecnologia hoje é romper a limitação e dar capacidade, transformando as formas
de aprendizado e facilitando o caminho do conhecimento de alunos de inclusão.
Nessa perspectiva “a
Escola” O Saber Para Todos, ensino fundamental I e ensino fundamental II, segue
junto com esse avanço da tecnologia e juntamente com seus profissionais oferece
a seus alunos com necessidades educacionais especiais a acessibilidade e a
inclusão digital como ferramenta para alunos e professores, e assim promovendo
ao aluno uma maior autonomia, pois oferecer a possibilidade de incluir uma
criança com necessidades especiais no ensino regular traz muitos pontos
positivos para todos, para alunos a importância de ampliar os seus horizontes e
para professores e toda a comunidade de conviver com as diferenças.
Os professores do ensino
fundamental II, que trabalham com alunos de (10 a 15) anos fazem o uso do
aplicativo ProDeaf (http://www.prodeaf.net/
) com alunos surdos promovendo a facilidade na comunicação entre professores e
alunos e mesmo de alunos surdos e ouvintes. Podendo ser usado em várias
disciplinas, e nas aulas de português em especial os professores estão fazendo
uso do aplicativo, que através do reconhecimento da voz ou de textos é feito
automaticamente a tradução para libras ampliando assim a comunicação e o
aprendizado dos alunos surdos, o aplicativo é disponível para Android, iOS e Windows
Phone8 e o mais importante, é grátis.
O maior objetivo é
alfabetizar em português, e com traduções que podem ser otimizadas e revisadas
manualmente garantem a equivalência semântica permitindo aos alunos plena
compreensão do conteúdo dado pelo professor em sua língua primária, pois 90%
dos surdos usam libras como sua língua primária, e a comunicação sem barreiras
favorecem o desenvolvimento de toda uma sociedade.
E a principal vantagem
desta ferramenta é promover a comunicação de surdos e ouvintes, tornando uma
aprendizagem de mão dupla, com ações positivas para o professor o auxiliando e
ampliando o seu vocabulário de gestos em libras e também promovendo a
socialização de crianças surdas e ouvintes.
A maior proposta da
escola é de que a educação deve contemplar a todos, para que isso aconteça todos
os envolvidos trabalham com o objetivo de um projeto pedagógico e educacional que
atinja todos descobrindo as habilidades e o potencial de todos os alunos.

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