segunda-feira, 21 de agosto de 2017

portfólio inclusão(Prodeaf tradutor de libras)1743219 Jessica Maria Kinage

PRODEAF TRADUTOR DE LIBRAS
A GRANDE REVOLUÇÃO A TECNOLOGIA TRABALHANDO A FAVOR  DA EDUCAÇÃO DE INCLUSÃO

Por (Jessica Maria kinage 1743219)
Polo – Sitio Cercado Curitiba-PR
Data (21/08/2017)
Fonte:https://www.google.com.br/searchq=IMAGEM+DO+APLICATIVO+PRODEAF&rlz=1C1NHXL_pt-BRBR755BR755&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwjz1oS7o
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Na Escola Estadual Manoel Antonio da Cunha De Paula ,que fica na cidade da Lapa a professora Alice da Costa vem fazendo um ótimo trabalho com seus alunos do 5°ano do ensino fundamental em sua turma ela tem o aluno Pedro com deficiência auditiva,mas a professora desenvolve algumas técnicas para ajudar o seu aluno com deficiência ela sempre procura conscientizar os demais alunos a colaborarem a diminuir os ruídos na sala de aula principalmente nas horas de explicação,atividades entre outras,para que haja um nível melhor de aprendizado,ela da preferência para que o aluno Pedro sente nos assentos da frente para que ele  possa ter uma leitura facial e labial com mais clareza,durante as discussões em grupo ela sempre faz com que um aluno por vez fale e os outros escutem tudo para auxiliar no desenvolvimento de Pedro,sempre que necessário ela usa um caderno para se comunicar com a família dele,para a professora ter a certeza de que tem a atenção do aluno com a deficiência ela fala com clareza o nome dele e pede atenção da classe inteira quando principalmente  quando ela vai dizer algo importante, mesmo assim ela vê a grade dificuldade que o aluno tem na interação das aulas ,no entrosamento com os demais alunos ficando isolado,e a maior dificuldade era quando tinha trabalhos para serem feitos em grupos,ficava tudo muito difícil pra ele,e pra os colegas também,foi aí quando a professora pesquisou e descobriu um aplicativo que nasceu no ano de 2010, em uma sala de aula por alunos de um curso de mestrado Computação da Universidade Federal de Pernambuco,a partir da historia do estudante Marcelo Amorim,que é deficiente auditivo,então a professora começou a usar o aplicativo em sala de aula o ProDeaf este aplicativo o aluno fala em português ele automaticamente traduz a fala para a língua Brasileira de sinais libras, muito bom porque com o aplicativo a professora Alice notou que o aluno estava interagindo mais nas aulas aumentou o nível de seu desempenho e sem contar que Pedro esta tendo uma comunicação bem melhor com os demais alunos, e com isso elevou o desempenho dos alunos da classe toda,  porque os alunos acharam interessante a forma de estudar com o aluno de inclusão, como podemos ver foi uma grande idéia que beneficiou todos da classe.
A professora Alice da disciplina de geografia utiliza muito o aplicativo ProDeaf para trabalhar com a turma a socialização e também para o desenvolvimento e aprimoramento nas atividades pedagógicas , como um instrumento técnico de aprendizagem com sua turma. Os principais objetivos que ela tem usando o aplicativo  são de atingir e de permitir a comunicação entre surdos e ouvintes, acessibilidade e inclusão social,integrar o aluno no meio escolar,promover o bem estar físico e mental,desenvolver o espírito de grupo,equipe e coletividade, as vantagens que as pessoas tem em baixarem e usarem este aplicativo são de que ele é um ótimo tradutor de português para a língua Brasileira de sinais libras pode não ser apenas utilizado na escola e sim  também no dia-a-dia das pessoas ,exemplo um médico em uma consulta , no mercado, entre famílias, enfim em inúmeras ocasiões ,este aplicativo é o único que possui um dicionário de libras, que nele contem milhares de palavras em português e ver sua tradução em língua Brasileira de sinais libras, sem a necessidade de conexão com internet é totalmente gratuito,mas nem tudo é perfeito a desvantagem é na hora do reconhecimento de voz demora um pouco poderia ter um reconhecimento mais ágil e rápido.
Referencias:https://institutoparacleto.org/2013/04/13/prodeaf-um-aplicativo-criado-por-estudantes-para-10-milhoes-de-brasileiros/ data:13 de abril de 2013.









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