quarta-feira, 16 de agosto de 2017

RU 1183253 Aliny Pereira Prestes - A inovação tecnológica para auxílio da inclusão diária -

A inovação tecnológica para auxílio da inclusão diária

ALINY PEREIRA PRESTES, 1183253
SITIO CERCADO – CURITIBA
Data (16/08/2017)



Fonte: prodeaf.net

A educação inclusiva no Brasil tem se tornado um desafio diário, especificamente tratando-se de crianças com surdez e mudez as leis amparando a educação inclusiva é notório que o atendimento especificado aos surdos e mudos requer da comunidade escolar e do educador em si conhecimento especifico e o entendimento do seu processo. A escola tem como função primordial trabalhar o desenvolvimento integral e mútuo de todas as crianças, acompanhando o seu crescimento intelectual, linguístico, psicológico, social também valido para crianças com inclusão como direito adquirido. Para o cumprimento da lei com êxito, somente a inclusão do aluno portador de necessidades especiais em uma classe de ensino regular não é o suficiente, há uma necessidade emergente para que haja treinamento profissional do educador para atuação com esses alunos de inclusão através do auxilio com ferramentas para aprendizado do aluno. Sabendo que o aluno surdo/mudo necessita desenvolver seu potencial da mesma maneira que os demais alunos para melhor comunicação entre o professor e os demais colegas de sala, o meio mais indicado para essa comunicação é através das LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) para um aproveitamento de sucesso e a permanência da inclusão na escola.
Raramente temos professores preparados para receber e interagir diretamente com o aluno de inclusão no ensino regular, em alguns casos há a disponibilidade de um interprete em sala para a tradução das aulas e explicações dos conteúdos para o aluno incluso, porém permanece uma lacuna entre aluno e professor de conversação e devido essa falta de retorno de compreensão de ambas as partes, impede consequentemente uma maior aproximação e desenvolvimento do aprendizado.

Devido aos infinitos desafios dentro da inclusão na educação para esses alunos, um determinado grupo de universitários da Universidade Federal de Pernambuco do curso de ciência da computação deveria criar um projeto juntos porém houve muita dificuldade de se compreenderem, pois na turma havia alunos de inclusão sim! Surdos e ouvintes desenvolveram uma solução global amparando um problema vivenciado em sala de aula pelos mesmos. Nasce assim, portanto o aplicativo ProDeaf desenvolvido por alunos linguistas, designers, programadores e principalmente tradutores e surdos que auxiliam o grupo no entendimento das LIBRAS e nas dificuldades que são vivenciadas rotineiramente por quem possui deficiência.

O ProDeaf  é um conjunto de softwares capaz de traduzir textos digitados e voz em português para LIBRAS, onde na tela do dispositivo um interprete em animação 3D faz a tradução solicitada permitindo então, a comunicação entre surdos e ouvintes promovendo assim a acessibilidade e inclusão social. O aplicativo esta disponível para download gratuito em aparelhos como Android(via google play), iOS( iPhone / iPad / iPod) e Windows Phone(Store).

Essa inovação fez tanto sucesso facilitando a inclusão de alunos, que a professora Marlene Soarez da Escola Municipal Gonçalves Dias em Toledo/PR implantou a ferramenta em sala de aula dos alunos do 5º ano através do tablet a aceitação foi satisfatória, como a classe possui um aluno portador de mudez e surdez, a mesma afirma que a participação do aluno para com as matérias através do esclarecimento de suas duvidas e também com a conversação com os colegas de classe, fez com que o entrosamento desse aluno incluso fosse aceito de forma mais perceptiva visando que é o primeiro ano do mesmo nessa escola, afim de que a tecnologia desperta no ser humano o desejo de conhecer o novo.


De fato a novidade trouxe uma melhora significativa no sentido da inclusão educacional e social do aluno à realidade vivente do mesmo. Os resultados são satisfatórios sabendo, portanto que o aplicativo esta à disposição de todos gratuitamente e com funcionamento off-line, porém devido a ferramenta para a execução do mesmo ter um custo fora do planejamento escolar e o fato da inclusão estar presente nas escolas de rede publica, o acesso a esse dispositivo para a inclusão torna-se novamente mais um desafio a ser superado.

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