UMA NOVA FORMA DE
DIVULGAÇÃO NA ÁREA EDUCACIONAL
Gabrielly
Gisely Rodrigues Mendes RU1183820
Polo- Sítio Cercado
Data 25/08/2017
Fonte: AEE Inclusão e
Tecnologia-blogger
Vivenciamos
um momento em que mundialmente se fala na inclusão escolar de alunos com
necessidades educacionais especiais, na rede regular de ensino. A legislação é
explícita, quanto à obrigatoriedade em acolher e matricular todos os alunos,
independente de suas necessidades ou diferenças.
A
educação inclusiva foi criada para dar a todas as crianças e adolescentes o
direito de estudar e fazer parte do sistema regular do ensino. O objetivo não é
tratar todos iguais, mas mostrar que as pessoas são diferentes e que isso tem
que ser respeitado. Crianças que convivem com as diferenças se tornam adultos
mais tolerantes e menos preconceituosos. Hoje em dia é mais comum ter crianças
com autismo em instituições de ensino, o que faz com os demais alunos saibam
como lidar e ajudar o autista em suas dificuldades. Com as novas tecnologias é
possível criar formas diferentes de ensinar, proporciona ao aluno uma
experiência nova e diferente dentro da sala de aula e isso ajuda muito no
aprendizado. As crianças e adolescentes são apaixonados por tecnologia, e
usando essa ferramenta dentro da escola facilita muito, pois todos já sabem
mexer, sabem usar e isso gera mais vontade de aprender. Nisso a aula fica mais
dinâmica e interessante. E não precisa ser uma tecnologia tão nova, um simples
projetor, filme já deixam eles interessados, ficando mais atentos nas aulas.
Sabemos da
importância da internet na educação, na qual tem facilitado o trabalho da
equipe pedagógica, e uma nova forma de divulgação do trabalho é o Blog. O que é
blog? É uma palavra hoje bastante popularizada como a própria internet onde é
veiculada. Na verdade, é uma forma abreviada da palavra weblog. Entretanto,
pode-se dizer que o significado de blog é diário online, ou seja, um espaço na
internet, através de modelo de site ou minisite em que se posta frequentemente
conteúdos importantes para enriquecer em quantidade e qualidade. Mas ainda a
principal forma do blog é a troca de informações e divulgações.
Uma área em
que essa ferramenta está sendo bastante usada é no autismo, por exemplo, eles
correm para a internet ver os desafios que os aguardam, com a invenção do blog
isso facilitou muito para que a família entenda os desafios que terão que
seguir e ver relatos sobre de como poderão enfrentar esses desafios. Sobre o
autismo um dos principais problemas enfrentados pelos adolescentes que estão
dentro das perturbações do espectro do autismo (ASD) é o correto
desenvolvimento de suas habilidades sociais. Esse aspecto em particular, na
adolescência, é particularmente relevante. A adolescência é um momento sempre
complexa e, em meninos e meninas com ASD este não é exceção.
Eles
enfrentam desafios enormes, por outro lado, são capazes de desenvolver
habilidades para viver no grupo majoritário. Hoje com o uso da tecnologia nós
podemos alcançar lugares em que pensávamos inatingíveis, um desses é a mente de
um autista, que por longos anos muitos profissionais, familiares e pessoas que
tem algum contato com essas pessoas pensavam como iriam transcender isso.
Considerando
que os fundamentos teórico-metodológicos da Educação Inclusiva, baseiam-se em
uma concepção de educação de qualidade para todos e no respeito à diversidade
dos educandos, é imprescindível uma participação mais qualificada dos
educadores para o avanço desta importante reforma educacional, o atendimento
das necessidades educativas de todos os alunos, com ou sem deficiência. É um
grande desafio, fazer com que a inclusão ocorra, sem perdermos de vista que além
das oportunidades é preciso garantir o avanço na aprendizagem e também o
desenvolvimento integral do indivíduo com necessidades educacionais especiais.
Para a
construção de uma verdadeira sociedade inclusiva é muito importante, que se
tenha preocupação e cuidado com a linguagem que se utiliza. Afinal, através da
linguagem é possível expressar, voluntariamente ou involuntariamente,
aceitação, respeito ou preconceito e discriminação em relação às pessoas ou
grupos de pessoas, conforme suas características.
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