sexta-feira, 15 de setembro de 2017

RU:304992 BRUNA FERNANDA DA SILVA

O USO DE APLICATIVOS A SERVIÇO DA INCLUSÃO


Por: Bruna Fernanda da Silva – RU 304992
Polo: Sitio Cercado - Curitiba
Data: 14/09/2017









A educação é um direito de todos e as instituições de ensino são responsáveis por promover um ensino de qualidade, de forma sistêmica à todos os alunos, independente do grau de necessidade desses educandos, assim a Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015), representou um grande avanço na inclusão de pessoas com deficiência na sociedade e no ambiente escolar.
Neste contexto, a tecnologia vem beneficiar diretamente o setor da educação pois transforma as formas de aprendizado e proporciona a disseminação de conhecimento e informações, renovando a relação entre professores e alunos.
Novos métodos e recursos tecnológicos à disposição de gestores e educadores vem revolucionando o ensino especial pois contribuem com uma nova perspectiva de aprendizado. Este tipo de abordagem ao ensino foi denominado por educadores e especialistas como Tecnologia Assistiva ou Inclusiva, que promove a acessibilidade e a inclusão digital dos portadores de necessidades educacionais especiais.
Para estudantes que sentem dificuldade em se comunicar por conta de autismo, paralisia cerebral ou mesmo dificuldades de fala, uma ferramenta de comunicação bastante útil é o aplicativo TapToTalk, que funciona como ferramenta de comunicação simples e divertida. O aplicativo está cheio de fotos que o usuário pode tocar para expressar seus sentimentos e necessidades.
No caso de um aluno autista, o nível de desenvolvimento da aprendizagem deste aluno geralmente é lento e gradativo, portanto, caberá ao professor adequar o seu sistema de comunicação a cada aluno. O professor tem a responsabilidade a dar atenção especial e sensibilização dos alunos e dos envolvidos para saberem quem são e como se comportam esses alunos autistas. Deve-se entender que ensino é o principal objetivo do trabalho com crianças autistas. Ensinar coisas funcionais para a criança autista é a essência de um trabalho adequado e a persistência é um grande aliado deste objetivo.
Assim este aplicativo vem auxiliar o professor nas atividades do dia a dia, pois facilita a interação e a comunicação com o aluno, já que ele consegue expressar mais facilmente suas necessidades, já que o mesmo foi feito propositadamente para dar às pessoas autistas ferramentas simples de fácil e rápida aprendizagem.
Em qualquer loja de aplicativos você encontrará o produto, tanto em sua versão gratuita quanto em sua versão paga, estas versões são chamadas pelo nome "Tap to Talk Designer" e permitem que outras atividades sejam projetadas.
A única exigência para o autista é saber utilizar uma tela sensível ao toque, para o que ele pode usar o "toque tutor". O principal propósito é dar a uma criança não-verbal a possibilidade de ter uma voz.
Todos os alunos devem ter a possibilidade de integrar-se ao ensino regular, mesmo aqueles com deficiências sensoriais, mentais, cognitivas ou que apresentem transtornos severos de comportamento, assim a tecnologia vem favorecer o professor a adequar seu plano de aula às necessidades de seus alunos, para que haja uma maior interação e aprendizagem.































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