O
USO DE APLICATIVOS A SERVIÇO DA INCLUSÃO
Por:
Bruna Fernanda da Silva – RU 304992
Polo:
Sitio Cercado - Curitiba
A
educação é um direito de todos e as instituições de ensino são
responsáveis por promover um ensino de qualidade, de forma sistêmica
à todos os alunos, independente do grau de necessidade desses
educandos, assim a
Lei Brasileira de Inclusão (Lei
13.146/2015),
representou um grande avanço na inclusão de pessoas com deficiência
na sociedade e no ambiente escolar.
Neste
contexto, a tecnologia vem beneficiar diretamente o setor da educação
pois transforma as formas de aprendizado e proporciona a disseminação
de conhecimento e informações, renovando a relação entre
professores e alunos.
Novos
métodos e recursos tecnológicos à disposição de gestores e
educadores vem revolucionando o ensino especial pois contribuem com
uma nova perspectiva de aprendizado. Este tipo de abordagem ao ensino
foi denominado por educadores e especialistas como Tecnologia
Assistiva ou Inclusiva, que promove a acessibilidade e a inclusão
digital dos portadores de necessidades educacionais especiais.
Para
estudantes que sentem dificuldade em se comunicar por conta de
autismo, paralisia cerebral ou mesmo dificuldades de fala, uma
ferramenta de comunicação bastante útil é o aplicativo TapToTalk,
que funciona como ferramenta de comunicação simples e divertida. O
aplicativo está cheio de fotos que o usuário pode tocar para
expressar seus sentimentos e necessidades.
No
caso de um aluno autista, o nível de desenvolvimento da aprendizagem
deste aluno geralmente é lento e gradativo, portanto, caberá ao
professor adequar o seu sistema de comunicação a cada aluno. O
professor tem a responsabilidade a dar atenção especial e
sensibilização dos alunos e dos envolvidos para saberem quem são e
como se comportam esses alunos autistas. Deve-se entender que ensino
é o principal objetivo do trabalho com crianças autistas. Ensinar
coisas funcionais para a criança autista é a essência de um
trabalho adequado e a persistência é um grande aliado deste
objetivo.
Assim
este aplicativo vem auxiliar o professor nas atividades do dia a dia,
pois facilita a interação e a comunicação com o aluno, já que
ele consegue expressar mais facilmente suas necessidades, já que o
mesmo foi feito propositadamente para dar às pessoas autistas
ferramentas simples de fácil e rápida aprendizagem.
Em
qualquer loja de aplicativos você encontrará o produto, tanto em
sua versão gratuita quanto em sua versão paga, estas versões são
chamadas pelo nome "Tap to Talk Designer" e permitem que
outras atividades sejam projetadas.
A
única exigência para o autista é saber utilizar uma tela sensível
ao toque, para o que ele pode usar o "toque tutor". O
principal propósito é dar a uma criança não-verbal a
possibilidade de ter uma voz.
Todos
os alunos devem ter a possibilidade de integrar-se ao ensino regular,
mesmo aqueles com deficiências sensoriais, mentais, cognitivas ou
que apresentem transtornos severos de comportamento, assim a
tecnologia vem favorecer o professor a adequar seu plano de aula às
necessidades de seus alunos, para que haja uma maior interação e
aprendizagem.
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