quarta-feira, 13 de setembro de 2017

RU 1902806 ALINE


LUPA AMIGA A FAVOR DA INCLUSÃO
Por Aline de Souza Santos Floriano, RU 1902806
Polo – Curitiba

Data 12/09/2017

Atualmente o uso das tecnologias vem crescendo e tomando conta das nossas vidas, e com isso se tornou necessária a aplicação delas no âmbito escolar, haja vista que cada vez mais os alunos estão expostos no seu dia a dia as novas ferramentas tecnológicas, como aplicativos, rede sociais, games e etc. O uso dessas ferramentas passou a ser nos dias de hoje, instrumento de vital importância para uma melhor aprendizagem dos alunos, pois as mesmas proporcionam uma aula mais atrativa e interessante aos educandos, colocando-os mais perto da realidade vivida por boa parte da população mundial. Nessa realidade digital, os alunos com necessidades especiais, são um grupo onde a tecnologia torna-se fundamental para um melhor desenvolvimento intelectual e social dos mesmos. Porém, isso requer principalmente, a capacitação dos docentes que trabalham com esses alunos, pois muitas vezes os educandos sabem lidar com mais eficiência e rapidez nas plataformas tecnológicas existentes no mercado. É um trabalho que depende do incentivo e infraestrutura da escola e da vontade de aprender dos docentes, principalmente daqueles que possuem dificuldades em se adaptar ao mundo digital. Um exemplo dessa parceria que vem dando certo, ocorre em uma escola pública do município de Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, onde um projeto piloto vem sendo aplicado com alunos com deficiência visual parcial que fazem uso de um programa desenvolvido para computadores que auxiliam na visualização, compreensão e interpretação dos conteúdos propostos pelos professores. 

O programa, batizado de LUPA AMIGA reproduz automaticamente no computador do aluno, em uma proporção aumentada o conteúdo a ser desenvolvido pelo professor. Para isso, é necessário que o docente prepare antecipadamente a aula e disponibilize a mesma na plataforma do LUPA AMIGA. Existe ainda a opção de o aluno utilizar o modo áudio amigo, que faz a narração do conteúdo existente na plataforma.
A escola vem testando a plataforma a três meses nas turmas de 5º e 6º anos, e é visível os resultados positivos com os alunos, como por exemplo no 5º ano da professora Janete, que possui dois alunos com visão parcial, no qual ela pôde perceber que antes da plataforma esses alunos eram totalmente dependentes e demonstravam dificuldade de assimilar os conteúdos, depois da plataforma, ela notou que eles criaram autonomia e independência, podendo sozinhos rever o que tinham mais dificuldade e assim melhorando seu desempenho. A professora relata que a plataforma foi de grande valia para sua prática, pois como eles dependiam muito dela, ficava difícil atendê-los com eficácia e ainda auxiliar os demais alunos que não são poucos.
Já na turma do 6º ano da professora Eliane, além das observações parecidas com a da turma da professora Janete, ela também notou que depois da utilização da plataforma seus alunos com deficiência visual parcial passaram a ser mais participativos nas aulas, e houve mais interação com os colegas sobre os conteúdos,
A plataforma está sendo tão útil e obtendo tantos resultados que a escola recebeu até um respaldo das famílias das crianças que participam do projeto, relatando que as crianças estão muito entusiasmadas em ir para a escola e aprender, e também perceberam que as crianças estão compreendendo melhor os conteúdos, pois em vários momentos os pais notam as crianças conversando sobre os conteúdos demonstrando haver entendimento.
A LUPA AMIGA  foi criada pelo diretor da Escola, Marcos Paulo, que tem uma filha com deficiência visual parcial, e criou para auxiliá-la e também outras crianças que tivessem dificuldade. Portanto, depois desse período de testes que irá durar de seis meses à um ano, a plataforma será oficialmente lançada no mercado, podendo assim ajudar muitas crianças no processo de aprendizagem, e assim mostrando o quanto é possível incluir a tecnologia na escola e com alunos de inclusão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário