segunda-feira, 4 de setembro de 2017

HAND TALK: UMA SOLUÇÃO DIGITAL INOVADORA PARA INCLUSÃO SOCIAL DOS SURDOS


Por: Patrícia Daniele M. Dos Santos RU:1747350
Camila dos Santos Izidoro RU:1796249
Polo: Sítio Cercado- Curitiba-Pr
Data: 04/09/2017 


Aplicativo Hand Talk
   Fonte: http://asidbrasil.org.br/old_2015/wordpress/wp-content/uploads/2013/08/HUGO.jpg

Falar de inclusão em nossa sociedade é um desafio, pois ainda existem muitas barreiras para separar as escolas regulares dos alunos com necessidades especiais. Preconceito e estrutura física são algumas dessas barreiras. Há também a falta de conhecimento a respeito dos direitos dos deficientes por parte dos seus familiares. Como lutar por direitos se não se sabe nem mesmo que eles existem?
Nossas escolas não estão mesmo preparadas para receber alunos com necessidades especiais, porém, se for esperar que ela se prepare literalmente, esta inclusão demorará ainda mais para acontecer.
A interação do aluno surdo é um desafio que deve ser enfrentado com coragem, determinação e segurança. A decisão de encaminhar um aluno surdo para a classe de ensino regular deve ser fruto de um criterioso processo de avaliação, pois a criança deve ter ensino bilíngue, ou seja, aprender duas línguas, primeiro a língua de sinais (Libras), e segundo a língua portuguesa ( ou língua pátria), pois nem toda criança nasce sabendo a língua de sinais.
Pensando em uma maior inclusão, algumas escolas escolheram o Hand Talk, que é usado como um canal para auxiliar na comunicação entre professores e alunos surdos.
O Hand Talk é um aplicativo mobile, para smartphones e tablets, que converte, em tempo real, conteúdos em português para Libras, sejam eles digitados, falados ou até fotografados. Por meio da opção de tradução de texto, o usuário pode escrever uma frase ou uma simples palavra e o Hugo se encarrega de interpreta-la.


Hugo do Aplicativo Hand Talk
Fonte:TECHAPPLE


 A Professora Priscila da Escola Municipal Jorge Andriguetto localizada em Curitiba-Pr, conta com aplicativo para incrementar as aulas e facilitar o entendimento, o aprendizado e a comunicação entre os alunos. A Professora recém-formada trabalha com crianças em que a idade vai de 08 e 10 anos, sua turma é formada por 30 alunos, sendo um deles deficiente auditivo.
 Ensinar uma língua escrita para quem desconhece a oralidade é um desafio para todos os professores com alunos surdos em suas turmas.
 Para Professora Priscila, as principais dificuldades não decorrem da surdez em si, mas da falta de conhecimento da Língua Portuguesa falada, que é um instrumento linguístico que não se apresenta como recurso que vem facilitar e sim mais um obstáculo que precisa transpor com grande dificuldade.
 Com o uso do Hand Talk em suas aulas, Priscila conseguiu dar uma maior inclusão ao seu aluno deficiente auditivo, e mesmo que ele não alcance os mesmos resultados obtidos pelos alunos ouvintes, ele participa de todas as aulas, elabora listas e frases sobre o tema abordado e até faz pequenas produções em grupos, conseguindo interagir melhor com os outros através do aplicativo.
 O aplicativo Hand Talk é uma excelente opção de acessibilidade, e ganhou o prêmio de melhor aplicativo de inclusão social do mundo, pela Organização das Nações Unidas.
 O tradutor do aplicativo funciona muito bem para frases curtas, porém, em alguns momentos, pode não trabalhar tão bem com textos maiores. Algumas frases podem ter seu tempo verbal modificado. Os textos ditados devem ser bem pronunciados para que o aplicativo identifique todas as frases com exatidão.
 No geral, o aplicativo funciona muito bem, é fácil de usar, traduz rapidamente pequenos textos.



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