Por: Patrícia Daniele M. Dos Santos
RU:1747350
Camila dos Santos Izidoro RU:1796249
Polo: Sítio Cercado- Curitiba-Pr
Data: 04/09/2017
Aplicativo Hand Talk
Fonte: http://asidbrasil.org.br/old_2015/wordpress/wp-content/uploads/2013/08/HUGO.jpg
Falar de inclusão em nossa sociedade é um
desafio, pois ainda existem muitas barreiras para separar as escolas regulares
dos alunos com necessidades especiais. Preconceito e estrutura física são
algumas dessas barreiras. Há também a falta de conhecimento a respeito dos
direitos dos deficientes por parte dos seus familiares. Como lutar por direitos
se não se sabe nem mesmo que eles existem?
Nossas escolas não estão
mesmo preparadas para receber alunos com necessidades especiais, porém, se for
esperar que ela se prepare literalmente, esta inclusão demorará ainda mais para
acontecer.
A interação do aluno
surdo é um desafio que deve ser enfrentado com coragem, determinação e
segurança. A decisão de encaminhar um aluno surdo para a classe de ensino regular
deve ser fruto de um criterioso processo de avaliação, pois a criança deve ter ensino
bilíngue, ou seja, aprender duas línguas, primeiro a língua de sinais (Libras),
e segundo a língua portuguesa ( ou língua pátria), pois nem toda criança nasce
sabendo a língua de sinais.
Pensando em uma maior
inclusão, algumas escolas escolheram o Hand Talk, que é usado como um canal
para auxiliar na comunicação entre professores e alunos surdos.
O Hand Talk é um
aplicativo mobile, para smartphones e tablets, que converte, em tempo real,
conteúdos em português para Libras, sejam eles digitados, falados ou até
fotografados. Por meio da opção de tradução de texto, o usuário pode escrever
uma frase ou uma simples palavra e o Hugo se encarrega de interpreta-la.
Hugo do Aplicativo Hand Talk
Fonte:TECHAPPLE
A Professora Priscila da Escola Municipal
Jorge Andriguetto localizada em Curitiba-Pr, conta com aplicativo para
incrementar as aulas e facilitar o entendimento, o aprendizado e a comunicação
entre os alunos. A Professora recém-formada trabalha com crianças em que a
idade vai de 08 e 10 anos, sua turma é formada por 30 alunos, sendo um deles
deficiente auditivo.
Ensinar uma língua escrita para quem
desconhece a oralidade é um desafio para todos os professores com alunos surdos
em suas turmas.
Para Professora Priscila, as principais
dificuldades não decorrem da surdez em si, mas da falta de conhecimento da
Língua Portuguesa falada, que é um instrumento linguístico que não se apresenta
como recurso que vem facilitar e sim mais um obstáculo que precisa transpor com
grande dificuldade.
Com o uso do Hand Talk em suas aulas,
Priscila conseguiu dar uma maior inclusão ao seu aluno deficiente auditivo, e
mesmo que ele não alcance os mesmos resultados obtidos pelos alunos ouvintes,
ele participa de todas as aulas, elabora listas e frases sobre o tema abordado
e até faz pequenas produções em grupos, conseguindo interagir melhor com os
outros através do aplicativo.
O aplicativo Hand Talk é uma excelente opção
de acessibilidade, e ganhou o prêmio de melhor aplicativo de inclusão social do
mundo, pela Organização das Nações Unidas.
O tradutor do aplicativo funciona muito bem
para frases curtas, porém, em alguns momentos, pode não trabalhar tão bem com
textos maiores. Algumas frases podem ter seu tempo verbal modificado. Os textos
ditados devem ser bem pronunciados para que o aplicativo identifique todas as
frases com exatidão.
No geral, o aplicativo funciona muito bem, é
fácil de usar, traduz rapidamente pequenos textos.


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