INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
ESPECIAL
Por Milene P. Ferreira dos Santos RU 200786
Simone Skruch Gonçalves RU
1252523
Polo – Sítio Cercado - Curitiba
Data ( 06/09/2017)
Fonte: APAE
A informática, instrumento de progresso na
Educação Especial. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) Escola
Luan Muller situada em Curitiba, é uma associação em que, além de pais e amigos
dos excepcionais, toda a comunidade se une para prevenir e tratar de
deficiências e promover o bem estar e desenvolvimento da pessoa com deficiência,
atende estudantes entre 06 a 16 anos de idade com Deficiência Intelectual,
Múltiplas Deficiências e Transtornos Globais do Desenvolvimento. Essa instituição
utiliza a informática na Educação Especial para contribuir para o
desenvolvimento em todas as disciplinas, sendo os aplicativos selecionados de
acordo com os conteúdos e objetivos definidos no Projeto Político Pedagógico.
Portanto, as aulas são planejadas com base nos conteúdos estruturantes de
português, matemática, ciências, história, geografia, ensino religioso e arte.
A informática auxilia no
desenvolvimento do potencial cognitivo e emocional do educando, a fim de
oportunizar a eficácia na construção do conhecimento, contribuindo também no
aumento da qualidade de vida – pelo acesso e ao manusear os recursos
tecnológicos disponíveis na atualidade.
É necessário buscar ensino
colaborativo, que atende às diferenças individuais, respeitando o grau de dificuldade,
ritmo de trabalho e interesse de cada aluno. A professora que trabalha com o Laboratório
de Informática orienta as múltiplas possibilidades de uso do computador,
buscando sempre trabalhar com a superação dos limites de cada aluno. A instituição contempla diariamente o
uso da informática onde a mesma tem
seu papel de destaque e pode contribuir significativamente nesta inclusão. A
informática é um recurso pedagógico e de comunicação que propicia aos alunos
portadores de necessidades especiais a ter novas experiências, favorecendo seu
desenvolvimento e aprendizagens globais. Atendendo as necessidades específica
no âmbito da deficiência mental, físico-sensorial e motor, com influências nas
dimensões sócio-afetivas. Essa ferramenta propicia um ambiente estimulador e
diferenciado de aprendizagem que desperta o interesse do aluno, estimulando
atividades cognitivas básicas e de conceitos nas diversas áreas do
conhecimento.
Quanto às suas vantagens, o uso do
computador desenvolve no aluno o interesse e motivação na aquisição de novos
conhecimentos de uma forma prazerosa e
espontânea. É possível também observar a ampliação no tempo e de concentração,
atenção e autonomia no uso das ferramentas.
Há casos de alunos que se demonstram
isolados e dispersos nas demais disciplinas, mas que despertam o interesse ao
ter contato com o computador.
Não encontramos nenhuma desvantagem no
uso dessa tecnologia na Educação Especial, nada pode ser observado, pois é uma
ferramenta facilitadora da aprendizagem, que quando bem empregada, é um
precioso instrumento de aprendizagem, principalmente na Educação especial em
que o professor necessita de recursos diversos para promover a aprendizagem de
seus estudantes.
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