quarta-feira, 6 de setembro de 2017

RU 200786 MILENE RU 1252523 SIMONE

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Por  Milene P. Ferreira dos Santos RU 200786
       Simone Skruch Gonçalves RU 1252523
Polo – Sítio Cercado - Curitiba

Data ( 06/09/2017)



Fonte: APAE


 A informática, instrumento de progresso na Educação Especial. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) Escola Luan Muller situada em Curitiba, é uma associação em que, além de pais e amigos dos excepcionais, toda a comunidade se une para prevenir e tratar de deficiências e promover o bem estar e desenvolvimento da pessoa com deficiência, atende estudantes entre 06 a 16 anos de idade com Deficiência Intelectual, Múltiplas Deficiências e Transtornos Globais do Desenvolvimento. Essa instituição utiliza a informática na Educação Especial para contribuir para o desenvolvimento em todas as disciplinas, sendo os aplicativos selecionados de acordo com os conteúdos e objetivos definidos no Projeto Político Pedagógico. Portanto, as aulas são planejadas com base nos conteúdos estruturantes de português, matemática, ciências, história, geografia, ensino religioso e arte.
A informática auxilia no desenvolvimento do potencial cognitivo e emocional do educando, a fim de oportunizar a eficácia na construção do conhecimento, contribuindo também no aumento da qualidade de vida – pelo acesso e ao manusear os recursos tecnológicos disponíveis na atualidade.
É necessário buscar ensino colaborativo, que atende às diferenças individuais, respeitando o grau de dificuldade, ritmo de trabalho e interesse de cada aluno. A professora que trabalha com o Laboratório de Informática orienta as múltiplas possibilidades de uso do computador, buscando sempre trabalhar com a superação dos limites de cada aluno.  A instituição contempla diariamente o


uso da informática onde a mesma tem seu papel de destaque e pode contribuir significativamente nesta inclusão. A informática é um recurso pedagógico e de comunicação que propicia aos alunos portadores de necessidades especiais a ter novas experiências, favorecendo seu desenvolvimento e aprendizagens globais. Atendendo as necessidades específica no âmbito da deficiência mental, físico-sensorial e motor, com influências nas dimensões sócio-afetivas. Essa ferramenta propicia um ambiente estimulador e diferenciado de aprendizagem que desperta o interesse do aluno, estimulando atividades cognitivas básicas e de conceitos nas diversas áreas do conhecimento.
Quanto às suas vantagens, o uso do computador desenvolve no aluno o interesse e motivação na aquisição de novos conhecimentos  de uma forma prazerosa e espontânea. É possível também observar a ampliação no tempo e de concentração, atenção e autonomia no uso das ferramentas.
Há casos de alunos que se demonstram isolados e dispersos nas demais disciplinas, mas que despertam o interesse ao ter contato com o computador.
Não encontramos nenhuma desvantagem no uso dessa tecnologia na Educação Especial, nada pode ser observado, pois é uma ferramenta facilitadora da aprendizagem, que quando bem empregada, é um precioso instrumento de aprendizagem, principalmente na Educação especial em que o professor necessita de recursos diversos para promover a aprendizagem de seus estudantes.

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