segunda-feira, 4 de setembro de 2017

RU 1029930 JULIANA S B CRUZ - RU 1075285 ROSEMEIRE R S ROSA


ABC AUTISMO: Aplicativo para auxiliar na alfabetização de crianças com autismo baseado no programa TEACCH
Por Juliana dos Santos Batista da Cruz, 1029930,
Rosemeire Rodrigues da Silva Rosa, 1075285.
Polo – Sitio Cercado
Data 31/08/2017
  

Fonte: Aplicativo ABC Autismo

 ABC Autismo é um aplicativo que serve como ferramenta de apoio no tratamento e educação destes indivíduos, tem como a principal função de auxiliar no processo de alfabetização de crianças com autismo. O aplicativo adota premissas do programa TEACCH. Crianças, pais e profissionais de uma associação participaram da etapa de validação. Os resultados atestaram o alinhamento da ferramenta com o TEACCH e uma interface de autoexplicativa.
O aplicativo pode ser usado para crianças de 6 anos de idade para desenvolver na sua alfabetização, o aplicativo contém 4 níveis desde o mais fácil ate o nível difícil, apresenta brincadeiras lúdicas e muitas cores para as crianças se divertirem além do processo de alfabetização da criança com autismo e défices relacionados ao seu aprendizado. Como condição fundamental, a ferramenta precisaria incorporar algumas das premissas do programa TEACCH, principalmente as recomendações relacionadas à estruturação e adaptação das atividades utilizadas para o processo alfabetizador de crianças com autismo. O objetivo que norteou todo o processo de desenvolvimento foi à criação de uma ferramenta que futuramente auxiliasse e consequentemente agregasse valor ao tratamento de crianças com autismo.

Para averiguação das crianças utilizando a ferramenta estabeleceu-se que as mesmas seriam organizadas em dois grupos: as que apresentam linguagem verbal, que normalmente possuem um nível mais avançado de desenvolvimento cognitivo, e as que não apresentam linguagem verbal e se encontram nos níveis iniciais do tratamento. O teste da ferramenta com o público alvo se propôs a averiguar todos os 04 níveis de trabalho da abordagem TEACCH delineados no aplicativo ABC Autismo.
A dinâmica alfabetizadora utilizada no aplicativo está devidamente representada através de níveis de complexidade diversos, visando auxiliar a criança autista a aprender de uma forma adaptada às suas necessidades, por meio de uma estratégia a partir da qual as unidades básicas da leitura são ensinadas ao individuo, de acordo com as premissas do programa TEACCH.
Os resultados obtidos são animadores. Todas as funcionalidades pensadas para o aplicativo, o processo de prototipação dos modelos de tela com o posterior design dos elementos utilizados na interface foram fundamentais para a aceitação das crianças que utilizaram o aplicativo. A possibilidade da automatização de um processo que já se encontra internalizado pelas crianças representa um diferencial significativo dentro da dinâmica interventiva do tratamento, uma vez que futuramente fornecerá informações estatísticas que poderão ser utilizadas para um acompanhamento mais efetivo da evolução da criança e, quem sabe, auxiliar no diagnóstico do nível de comprometimento cognitivo da criança dentro da dinâmica TEACCH, aumentando ainda mais os benefícios advindos com a utilização do ABC Autismo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário