ABC
AUTISMO: Aplicativo para auxiliar na alfabetização de crianças com autismo
baseado no programa TEACCH
Por Juliana dos Santos Batista da Cruz,
1029930,
Rosemeire Rodrigues da Silva Rosa,
1075285.
Polo – Sitio Cercado
Data 31/08/2017
Fonte:
Aplicativo ABC Autismo
ABC Autismo é um aplicativo que serve como ferramenta
de apoio no tratamento e educação destes indivíduos, tem como a principal
função de auxiliar no processo de alfabetização de crianças com autismo. O
aplicativo adota premissas do programa TEACCH. Crianças, pais e profissionais
de uma associação participaram da etapa de validação. Os resultados atestaram o
alinhamento da ferramenta com o TEACCH e uma interface de autoexplicativa.
O aplicativo pode ser usado para
crianças de 6 anos de idade para desenvolver na sua alfabetização, o aplicativo
contém 4 níveis desde o mais fácil ate o nível difícil, apresenta brincadeiras
lúdicas e muitas cores para as crianças se divertirem além do processo de
alfabetização da criança com autismo e défices relacionados ao seu aprendizado.
Como condição fundamental, a ferramenta precisaria incorporar algumas das
premissas do programa TEACCH, principalmente as recomendações relacionadas à
estruturação e adaptação das atividades utilizadas para o processo
alfabetizador de crianças com autismo. O objetivo que norteou todo o processo
de desenvolvimento foi à criação de uma ferramenta que futuramente auxiliasse e
consequentemente agregasse valor ao tratamento de crianças com autismo.
Para averiguação das
crianças utilizando a ferramenta estabeleceu-se que as mesmas seriam
organizadas em dois grupos: as que apresentam linguagem verbal, que normalmente
possuem um nível mais avançado de desenvolvimento cognitivo, e as que não
apresentam linguagem verbal e se encontram nos níveis iniciais do tratamento. O
teste da ferramenta com o público alvo se propôs a averiguar todos os 04 níveis
de trabalho da abordagem TEACCH delineados no aplicativo ABC Autismo.
A dinâmica alfabetizadora
utilizada no aplicativo está devidamente representada através de níveis de
complexidade diversos, visando auxiliar a criança autista a aprender de uma
forma adaptada às suas necessidades, por meio de uma estratégia a partir da
qual as unidades básicas da leitura são ensinadas ao individuo, de acordo com
as premissas do programa TEACCH.
Os resultados obtidos são
animadores. Todas as funcionalidades pensadas para o aplicativo, o processo de
prototipação dos modelos de tela com o posterior design dos elementos
utilizados na interface foram fundamentais para a aceitação das crianças que
utilizaram o aplicativo. A possibilidade da automatização de um processo que já
se encontra internalizado pelas crianças representa um diferencial
significativo dentro da dinâmica interventiva do tratamento, uma vez que
futuramente fornecerá informações estatísticas que poderão ser utilizadas para
um acompanhamento mais efetivo da evolução da criança e, quem sabe, auxiliar no
diagnóstico do nível de comprometimento cognitivo da criança dentro da dinâmica
TEACCH, aumentando ainda mais os benefícios advindos com a utilização do ABC
Autismo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário