quarta-feira, 13 de setembro de 2017

PEQUENAS AÇÕES GRANDES RESULTADOS NO AMBIENTE ESCOLAR

   De acordo com dados do Censo do IBGE em 2016, 45,6 milhões de pessoas no Brasil possuem algum tipo de deficiência e, portanto, algumas limitações, necessidades especiais etc. E a tecnologia pode ser uma grande aliada na superação dos limites e desafios cotidianos.
  A educação de crianças e adolescentes com deficiência não ocorre apenas em instituições exclusivas para elas. Alunos com deficiências físicas e psíquicas também frequentam o ensino regular e devem ser atendidos nestes ambientes. Para os educadores, é um grande desafio, pois é preciso criar estratégias e ações para que, de fato, estes estudantes tenham suas necessidades atendidas. O inciso 1º do capítulo V da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional diz que “haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.”
  Como um destes apoios para a inclusão, muitas instituições brasileiras estão optando pelo uso de tecnologias voltadas à educação. Uma delas é a PlayTable, que é uma mesa digital, interativa e multidisciplinar para educar e divertir crianças a partir de 3 anos de idade. Desenvolve as habilidades cognitivas e de coordenação motora, além de trabalhar assuntos específicos, como alfabetização, matemática, ciências, artes, história, entre outros. A tecnologia infrared se caracteriza pela fácil usabilidade e é, inclusive, acessível a crianças com deficiência motora ou psíquica, que traz games construídos dentro da Ludopedagogia que auxiliam também no desenvolvimento de atividades com os alunos com deficiências.
  Algumas escolas já adotaram esse método como a Escola Especial Tia Ana, a instituição atende crianças e adolescentes com deficiência intelectual e múltipla. No segundo semestre de 2016, a PlayTable passou a ser o novo recurso para as aulas de informática da entidade. O uso da tecnologia não é novidade para os alunos, que também já contavam com tablets e adaptadores para os computadores. Neste outro caso a educação especial acontece nas escolas públicas da cidade. São cerca de 170 crianças atendidas e a PlayTable visa fortalecer o desenvolvimento motor e cognitivo. A prefeitura disponibiliza 40 mesas digitais. O objetivo do uso dos games educativos é que auxiliar os professores a explorarem as habilidades de concentração, raciocínio, coordenação motora fina e compreensão das crianças. No contra turno escolar, a PlayTable ajuda os estudantes a acompanharem os colegas na aprendizagem do conteúdo apresentado em sala de aula.
   Nas escolas, além do fator inclusão, as crianças com necessidades especiais também têm a oportunidade de ampliar as referências, conviver com alunos de cultura e faixa etária  diferentes, e dessa forma se desenvolverem ainda mais.









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