segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Ane Caroline Santos 405100 e Pâmella I. Frick 1069471

Aramumo – Aplicativo para Distúrbio de Aprendizagem
Por Ane Caroline Santos, 405100 e Pâmella I. Frick, 1069471
Pólo Sítio Cercado
Data: 04/09/2017

Fonte: Google Imagens

Ainda nos dias atuais e com toda a tecnologia existente, quando o assunto é educação, dificilmente são encontrados aplicativos que sejam voltados para a educação e que possam auxiliar os alunos em seu processo de aprendizagem.
Encontrar aplicativos educativos em português para smartphones e tablets continua sendo um desafio para pais e professores, visto que a maioria dos produtos ainda está disponível somente na língua inglesa.
Pensando nisso, o Instituto ABCD, que trata-se de uma instituição não governamental que mantém programas para identificar e tratar distúrbios como: dislexia, transtorno de déficit com hiperatividade (TDAH) e discalculia, que se refere a dificuldade em reconhecer e lidar com as representações numéricas, resolveu propor um desafio para o desenvolvimento de aplicativos que auxiliassem na evolução no processo de aprendizagem e na alfabetização.
Em um primeiro momento, a única instituição participante foi o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), que desenvolveu três jogos educativos, destinados a auxiliar as crianças com dificuldades em interpretação de sons e palavras, assim como auxiliar na ordenação e transcrição correta das sílabas.
Para o desenvolvimento do projeto, o Instituto ABCD ofereceu aos estudantes supervisão técnica devido a pouca familiaridade dos mesmos com os assuntos pedagógicos.  
Neste caso, o desenvolvimento dos três jogos educativos, foram realizados em cinco meses, sendo que o primeiro lugar, ficou para o grupo que desenvolveu um aplicativo para dislexia que foi chamado de Aramumo. Este, é gratuito e funciona em qualquer aparelho que possua sistema operacional Android, sendo que funciona como uma espécie de palavras cruzadas, porém, ao invés de completar os espaços vazios com letras, as crianças devem preenchê-los com as sílabas até formar a palavra. As sílabas, que vão formar as palavras no jogo ficam flutuando em bolhas que estão espalhadas pela tela.
Segundo os desenvolvedores do aplicativo o app ajuda no desenvolvimento e treinamento de pelo menos quatro habilidades, que são: separação silábica, ortografia, reconhecimento e memorização de sons e coordenação motora.
O Aramumo já está disponível para download em aparelhos que utilizam a plataforma Android, juntamente com os outros dois aplicativos que fizeram parte da competição: O jogo Mimosa e o mundo das cores, trabalha a memorização de palavras através de um quebra-cabeças e o jogo O Arqueiro defensor envolve a pronúncia de palavras e sua ortografia.
É importante salientar que todos os jogos foram testados por crianças que passam por tratamento no Centro de Triagem Neonatal e Estimulação Neurossensorial Dr. Tatuya Kawakami (CTNEN), em São Caetano do Sul – SP.

A educação inclusiva possibilita a autonomia e faz com que a criança consiga expressar sua opinião, auxiliando no desenvolvimento cerebral, que em muitos casos é afetado por fatores genéticos tanto por questões de hereditariedade, quanto por fatores adquiridos durante seu crescimento. Desta forma, a tecnologia torna-se uma aliada para a evolução tanto do aluno, quanto do professor, na assistência e no trato com o deficiente intelectual.

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