terça-feira, 12 de setembro de 2017

Portfólio Inclusão.RU1378064 ROSINEY DA SILVA MAGALHÃES

Acaba de chegar ao Brasil, uma tecnologia que vai revolucionar a educação da pessoa com deficiência, a chamada educação assistiva.


Por Rosiney da Silva Magalhaes RU 1378064

Polo Sítio Cercado – Curitiba, Pr


05/09/2017

Impressora Térmica Braille Teca-Fuser
Fonte:Casasbahia.com.br

A Educação Especial, Assistiva ou Inclusiva, que é a que se ocupa do atendimento e da educação de pessoas com deficiência, preferencialmente em escolas regulares, ganhou um grande impulso com a chegada das novas tecnologias voltadas a este segmento educacional.
Em 2007 foi fundada a empresa Tecassistiva Tecnologia & Acessibilidade cuja principal atividade é a fabricação de equipamentos e desenvolvimento de projetos inovadores para pessoas que possuam algum tipo de deficiência.
A empresa visou a qualidade e o preço competitivo de seus produtos de forma a facilitar o acesso ao desenvolvimento tecnológico que já está disponível muitos anos em outros países.
A chegada dessa empresa no Brasil facilitou muito à vida de quem necessita de um equipamento de tecnologia assistiva. Atendendo no desenvolvimento e alinhada com os projetos públicos, a TECA em poucos anos se tornou a maior distribuidora do setor no Brasil e no mercado internacional sendo uma das maiores distribuidoras brasileiras da Tecnologia Assistiva.
A empresa desenvolveu um equipamento exclusivo para o Brasil, a impressora térmica Braille Teca-Fuser, que é a mais eficiente e rápida do mercado mundial. Imprimindo oito páginas por minuto, para colocá-la em prática só se precisa de um papel capsulado e uma caneta com tinta de carbono, também podendo ser um desenho ou texto impresso em uma impressora à laser.
Graças aos seus sensores de segurança, a impressora pode ser utilizada por qualquer pessoa independentemente de sua idade tendo inicialização e finalização do processo de forma automática. Ela foi criada pensando nas instituições, professores e pais que queiram ensinar para seus alunos e filhos a percepção bidimensional do mundo que nos rodeia. O aparelho ajuda as pessoas a terem noções de formas e estruturas, facilitando muito o aprendizado de pessoas com cegueiras e com algum tipo de deficiência intelectual.
A Escola Estadual Bento Viana é uma escola inclusiva que tem vários alunos com deficiência visual e ganhou de uma empresa uma máquina Teca fuser. Ela a utiliza em todas as disciplinas, por ser uma forma muito eficaz de apresentar e ensinar as formas dos objetos e figuras geométricas que alguns alunos com deficiência jamais havia tido acesso. Um exemplo é a aula de geografia quando muitos alunos se emocionam ao sentir o mapa do Brasil, podendo sentir e perceber onde fica cada estado. Na aula de matemática, os alunos podem conhecer todas as formas geométricas e facilitar seu aprendizado. Já no estudo do português, podem ler os livros em braille e também podem conhecer as letras do alfabeto, utilizando essa tecnologia em relevo.
A professora de artes Maria Clara se emociona ao relatar um fato que aconteceu em sua aula. Ela comentou sobre seu aluno Tiago que tem uma coleguinha inseparável, a Júlia. Ele tem cegueira ela não, porém estudam na mesma sala de aula. Júlia fez um desenho muito lindo para ele, e descreveu o que havia desenhado com riqueza de detalhes. Tiago ficou impressionado com a descrição de Júlia e a professora via a felicidade no rosto do garoto que ficava radiante em cada detalhe que ouvia.
Foi então que a professora resolveu na aula seguinte, dar a oportunidade de cada aluno fazer um desenho utilizando a caneta carbono, para presentear um colega com deficiência visual. Ela relatou que foi um dia emocionante, pois percebeu que aquela máquina, além de poder ajudar no aprendizado dos alunos, também poderia ser muito útil para unir ainda mais seus alunos, e transformá-los em seres humanos melhores

Nenhum comentário:

Postar um comentário