A TECNOLOGIA E O AUTISMO
NO MUNDO ATUAL
Por (Alessandra Gonçalves dos Santos, RU:1750202)
Polo: Sítio Cercado – Cidade: Curitiba
Data (27/08/2017)
Fonte:
Bing Imagens Can Games
Com dados no blog esseautismo.blogspot.com.br ,”o autismo
hoje afeta 1 em cada 150 crianças no
Brasil”, e assustadoramente ainda existem dificuldades de identificar o
diagnósticos de autismo precoce, a orientação para pais e educadores é que estejam atentos aos sinais que surgem no dia
a dia que são: dificuldades de interagir, agem como se fossem surdas, não
manifestam medo aos perigos do dia a dia, não se encaixam com mudanças ,se
desenvolvem bem com rotinas e por fim tem muitas dificuldades com ambientes educacionais. Um dos desafios
dessas crianças é conviver com pessoas da mesma idade sem nenhuma síndrome,
compete no âmbito escolar ao professor ter imaginação para aulas que vão ser o diferencial na vida
dos mesmos, uma dessas situações podem ser trabalhadas com a tecnologia
assistiva dentro de sala de aula, como bem resume o site www.assistiva.com.br que declara “tecnologia assistiva é um termo de recursos e serviços que
contribuem para ampliar habilidades funcionais
de pessoas com deficiências.
Fonte:
Bing imagens autistas can games
Esse trabalho com a tecnologia
tem despertado atenção de alunos sem necessidades especiais e duas vezes mais
para os com algum tipo de deficiência, surgindo assim a inclusão que hoje se
tornou um conjunto entre escolas, pais, comunidade e todos que de alguma forma
possam somar no trabalho.
É assim que pessoas que
desenvolvem softwares vem fazendo a diferença no mundo e usam seu tempo em
estudos e formas para facilitar o dia-a-dia dessas crianças, em pesquisas no
site techtudo.com.br “ em Pernambuco surgiu o projeto de mestrado com o
professor Eraldo Martins Guerra filho em engenharia de softwares o professor
levou a ideia para a escola, e o nomearam Can Games por resposta em 28/01/2014
ganharam o prêmio de melhor projeto do mundo na categoria cidadania no desafio
on-line da Imagine Cup, Competição Mundial da Tecnologia da Microsoft.”
Fonte: imagens bing
can games
A ideia tem como característica a facilidade
no funcionamento do software, que pode ser através do computador ou através de
vídeo games, se revela a criança através de quis, perguntas e desafios, além
disso o adulto pode inicialmente cadastrar seu filho ou aluno, após montar
rotinas de atividades inserida em uma agenda, posteriormente se coloca os
comandos com horários que no tempo determinado vai aparecer para a criança no tablet
ou computador.
Na escolas já se pode
trabalhar com figuras para identificar nomes de objetos, animais tanto no
teclado como no Kinect com movimentos para sucesso da atividade ajudando também
na concentração e desenvolvimento motor.
Sem dúvidas a tecnologia tem
mudado a vida das crianças com dificuldades no Brasil agora que está dentro da
lei é obrigatório a aceitação de crianças com deficiências nas escolas, apesar
de muitas instituições não terem apoio financeiro dos governos mais recorrerem
a parcerias com ongs e instituições sociais e com certeza o resultado é a
evolução no processo do desenvolvimento e do sucesso da inclusão.
Fonte: imagem bing
can games



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