segunda-feira, 4 de setembro de 2017

RU 1750202 - ALESSANDRA G DOS SANTOS


A TECNOLOGIA E O AUTISMO NO MUNDO ATUAL
Por (Alessandra Gonçalves dos Santos, RU:1750202)
Polo: Sítio Cercado – Cidade: Curitiba
Data (27/08/2017)



Fonte: Bing Imagens Can Games
Com dados no blog esseautismo.blogspot.com.br ,”o autismo hoje  afeta 1 em cada 150 crianças no Brasil”, e assustadoramente ainda existem dificuldades de identificar o diagnósticos de autismo precoce, a orientação para  pais e educadores é que  estejam atentos aos sinais que surgem no dia a dia que são: dificuldades de interagir, agem como se fossem surdas, não manifestam medo aos perigos do dia a dia, não se encaixam com mudanças ,se desenvolvem bem com rotinas e por fim tem muitas dificuldades  com ambientes educacionais. Um dos desafios dessas crianças é conviver com pessoas da mesma idade sem nenhuma síndrome, compete no âmbito escolar ao professor ter imaginação  para aulas que vão ser o diferencial na vida dos mesmos, uma dessas situações podem ser trabalhadas com a tecnologia assistiva dentro de sala de aula, como bem resume o site www.assistiva.com.br que declara “tecnologia assistiva é um termo de recursos e serviços que contribuem para ampliar habilidades  funcionais de pessoas com deficiências.

Fonte: Bing imagens autistas can games
Esse trabalho com a tecnologia tem despertado atenção de alunos sem necessidades especiais e duas vezes mais para os com algum tipo de deficiência, surgindo assim a inclusão que hoje se tornou um conjunto entre escolas, pais, comunidade e todos que de alguma forma possam somar no trabalho.
É assim que pessoas que desenvolvem softwares vem fazendo a diferença no mundo e usam seu tempo em estudos e formas para facilitar o dia-a-dia dessas crianças, em pesquisas no site techtudo.com.br “ em Pernambuco surgiu o projeto de mestrado com o professor Eraldo Martins Guerra filho em engenharia de softwares o professor levou a ideia para a escola, e o nomearam Can Games por resposta em 28/01/2014 ganharam o prêmio de melhor projeto do mundo na categoria cidadania no desafio on-line da Imagine Cup, Competição Mundial da Tecnologia da Microsoft.”



Fonte: imagens bing can games


 A ideia tem como característica a facilidade no funcionamento do software, que pode ser através do computador ou através de vídeo games, se revela a criança através de quis, perguntas e desafios, além disso o adulto pode inicialmente cadastrar seu filho ou aluno, após montar rotinas de atividades inserida em uma agenda, posteriormente se coloca os comandos com horários que no tempo determinado vai aparecer para a criança no tablet ou computador.
Na escolas já se pode trabalhar com figuras para identificar nomes de objetos, animais tanto no teclado como no Kinect com movimentos para sucesso da atividade ajudando também na concentração e desenvolvimento motor.
Sem dúvidas a tecnologia tem mudado a vida das crianças com dificuldades no Brasil agora que está dentro da lei é obrigatório a aceitação de crianças com deficiências nas escolas, apesar de muitas instituições não terem apoio financeiro dos governos mais recorrerem a parcerias com ongs e instituições sociais e com certeza o resultado é a evolução no processo do desenvolvimento e do sucesso da inclusão.
 
Fonte: imagem bing can games


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